O Que é Bom para Joanete?

Joanete

Veja o que é bom para joanete e conheça um pouco melhor esse incômodo problema que atinge o pé de muitas pessoas.

O joanete é apresentado como uma espécie de protuberância ossuda que pode aparecer na base do dedão do pé. Porém, você sabia que ela é formada quando o dedão empurra o dedo ao lado, forçando a articulação do dedão a aumentar de tamanho e ficar ressaltada?

Também é possível encontrar pequenos joanetes na articulação do dedinho. A condição pode ser provocada pelo uso de sapatos apertados, por estresse nos pés, por problemas de saúde como a artrite ou por um defeito estrutural hereditário, e pode ser uma das causas de dor no dedo mindinho do pé.

Os joanetes são caracterizados por
sintomas como: inchaço ou vermelhidão ao redor da articulação do dedão, calos
que se desenvolvem onde o primeiro e o segundo dedo se sobrepõem, dor
persistente ou intermitente (que vai e volta) e movimentação restrita no dedão
se ele for afetado pela artrite.

Não é sempre que o joanete causa outros problemas, entretanto, existe a possibilidade de que a condição possa ser a causa de bursite (inflamação das bursas, estruturas que amortecem os ossos, tendões e músculos perto das articulações), dedo em martelo (uma curvatura anormal na articulação do meio de um dedo, geralmente o dedo próximo ao dedão, que pode causar dor e pressão) e metatarsalgia (dor e inflamação na parte da frente dos pés).

Recomenda-se procurar um médico especializado no tratamento de problemas nos pés quando um joanete vier acompanhado de dor persistente no dedão ou no pé, uma protuberância visível na articulação do dedão, a diminuição de movimento no dedão ou no pé e a dificuldade de encontrar sapatos que sirvam por conta do joanete.

E o que é bom para joanete?

Geralmente, os joanetes não requerem nenhum tipo de tratamento médico, mas isso não significa que quem sofre com o problema não queira aliviar a dor, o inchaço e outros incômodos que acompanham a condição.

Por isso, vamos conhecer na lista a seguir algumas estratégias que podem auxiliar a amenizar esses sintomas dos joanetes:

1. Mudar os tipos de calçados utilizados e usar acessórios para joanetes

É aconselhado dar preferência a sapatos confortáveis, que proporcionem bastante espaço para os dedos. Também é recomendado o uso de palmilhas forradas para joanetes, que podem ajudar a distribuir a pressão uniformemente enquanto a pessoa movimenta o pé, diminuindo assim os sintomas e prevenindo que o joanete seja agravado.

Escolher um tênis para corrida certo para o seu pé também é uma medida importante para quem busca o que é bom para joanete.

2. Aplicar gelo

A aplicação de gelo no joanete depois de passar muito tempo em pé ou quando ele ficar inflamado pode auxiliar a amenizar a dor ou a inflamação.

Aplique uma compressa de gelo se a dor e o inchaço forem extremos (tente fazer diversas sessões de 10 a 15 minutos por dia). Certifique-se de movimentar a compressa de gelo e coloque uma toalha fina entre a compressa e a sua pele.

3. Medicamentos para dor

Outra opção sugerida para quem procura o que é bom para joanete é utilizar medicamentos como ibuprofeno, acetaminofeno (paracetamol) ou naproxeno sódico.

Entretanto, antes de começar a utilizar esses ou outros remédios, consulte o médico para saber qual deles é indicado para você e em qual dosagem, frequência e duração de tempo o medicamento em questão pode ser usado. Além disso, leia toda a bula do remédio escolhido.

3. Uso de talas

A utilização de talas durante a noite pode ajudar a manter o dedo reto e a amenizar o desconforto. Porém, fique atento: utilize as talas somente com a autorização e a orientação do médico.  

4. Colocar o pé de molho na água e massagens

Deixar o pé com joanete de molho na água morna, assim como massagear esse pé atingido pela condição, pode aliviar a dor e a pressão na articulação do dedo.

Mergulhar o pé na água fria também pode diminuir o inchaço e aderir a um banho morno de pés quando a articulação do dedão estiver sofrendo com rigidez pode ser útil.

5. Elevar os pés

Retirar os sapatos e deixar os pés elevados ameniza um pouco da inflamação e da pressão associadas ao joanete.

A alternativa da cirurgia

Quando queremos aprender o que é bom
para joanete, não podemos deixar de registrar que um joanete é permanente a não
ser que seja corrigido por meio de um procedimento cirúrgico, que se torna uma
alternativa quando o tratamento conservador para a condição não proporciona
alívio dos sintomas ao paciente.

Entretanto, a cirurgia não é recomendada a não ser que o joanete provoque dor constante ou interfira nas atividades do dia a dia da pessoa.

Depois de uma cirurgia para joanete, é até possível que o paciente saia caminhando, no entanto, a recuperação completa pode demorar de semanas a meses, informou a Mayo Clinic, que também explicou que para prevenir a recorrência do problema, a pessoa terá que usar sapatos apropriados após a recuperação.

Se você sofre com os joanetes e deseja saber se a cirurgia pode ser uma opção viável de tratamento para o seu caso, o ideal é que converse com o seu médico para entender se esse tipo de procedimento é realmente indicado para você, como funciona e quais cuidados você precisa tomar no pré e pós-operatório.

Fontes
e Referências Adicionais:

Você já conhecia o que é bom para joanete? Sofre constantemente com dores por conta de um joanete no pé? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O Que é Bom para Joanete? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma