O que é queijo quark – Benefícios e como usar!

Esse queijo que ainda é novidade aqui no Brasil é repleto de propriedades e benefícios para a saúde que você vai conhecer agora. Entenda o que é, como é feito e como usar o queijo quark no seu dia a dia!

De origem europeia, o queijo quark destaca-se não só por sua textura cremosa e aveludada, como também pelo seu poder nutritivo. Com pouca gordura, baixo teor calórico e muitas proteínas, o queijo quark é uma ótima pedida para quem está em uma dieta low carb.

É provável que você já conheça outros tipos de queijos low carb, mas com certeza não vai se arrepender de conhecer os benefícios do queijo quark e, se ainda não o conhece, vai querer experimentar.

De fato, o sabor do queijo quark é diferente da maioria dos queijos e muita gente compara seu gosto com o do iogurte grego. Aliás, na Europa o queijo quark é mais popular do que o iogurte grego, que é tão comum para os brasileiros.

A textura também é diferente e lembra bastante a do requeijão. Por isso, alguns conhecem o queijo quark como um creme de queijo leve.

Por fim, as proteínas do queijo quark são proteínas de alto valor biológico e, por isso, ele pode ser ótimo para um lanche pós-treino, por exemplo. Confira mais informações nutricionais e benefícios desse queijo logo a seguir.

O que é queijo quark

O queijo quark é um queijo fresco levemente ácido. Ele é preparado por meio de um processo de fermentação ácida que usa bactérias saudáveis como meio de cultura.  

Certamente, a textura do queijo pode variar dependendo do produtor. Além disso, ela está diretamente relacionada ao teor de gordura. Quanto mais viscoso, por exemplo, mais gordura foi adicionada ao queijo.

Ainda que o queijo quark seja considerado um queijo de baixa gordura, é importante estar atento à cremosidade e às informações presentes no rótulo do alimento para não consumir mais gordura do que sua dieta permite.

Uma porção de 100 gramas de queijo quark padrão de baixa gordura feito com leite desnatado contém cerca de 60 kcal e a seguinte relação de nutrientes:

ComposiçãoQuantidade por 100 gramas
Carboidratos3 g
Açúcar3 g
Fibras
Gordura0,3 g
Proteína12 g

Por conter muito leite (até três vezes mais do que a quantidade presente no iogurte grego), o teor de carboidratos do queijo quark vem basicamente da lactose, que é o açúcar do leite.

Apesar de ser uma quantidade muito baixa de lactose por porção em relação a outros tipos de produtos lácteos, pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose podem não ser consumidores potenciais para o queijo.

Benefícios do queijo quark

Confira alguns benefícios do queijo quark que poderão ser aproveitados caso você inclua esse alimento na sua dieta!

1. Pode acelerar o ganho de massa muscular

O queijo quark oferece muitas proteínas de boa qualidade para quem busca a hipertrofia. De fato, ele contém aminoácidos como a colina e a metionina que, dentre outras funções, ajudam a nutrir os músculos.

Ter acesso a uma boa fonte de proteínas, especialmente no pós-treino, é essencial para reparar e construir músculos saudáveis.

Por isso, vale a pena incluir o queijo quark nas suas refeições após o treino e também no café da manhã quando o corpo está com um estoque baixo de proteínas. 

2. Pode reduzir o apetite

O alto teor de proteínas contribui para o aumento da saciedade. De fato, isso é ótimo para emagrecer, já que a saciedade reduz o apetite e faz com que você coma menos, além de te ajudar a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. 

Outro ponto positivo para quem está controlando a ingestão de calorias é que o quark não tem açúcares adicionados. Aliás, o único açúcar presente no queijo é a lactose natural e ainda assim em quantidade baixíssima. 

3. Auxilia na digestão

Produtos lácteos que sofrem fermentação podem ser bons para o processo digestivo. No caso do queijo quark, a bactéria Lactococcus lactis – que é a mais usada nesse tipo de fermentação – pode ser útil para a saúde digestiva. 

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Bioscience of Microbiota, Food and Health, a bactéria tem efeitos anti-inflamatórios que ajudam no tratamento de doenças inflamatórias intestinais como a colite.

4. É nutritivo e probiótico

Além de ser rico em proteínas, o queijo quark oferece uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B e de minerais como o cálcio e o fósforo que são essenciais para a saúde óssea além de ferro, potássio e selênio.

De acordo com dados da literatura, uma porção de 100 gramas de queijo quark pode conter até 115 mg de cálcio, que é uma quantidade significativa do nutriente.

Aliás, as versões do queijo com um teor mais alto de gordura podem contar ainda com vitaminas lipossolúveis como a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K.

Por ser fermentado, o queijo quark também é um probiótico, ou seja, é uma boa fonte de bactérias benéficas para a flora intestinal e a imunidade. 

Certamente, outro ponto positivo é que o queijo não tem adição de sal, o que é ótimo para a saúde em geral. Mas é sempre bom conferir no rótulo se algum aditivo ou sal foi usado na produção do queijo.

Como usar!

queijo-quark-com-berries

Como o queijo quark tem a textura parecida com a do iogurte grego e do requeijão, é possível usá-lo como substituto desses ingredientes em várias receitas.

A saber, algumas sugestões de consumo são:

  • Misturar com frutas e/ou nozes como se fosse um iogurte;
  • Adicionar em uma sopa para trazer cremosidade à receita;
  • Preparar uma mousse;
  • Utilizar em receitas de bolos ou cheesecakes;
  • Adicionar em uma salada;
  • Usar em um curry;
  • Passar no pão ou na torrada integral se faz com o requeijão;
  • Ingerir apenas o queijo quark como um aperitivo.

Você pode armazenar o queijo na geladeira por até duas semanas (ou de acordo com o prazo de validade descrito no rótulo do produto). 

Fique atento ao percentual de gordura do queijo quark escolhido por você, já que o consumo de muita gordura pode alterar os níveis de colesterol.

Se você já tiver problemas de colesterol alterado, procure versões feitas com leite desnatado.

No entanto, em geral, se você ingerir o queijo quark com moderação como parte de uma dieta equilibrada, o alimento só tem a agregar na sua nutrição.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou esse queijo? Pretende testar nossa receita caseira de queijo quark? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O que é queijo quark – Benefícios e como usar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma