Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

O que provoca o aparecimento de furúnculos e como tratá-los

A infecção pode causar uma dor tremenda e sua aparência se assemelha a uma espinha. Descubra mais sobre o aparecimento de furúnculos na pele e saiba qual é o tratamento indicado

Com a pandemia de covid-19, o cuidado com a saúde ficou em evidência. Em razão da proliferação do vírus, as pessoas estavam atentas aos lugares que frequentavam, evitando multidões ou ambientes sem circulação de ar. Além disso, houve um aumento na prática de exercícios físicos, além de um desejo maior de adquirir outros hábitos saudáveis.

Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir doenças e infecções no organismo, resultando na melhora da saúde e na qualidade de vida. Assim como na pandemia de covid-19, a lavagem das mãos, a higiene pessoal e a troca de roupa diária continuam sendo essenciais para prevenir a contaminação e a proliferação de doenças. 

Esse é um hábito de extrema importância para evitar inflamações bacterianas, como o furúnculo, conhecido pela sua aparência semelhante a uma espinha acompanhado de incômodo, por causa da dor.

O furúnculo pode aparecer em qualquer lugar do corpo, mas existem algumas regiões mais comuns, como nádegas, axilas e virilha. Em alguns casos, o furúnculo estoura sozinho, liberando pus; em outros, é necessário um procedimento médico — nunca se deve estourar para não prejudicar o caso. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, com alguns itens de farmácia e mercado, você pode contribuir para o tratamento do furúnculo. Confira os cuidados que podem ser tomados.

Compressa de alho

O alho é um antibiótico natural. Além de atuar em diversas áreas do corpo, pode auxiliar no controle da pressão arterial, no nível de glicemia no sangue, no aumento da imunidade, na redução do colesterol, além de prevenir doenças cardiovasculares e ter ação anticancerígena no corpo. Também é um antibacteriano natural, que pode ser usado em diversas infecções, como micose, gripes e furúnculos, sendo, portanto, uma das formas de combate.

Para fazer a compressa, basta espremer um dente de alho, aplicar o líquido diretamente no furúnculo e cobri-lo com uma bandagem. Além de agir para remover o furúnculo, o alho ajudará na remoção do pus sem estourá-lo.

Compressa de água quente

A compressa de água quente é um ótimo relaxante muscular. Por isso, é utilizado para aliviar dores e tensões musculares, como torcicolo, além de aliviar desconfortos, como cólicas e dor de dente. Com o furúnculo, ela ajuda na drenagem da infecção. 

Você pode comprar uma compressa de água em uma farmácia e esquentá-la no fogão com água quente, ou pode fazer a sua própria compressa em casa. Para isso, é só mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por dez a quinze minutos. O recomendado é que você repita esse procedimento de três a quatro vezes por dia, até o furúnculo desaparecer.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta usada como tempero na gastronomia. No entanto, tem sido alvo de pesquisas científicas por seus componentes antioxidantes, além de suas propriedades medicinais. É eficaz contra a ansiedade e a artrite, além de estimular a atividade cerebral e melhorar o déficit de memória e de cognição causado pela idade.

Além disso, a planta possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, podendo ajudar no tratamento do furúnculo. Você pode utilizá-la como suplemento oral ou fazer uma pasta e aplicá-la diretamente na pele. 

Para fazer a pasta, você só precisa misturar um pouco de pó de cúrcuma com água até formar uma substância densa. Quando pronto, é só aplicar a pasta na área do furúnculo e deixar agir por 30 minutos. Depois disso, é só enxaguar. Você pode repetir o procedimento várias vezes ao dia, até que o furúnculo desapareça.

Gostou do artigo? Continue em nosso site e veja mais conteúdos sobre qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *