O Que Acontece Se Comer Semente de Abóbora Todos os Dias?

Sementes de abóbora

As
sementes costumam ser alimentos saudáveis e nutritivos e as sementes de abóbora
não fica fora dessa. De acordo com a Associação Americana do Coração, elas
servem como fontes de fibras, magnésio e zinco, além de serem uma fonte natural
de triptofano
, um aminoácido conhecido por
contribuir com a promoção do sono.

Portanto, é uma excelente ideia adicionar essas sementes à dieta. Por exemplo, dá para polvilhar as sementes de abóbora na salada, adicioná-las em um iogurte ou fazer outras receitas com sementes de abóbora.

Entretanto, você já parou para pensar no que pode acontecer quando uma pessoa consome sementes de abóbora todo dia?

1. Contribuir com o controle da diabetes

O consumo
regular das sementes de abóbora pode contribuir com o controle da diabetes e
colaborar com a prevenção do desenvolvimento da diabetes do
tipo 2
.
Inclusive, conforme informações da Associação Americana do Coração, estudos
preliminares já apontaram que as sementes podem auxiliar em relação ao controle
glicêmico – ou seja, dos níveis de glicose (açúcar) no sangue – o que é bem
importante para as pessoas que sofrem com a diabetes.

Isso porque as sementes de abóbora atuam na melhoria da secreção e da sensibilização da insulina. Além das fibras, as sementes de abóbora também funciona como uma boa fonte de gorduras boas, nutrientes que fazem com que o alimento ajude a diminuir o índice glicêmico da refeição em  que é consumida.

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são digeridos lentamente, provocando uma elevação mais gradual nos níveis de açúcar no sangue. Tanto para quem está em risco de desenvolver a diabetes do tipo 2 quanto para quem já foi diagnosticado com a doença, as sementes de abóbora são um excelente acréscimo para as refeições do dia a dia.

2. Melhora dos níveis de testosterona

A ingestão diária das sementes de abóbora também pode contribuir com a elevação dos níveis do hormônio testosterona no organismo. Isso porque o alimento é rico em zinco e magnésio, que são dois micronutrientes fundamentais para a formação da testosterona, um importante hormônio masculino.

O hormônio atua no tamanho e na força dos músculos, no desenvolvimento do pênis e testículos, no engrossamento da voz durante a puberdade, no aparecimento de pelo facial e púbico, no crescimento e força dos ossos, na libido e na produção de esperma.

Produzido nos ovários e na glândula adrenal, ele também é um dos diversos hormônios andrógenos das mulheres, que tem efeitos importantes em relação à função ovariana, força óssea e comportamento sexual, incluindo a normalização da libido (ainda que as evidências não sejam conclusivas), acrescentou a publicação.

O equilíbrio apropriado entre a testosterona e o estrogênio (hormônio sexual feminino) é importante para que os ovários funcionem normalmente e é possível que os andrógenos tenham um papel relevante no que se refere à função cerebral normal – o que inclui o humor, o desejo sexual e a função cognitiva.

3. Melhora o seu sono

Segundo a Associação Americana do Coração, as sementes de abóbora uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que pode auxiliar a promover o sono. Sabemos que uma boa noite de sono é importante para recuperar o corpo, relaxar e facilitar os processos envolvidos no emagrecimento e no ganho de massa muscular.

Ao lado do
triptofano, o magnésio encontrado nas sementes contribui com a liberação dos
neurotransmissores associados a uma melhor noite de sono, como a serotonina e a
melatonina.

4. Aumenta o fornecimento do ômega-3

O ômega-3 é muito importante para a saúde e a ingestão diária das sementes de abóbora também contribui com o fornecimento dessa gordura saudável que pode ajudar a diminuir a inflamação e a melhorar o funcionamento do cérebro e do sistema cardiovascular.

Vale esclarecer que o que as sementes de abóbora apresentam é um precursor de ômega-3, ou seja, um composto que é convertido em ômega-3 no organismo. Ainda assim, ao consumir o alimento todos os dias, dá para garantir que se tenha um pouco do ácido graxo essencial na dieta. Conheça outros alimentos com ômega-3 para a sua dieta.

5. Aumento da saciedade

Parece que aquela salada, aporção de frutas ou o iogurte que você come de lanchinho da tarde não te sacia tanto? Adicionar as sementes de abóbora pode te ajudar muito nesse sentido devido ao fato de ser fonte de gorduras saudáveis e fibras.

6. Saúde da próstata

Mais um ponto positivo das sementes de abóbora para os homens: elas estão associadas a um auxílio ao bom funcionamento da próstata, uma vez que os fitoquímicos encontrados naturalmente no alimento diminuem a produção de di-hidrotestosterona, que está associada ao desenvolvimento da hiperplasia da próstata (próstata aumentada).

Isso sem
contar a presença do mineral zinco presente nas sementes de abóbora, que é
outro nutriente importante para o bom funcionamento da próstata.

7. Fígado e coração

A ingestão
diária das sementes de abóbora também contribui com o bom funcionamento do
fígado e do coração por conta da quantidade elevada de gorduras saudáveis e
fibras que o alimento apresenta na sua composição.

Cuidados

Antes de sair em busca das sementes de abóbora no supermercado, é importante ter alguns cuidados em mente.

  1. A versão industrializada do alimento pode ser rica em sódio, o que anula os benefícios das sementes de abóbora, já que o excesso de sódio é muito prejudicial à saúde. O melhor mesmo é pegar as sementes diretamente das abóboras, pois dessa forma mais natural elas têm menos sódio e mais dos minerais que as tornam tão nutritivas.
  2. Para quem não está acostumado com a ingestão de fibras, ao comer uma grande quantidade de sementes de abóbora a pessoa pode experimentar problemas digestivos. O mais adequado é começar com quantidades menores e aumentar gradualmente o consumo de fibras e de sementes de abóbora, de modo que o seu organismo tenha tempo para se adaptar com esse crescimento no aporte do nutriente.

AproveIte e confira o vídeo da nossa nutricionista falando sobre o consumo diário da semente de abóbora e seus benefícios!

Gostou das dicas?

Fontes e referência adicionais:

Você já sabia o que acontece se comer semente de abóbora todos os dias? Tem o hábito de incluí-las na dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo O Que Acontece Se Comer Semente de Abóbora Todos os Dias? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma