O sono diminui com a idade? Por que isso acontece?

Nosso corpo passa por diversas mudanças com o envelhecimento. O sono é uma delas. Como consequência da idade, você pode perceber seu sono diminuindo.

De acordo com especialistas, a diminuição do sono com a idade é perfeitamente normal. No entanto, existem algumas atitudes que podem ajudar você a garantir o sono restaurador que precisa com mais idade.

Entenda por que a qualidade e o tempo de sono mudam com o passar dos anos e descubra o que fazer para melhorar esta situação. Saiba, ainda, como garantir uma boa noite de sono. Lembre-se, dormir bem é importante em qualquer idade!

Necessidade de sono diminui com a velhice

Um dos principais fatores que mudam com a idade é a necessidade do sono. De acordo com alguns especialistas, pessoas na terceira idade possuem menos necessidade de dormir

Os cientistas apontam que mudanças no padrão de sono ocorrem principalmente devido ao enfraquecimento dos receptores neurológicos. Isso porque esses receptores se conectam com as substâncias químicas sinalizadoras do sono.

Sendo assim, o cérebro passa a ter dificuldades para perceber quando se está realmente cansado.

Os especialistas também advertem que com a idade nosso sono se torna cada vez mais superficial. Isso ocorre porque há uma redução do tempo de fases mais profundas do sono.

Pessoas idosas possuem o sono mais leve e podem acordar mais facilmente com estímulos.

Com isso, os médicos ainda recomendam 6 ou 7 horas de repouso para pessoas idosas. Enquanto isso, para os jovens e adultos, a recomendação é de pelo menos 8 horas de sono.

Transtornos de sono podem estar relacionados a diversos fatores

Como vimos, os idosos podem sofrer mais com a insônia. A dificuldade para dormir pode estar relacionada a diversos fatores, como por exemplo, hábitos e até mesmo problemas psicossociais.

Há, ainda, a presença de doenças como a incontinência urinária, dor crônica, Alzheimer, entre outros, explicam os especialistas. Outro fator que também está relacionado a mudança nos padrões de sono é o uso de medicamentos.

Por tudo isso, é importante que você consulte um especialista. Se você sofre de insônia ou notou alguma mudança no seu sono devido a idade, descobrir a causa pode amenizar ou até mesmo eliminar a insônia.

Estudo apontou problemas do sono em 45% dos idosos brasileiros

Uma pesquisa realizada peço instituto SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento) procurou compreender estas mudanças no padrão de sono dos idosos no Brasil.

De acordo com o estudo, publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, estima-se que 45% dos idosos brasileiros apresentam desordens do sono.

O estudo também apontou que o problema é mais prevalente em mulheres do que em homens. Da mesma maneira, o estudou verificou que a insônia e outros problemas do sono ocorrem com mais frequência na faixa etária de 75 a 79 anos.

Independente da idade, dormir bem sempre é fundamental. Sendo assim, você precisa prestar atenção se está conseguindo dormir o suficiente.

Algumas atitudes podem garantir uma boa noite de sono

idosos

A insônia afeta muita gente. No entanto, existem algumas atitudes que podem melhorar sua rotina do sono e aliviar este sintoma.

  1. Antes de mais nada, procure dormir na hora certa. É Importante criar uma rotina para que seu corpo comece a entender que é hora de descansar.
  2. Do mesmo modo, evite luzes de aparelhos eletrônicos como celulares. A televisão também pode fazer com que você tenha insônia.
  3. Além disso, evite a cafeína. Bebidas como café podem atrapalhar o seu sono. Portanto, cuidado com o cafezinho da tarde. Procure não beber esta bebida à noite.
  4. Da mesma maneira, sua alimentação pode interferir no sono. Não coma nada pesado na janta.
  5. Fazer atividade física pela manhã ou à tarde também pode ajudar você a dormir melhor.

Enfim, criar uma rotina e manter uma vida saudável ajuda você a ter um sono restaurador e, mesmo com a idade, dormir de forma adequada. 

Seu sono é um dos principais aliados da sua saúde. Por isso, procure sempre dormir bem!

Você tem problemas de insônia? O que faz quando não consegue dormir? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O sono diminui com a idade? Por que isso acontece? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma