O Que suas Unhas Podem Mostrar Sobre a sua Saúde

Unhas da mão

O organismo humano é um sistema muito completo que funciona de maneira interligada. Uma prova disso é que ele dá espécies de avisos na forma de sintomas quando alguma coisa não anda bem com a sua saúde. Desde muitas dores de cabeça até os formigamentos nas pontas dos pés podem ser indicativos de algum tipo de problema.

As unhas são outra parte do corpo que podem apresentar mudanças, que são possíveis anúncios de que ocorreram alterações na saúde.

Vamos conhecer o que os sintomas apresentados nas unhas podem contar sobre a saúde de uma pessoa:

1. Unhas muito quebradiças

As unhas podem ficar muito quebradiças quando ficam muito molhadas, o que pode acontecer com as pessoas que lavam muitas louças ou que não secam bem as mãos depois de lavá-las, por exemplo.

Entretanto, as unhas muito quebradiças também podem ser um sinal da falta de hidratação das unhas – elas precisam de uma dosagem correta de umidade, que não pode ser muita, mas também não pode ser pouca.

Mas a lista de possibilidades não se encerra por aí: as unhas muito quebradiças também podem estar associadas à carência do mineral ferro ou ao hipotireoidismo. Conheça outros sintomas do hipotireoidismo.

Se você está sentindo suas unhas muito quebradiças, veja também o que comer para fortalecer as unhas.

2. Unhas muitos flexíveis

Outras pessoas podem apresentar unhas muito flexíveis e maleáveis, que são mais elásticas, porém não quebram. As unhas dessas pessoas podem parecer um papel, sendo mais finas e mais delicadas.

Essa característica pode estar relacionada ao uso de esmalte, de removedor de esmalte ou de produtos químicos na unha em excesso, como os itens para fazer unha e até os detergentes utilizados para lavar louça.

No entanto, o sintoma também pode estar associado a uma carência de ácidos graxos essenciais ou a uma falta de vitaminas do complexo B no organismo.

3. Unhas desfolhadas

São unhas bem frágeis – ao mexer com qualquer coisa, elas já começam a desfolhar, soltando espécies de películas. Isso pode estar associado a uma causa externa, devido a um trauma ou machucado sofrido pelas unhas ao mexer com algum objeto.

Por outro lado, quando a característica é desenvolvida espontaneamente, sem que tenha alguma possível razão externa, pode ser indicativo de uma carência de ferro e estar associado a um quadro de anemia ferropriva – a anemia decorrente justamente da deficiência de ferro. Conheça os principais sintomas da anemia.

4. Linhas nas unhas

Essas linhas podem se apresentar em um formato vertical ou horizontal. As linhas verticais são outro sintoma que pode estar relacionado a uma carência de ferro e à anemia provocada pela ausência do mineral.

Por sua vez, as linhas horizontais um pouquinho mais altas nas unhas podem ter alguma associação com problemas renais.

5. Unhas amareladas

Uma unha amarelada pode aparecer devido ao uso de esmaltes, removedores de esmaltes e outros produtos utilizados para fazer as unhas. Porém, a característica também podem estar associada ao uso de cigarro, pois a nicotina tinge as pontas dos dedos e as unhas, deixando um aspecto amarelado de sujeira.

Além disso, o amarelamento das unhas também pode ser sintoma de um problema no fígado, como cirrose ou mau funcionamento hepático, condição que pode resultar em um excesso de bilirrubina (substância amarelada encontrada na bile, um fluído produzido pelo fígado) que, por sua vez, pode tingir as unhas.

6. Linha preta ou vermelha nas unhas

Se a linha começa na parte de cima das unhas e vai até abaixo, pode ser que tenha ocorrido um machucado nas unhas, que gerou o extravasamento de sangue, começando com uma coloração vermelha e posteriormente escurecendo para uma tonalidade escura conforme a evolução da cicatrização. Entretanto, a característica também pode estar associado a fungos.

7. Pontos brancos nas unhas

Podem ser vários pontinhos em uma ou duas unhas ou em todas as unhas. Para algumas pessoas, o sintoma está associado à deficiência do mineral zinco, principalmente quando se trata de crianças, adolescentes e adultos jovens. Por outro lado, os pontinhos brancos nas unhas também podem ser o indicativo de micose.

Atenção

Este artigo serve unicamente para informar e não substitui o diagnóstico profissional de um médico. Portanto, se você observar uma ou mais das características acima nas suas unhas, não se desespere: procure o auxílio de um médico para ser avaliado em relação aos outros sintomas manifestados pelo seu corpo, fazer os exames necessários e confirmar se elas realmente são sintomas de algum problema de saúde.

Embora as alterações nas unhas possam ser sinais de um problema, o simples fato delas estarem presentes não garante com 100% de certeza que uma doença efetivamente tenha sido desenvolvida. A única forma de confirmar o diagnóstico é realmente consultando o médico, o que é bem importante especialmente quando a possibilidade é de uma condição grave de saúde.

Assim, se houver mesmo algum problema, você já estará sob o acompanhamento do médico, que te orientará em relação ao melhor tratamento para o seu quadro em particular.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já percebeu algum destes problemas relacionados à saúde das suas unhas? Chegou a ser diagnosticada alguma condição? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O Que suas Unhas Podem Mostrar Sobre a sua Saúde Aparece primeiro em Mundo Boa Forma