O que é bom para lábios ressecados?

Veja o que é bom para lábios ressecados e entenda o que causa essa condição para que você possa tanto tratar como prevenir em sua boca.

Os lábios ressecados são um problema bastante comum principalmente durante os climas mais quentes ou mais frios.

Isso acontece porque a pele dos lábios é muito mais fina e delicada do que a de outras partes do corpo. Os lábios também são mais expostos a elementos como o sol, o ar frio e seco, tornando-os propensos à secura, rachaduras e descamação.

Os lábios não possuem glândulas sebáceas e, portanto, não podem produzir sua própria umidade. Quando estão ressecados, eles podem rachar, causar irritação, dor e até mesmo sangramento.

Por isso, veja agora o que é bom para lábios ressecados e aproveite!

Como tratar e evitar lábios ressecados

Veja o que é bom para lábios ressecados e o que evitar para mantê-los saudáveis:

1. Mantenha-se hidratada

A desidratação é uma das principais causas dos lábios ressecados. Por isso, beber bastante água regularmente é uma das melhores opções para os lábios ressecados.

Você pode não perceber quando está um pouco desidratada, e por isso é recomendado por diversos profissionais da saúde que as pessoas criem o hábito de beber água durante o dia.

A desidratação ocorre quando o corpo perde mais líquido do que absorve. Quando ele está desidratado, puxa água de certas áreas para garantir que as células permaneçam hidratadas, podendo causar ressecamento da pele, incluindo os lábios.

Outros sintomas de desidratação são:

  • Boca ressecada;
  • Tontura;
  • Sede;
  • Dor de cabeça.

2. Remédios naturais para os lábios

Existem vários remédios naturais que são eficazes para o tratamento de lábios ressecados. Aliás, pode ser que você tenha um ou mais deles em sua cozinha!

Estão entre o que é bom para lábios ressecados:

  • Óleo de coco: Feito a partir da polpa da fruta, o óleo de coco oferece vários benefícios para a pele e para a saúde. Entre eles, combate a inflamação e é um emoliente, o que significa que pode acalmar e amaciar a pele.
  • Pepino: Além de conter vitaminas e minerais que podem melhorar a aparência dos lábios, o pepino também pode hidratar suavemente os seus lábios combatendo o ressecamento.
  • Aloe vera: O gel que se forma dentro das folhas das plantas de aloe vera, também conhecida como babosa, contém antioxidantes, vitaminas, minerais e anti-inflamatórios que acalmam e reidratam a pele danificada.
  • Mel: O mel contém propriedades antioxidantes e antibacterianas que ajudam a prevenir o desenvolvimento de infecções nos lábios extremamente secos ou rachados. Além disso, é altamente hidratante, e por isso um ótimo remédio caseiro.
  • Chá verde: O chá verde é rico em minerais, antioxidantes e também contém polifenóis, que reduzem a inflamação. Mergulhe um saco de chá verde em água morna e, em seguida, esfregue-o suavemente sobre os lábios para amaciar e remover o excesso de pele seca. Esta técnica é mais suave que a esfoliação tradicional.

3. Evite fumar

Parar de fumar oferece diversos benefícios para a saúde. Além disso, fumaça do tabaco pode deixar a pele sensível ao redor dos lábios irritada, causando secura e uma maior probabilidade de rachaduras.

As pessoas podem perceber que os lábios rachados desaparecem logo após parar de fumar, quando a pele começa a se curar.

4. Esfoliação labial

Os lábios ressecados são cobertos por uma camada de pele seca que pode impedir que os ingredientes curativos dos protetores labiais atinjam a área correta.

Por isso, ao comprar um produto para esfoliação labial, procure aqueles que contenham ingredientes que acalmem e umedeçam os lábios. Você poderá comprá-los em farmácias e supermercados, por exemplo, ou encontrar uma variedade de opções naturais online.

5. Não lamba

Lamber os lábios apenas os resseca ainda mais porque a saliva evapora rapidamente, fazendo com que os lábios fiquem mais secos depois de lambê-los do que antes.

6. Use um umidificador de ar

Passar muito tempo no ar seco pode remover a umidade da pele, e esse é um problema particularmente comum durante o clima seco do inverno.

Por isso, considere o uso de um umidificador de ar durante o inverno para adicionar um pouco de umidade necessária ao ar.

7. Use um bom protetor labial

Quando você for aplicar não só protetor labial, mas também um batom ou algo semelhante em seus lábios, opte por produtos que não sejam irritantes.

Muitas pessoas confundem desconforto, como queimação ou formigamento, por exemplo, com um sinal de que os ingredientes ativos de um produto estão funcionando. No entanto, na verdade, não é isso que está acontecendo.

Ao contrário, você está realmente irritando seus lábios e por isso deve parar de usar qualquer produto que cause essa sensação.

Ingredientes que você deve evitar

Os ingredientes que você deve evitar quando seus lábios tiverem ressecados ou rachados são:

  • Lanolina;
  • Cânfora;
  • Ácido salicílico;
  • Aromas: menta, canela, frutas cítricas e hortelã, por exemplo, podem ser especialmente irritantes;
  • Fenol (ou fenil);
  • Fragrâncias;
  • Eucalipto;
  • Mentol;
  • Octinoxato ou oxibenzona;
  • Galato de propilo.

Ingredientes que podem te ajudar

Óleo de rícino

Por outro lado, ja estamos procurando o que é bom para lábios ressecados, alguns ingredientes podem te ajudar a curá-los. Por isso, de acordo com os dermatologistas, é recomendado que você opte por protetores labiais que contenham:

  • Dimeticona;
  • Óleo de mamona ou óleo de rícino;
  • Petrolato;
  • Ingredientes de protetores solares como óxido de titânio ou óxido de zinco, por exemplo;
  • Ceramidas;
  • Óleo de sementes de cânhamo;
  • Geléia de petróleo branco;
  • Manteiga de karité;
  • Óleo mineral.

Produtos hipoalergênicos e sem perfume também podem te ajudar a tratar e evitar os lábios ressecados.

Se os seus lábios queimam, ardem ou você os sente desconfortáveis ​​quando aplica um produto, significa que você está irritando seus lábios, então o ideal é parar de usar esses produtos.

Quando e como aplicar os protetores labiais

Aplique um protetor labial não irritante (ou hidratante labial) várias vezes ao dia e antes de dormir.

Se seus lábios estiverem muito secos e rachados, experimente aplicar uma pomada espessa, como vaselina branca, já que elas selam em água por mais tempo do que óleos ou os protetores labiais.

Mesmo durante o inverno, é importante proteger os lábios do sol porque ele pode queimar os lábios ressecados e rachados com mais facilidade podendo causar feridas.

Para protege-los, use um protetor labial que contenha FPS 30 ou superior e um (ou ambos) destes ingredientes de proteção solar:

  • Óxido de zinco;
  • Óxido de titânio.

Ao ar livre, aplique o protetor labial a cada 2 horas.

Não use protetores labiais com sabor

Existem vários protetores labiais com sabor que podem ser tentadores, mas quando você coloca coisas saborosas nos lábios, fica tentado a lamber, e isso pode levar a lábios ressecados e rachados.

8. Cubra os lábios quando for se expor a temperaturas extremas

O ar frio em especial pode ressecar os lábios. Além de cuidados com protetores labiais, é recomendado que você os cubra com um lenço ou uma máscara, por exemplo.

Quando consultar um dermatologista?

Por fim, agora que você já sabe o que é bom para lábios ressecados, siga essas dicas para evitar sofrer com esse problema. Assim, poderá até mesmo prevenir danos mais dolorosos como rachaduras e sangramentos.

Na maioria das vezes, as dicas acima podem curar os lábios ressecados e rachados em cerca de 2 a 3 semanas. Caso contrário, consulte um dermatologista que poderá diagnosticar a causa e tratar de maneira adequada.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas sobre o que é bom para lábios ressecados? Sofre com essa condição e, portanto, pretende aderir? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O que é bom para lábios ressecados? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma