O marketing de influenciadores: observe as regras do jogo

O marketing de influenciadores: observe as regras do jogo

A publicidade sempre foi uma parte importante da estratégia de vendas. Toda empresa se esforça para tornar um novo produto conhecido e convencer os clientes em potencial da qualidade ou da utilidade de um produto ou serviço. Novas estratégias estão sendo constantemente desenvolvidas e as empresas esperam ter um impacto ainda maior. 

O desenvolvimento da internet e das redes sociais oferece perspectivas completamente novas para alcançar o maior número de pessoas possível. O chamado marketing de influenciadores está se tornando cada vez mais importante. Mas o que é e como funciona esse tipo de publicidade? Damos-lhe uma visão geral e algumas dicas.

Afinal, o que é um influenciador?

mulher de chapéu marrom e casaco jeans tirando selfie

Para entender o marketing de influenciadores, devemos primeiro esclarecer o que exatamente se entende por um influenciador. Especialistas em publicidade entendem um influenciador como um líder e multiplicador de opinião. 

Um influenciador é uma pessoa que é bastante conhecida na internet e que é seguida por muitas pessoas através das redes sociais para acompanhar suas atividades. Essa pessoa é capaz de influenciar os outros e deixá-los empolgados com alguma coisa. 

Por este motivo, é utilizado por empresas para fins publicitários. Um influenciador faz seu trabalho de várias maneiras. Ele não é apenas ativo online através de blogs, sites, fóruns ou contas em redes sociais, mas também anuncia em qualquer lugar e a qualquer hora em sua vida privada, seja em eventos, festas ou em férias .

Por exemplo, um influenciador está sob contrato com uma marca de sapatos femininos da moda, deve anunciar um calçado específico e obter uma cópia. Ele provavelmente usa o sapato não apenas em um de seus vídeos, mas também quando sai à noite ou está na praia. 

Seus seguidores o veem com o calçado em quase todos os lugares e precisam tê-lo porque ele também o tem. O marketing de influenciadores é em grande parte boca a boca.

Quantidade não é igual a qualidade

Se uma empresa pretende aumentar seu sucesso usando um influenciador, geralmente usa influenciadores que tenham o maior alcance possível, ou seja, que tenham um número extremamente grande de seguidores. 

Anteriormente, os especialistas acreditavam que mais seguidores significaria mais vendas. Mas essa visão está mudando. 

A experiência recente mostra que um influenciador com menos, mas todos os seguidores mais comprometidos, não é menos bem-sucedido – muito pelo contrário. Na verdade, parece melhor ter 1000 seguidores que realmente amam você do que 2 milhões que gostam de você.

O segredo é que um influenciador que se identifica totalmente com o produto de nicho que você oferece pode promovê-lo muito melhor do que um influenciador que tem um número extremamente grande de seguidores, mas que realmente não se importa com o seu produto.

Publicidade sutil no marketing de influência

Pesquisas mostraram que os clientes não se sentem mais atraídos pelas formas tradicionais de publicidade. A geração jovem não quer uma representação excessivamente idealizada, mas quer uma publicidade realista, completamente natural. 

De acordo com especialistas em publicidade, isso funciona melhor quando o influenciador anuncia um produto de forma muito sutil, quase casual. Mas ele só pode fazer isso se estiver convencido do que apresenta aos seus seguidores. O que você usa na vida cotidiana, você pode recomendar muito melhor. 

Por exemplo, se ele criar um vídeo , ele integrará o produto ou serviço nele com muito mais naturalidade do que se tiver que se forçar a fazê-lo porque não gosta do produto ou não está convencido de um serviço.

Desenvolvimento de uma estratégia de marketing de influência

Antes de começar a procurar e entrar em contato com influenciadores adequados, você deve primeiro pensar em uma estratégia de marketing de influenciadores. Isso pode simplificar muito sua busca pelos formadores de opinião certos e servir como primeiros socorros no caminho para convencer seus formadores de opinião.

A busca por influenciadores adequados requer inicialmente uma certa quantidade de trabalho preparatório. Primeiro, você deve estar atento a postagens recentes que estejam diretamente relacionadas aos seus produtos, tópicos ou serviços. 

Ao pesquisar, use palavras- chave ou hashtags bem escolhidas que sejam relevantes para seus tópicos. Decida sobre fatores ou tópicos principais de acordo com os quais você gostaria de pesquisar os influenciadores que são de seu interesse.

Antes de trabalhar com um influenciador, você deve se certificar de que seu público-alvo e o do influenciador sejam idênticos ou pelo menos tenham paralelos. Você também deve começar a pensar agora em como entrar em contato. 

As seguintes perguntas podem ajudá-lo com sua estratégia de marketing: Quais objetivos você espera alcançar com a ajuda de influenciadores? O que exatamente os influenciadores devem fazer por você? 

Como os influenciadores podem se beneficiar de tudo isso? Eles recebem algo em troca de seu apoio? Qual é a melhor maneira de entrar em contato com influenciadores?

Realizando uma análise quantitativa e qualitativa 

Para determinar a adequação de um influenciador, você deve realizar uma análise quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa é útil para determinar quantas pessoas o influenciador pode alcançar com suas postagens. Analise quantos visitantes estão em seu site todos os dias. 

Descubra quantos seguidores e assinantes ele tem e quanto ele publica em seu tópico. Ele posta diariamente, semanalmente ou mesmo em intervalos muito irregulares? Qual é a resposta às postagens do formador de opinião? Quantos comentários, curtidas e compartilhamentos ele recebe nas postagens que publica?

Com a análise qualitativa, você pode determinar se o influenciador foca no mesmo ou em tópicos semelhantes em suas postagens. Verifique se a qualidade das postagens combina com você e se sua marca, seu produto pode se encaixar nesse influenciador.

Determine o quão bem reconhecido o influenciador é em sua comunidade. Os seguidores o apreciam e o respeitam? Ele tem influência suficiente para convencê-la? 

Tente também descobrir se o influenciador está interessado em trabalhar com você. Ele possivelmente pedirá dinheiro para uma cooperação? Em caso afirmativo, calcule quão alta é a remuneração ou o valor das amostras de produtos, testes, etc.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.