Modas do TikTok que são um verdadeiro perigo para a saúde

O sucesso recente do aplicativo de vídeos TikTok é inegável. Ele se tornou o app mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2020, de acordo com o App Annie. Entretanto, usar o aplicativo para emagrecer ou receber dicas de saúde parece uma péssima ideia.

Isso porque algumas modas que surgiram entre os usuários do aplicativo são perigosas para a saúde. Confira alguns exemplos:

1. Desafio do Benadryl

Benadryl (difenidramina) é um remédio para alergia. Mas, no TikTok, surgiu o desafio do Benadryl, com outro objetivo: tomar ao menos uma dúzia de doses do medicamento para ficar alucinado.

Conforme o diretor do Centro de Oklahoma de Informações sobre Intoxicação e Drogas Scott Schaeffer disse ao News 4, doses altas de Benadryl podem causar convulsões e problemas cardíacos.

De acordo com Schaeffer, o coração tende a sair fora de ritmo e a não bombear o sangue como deveria. Tanto que em agosto, uma menina de 15 anos de Oklahoma morreu de overdose de Benadryl após participar do desafio. Além disso, o desafio levou outros adolescentes ao hospital.

2. Tratamento dentais caseiros

Dentes

A dica de alguns usuários do app é usar água oxigenada para clarear os dentes sem gastar muito. O problema é que usar doses altas da substância sem supervisão eleva os riscos de danos aos dentes e gengivas.

Por exemplo: queimaduras na boca, sensibilidade nos dentes e gengiva e irritação ou inflamação nas gengivas. Engolir água oxigenada também pode ser tóxico.

Outro conselho que apareceu no aplicativo foi usar lixas de unha para moldar os dentes. A ideia é terrível: lixar os dentes remove o esmalte, estrutura que protege os dentes. Assim, os dentes ficarão com mais chances de ter cáries.

Além disso, lixar demais os dentes pode causar danos nos nervos, o que gera muita dor, advertiu o dentista Kemi Hoss ao Health.

3. Remoção caseira de verrugas ou pintas

Outros usuários do TikTok gravaram vídeos em que raspam, arrancam ou tiram as suas verrugas ou pintas com perigosas substâncias químicas. Isso pode provocar cicatrizes enormes, dano permanente na pele e infecção.

Tentar raspar uma verruga ou pinta com substâncias químicas pode também pode gerar sangramento e deformidade na região tratada.

4. Dicas de skincare

Muitas dicas de skincare do TikTok são uma furada. Uma dessas é passar protetor solar em algumas partes rosto e deixar outras sem, para bronzear ou queimar.

O objetivo é criar um efeito de contorno. Entretanto, os danos da radiação ultravioleta (UV) à área sem protetor vão elevar os riscos de câncer de pele na região.

Além disso, expor-se repetidamente à luz UV fará essas áreas envelhecerem prematuramente e, com o tempo, a pele ficará desigual e com manchas.

Outro skincare péssimo do TikTok é a máscara caseira com limão ou lima. Passar frutas cítricas na pele e sair no sol pode causar inflamação, com ardência, vermelhidão e bolhas.

5. Teste de gravidez com pílula do dia seguinte?

Teste de gravidez

Uma fake news que surgiu no TikTok dizia que havia uma pílula do dia seguinte dentro dos testes de gravidez da Clearblue, o que poderia levar alguém a ingerir o que tivesse no interior do teste.

Entretanto, a empresa esclareceu que seus testes não contêm uma pílula do dia seguinte. A companhia também avisou que seus testes têm uma pequena pastilha desidratante que serve para absorver a umidade, mas não pode ser ingerida.

Se acaso a pessoa ingerir a pastilha acidentalmente, deve procurar atendimento médico e entrar em contato com a empresa.

6. Suplementos

A empresa Rae Wellness descontinuou seu suplemento Metabolism Drops, que era para mulheres com mais de 18 anos,após o produto aparecer em diversos vídeos no TikTok.

A companhia ficou preocupada após notar que adolescentes usavam indevidamente o produto, às vezes tomando doses maiores que a indicação, enquanto conversavam sobre perda de peso.

7. Lamber a privada

Se esse desafio já seria um absurdo em qualquer momento, imagine como pode ser perigoso durante a pandemia do novo coronavírus? Pois é, segundo o Daily Mail, um influencer da Califórnia lambeu a privada de uma aeroporto e dias depois foi parar no hospital com COVID-19.

8. Desafio 75 Harder

As regras são: seguir uma dieta (qualquer uma), tomar quase quatro litros de água, fazer dois treinos de 45 minutos, ler 10 páginas de um livro não ficcional e tirar uma foto de si mesmo diariamente por 75 dias.

Conforme a terapeuta de distúrbio alimentar Kati Morton disse ao Refinary29, para quem luta contra um distúrbio alimentar, isso pode gerar recaídas. Já segundo a nutricionista Barbie Boules, quatro litros de água é uma quantia absurda e pode ser perigosa para alguns.

Boules ainda disse que dois treinos diários também representam perigos. Aliás, o Conselho Americano de Exercício defende que dias de descanso são muito importantes e não aconselha a maioria das pessoas a treinar todo dia.

9. Diário alimentar

Diário alimentar

Outra moda do TikTok é contar o que comeu no dia. O problema? Geralmente os relatos descrevem um consumo muito baixo de alimentos.

Assim, ao ver que alguém postou que comeu muito pouco, outra pessoa pode pensar que se comer desse jeito terá um corpo como o da pessoa do vídeo. Mas se matar de fome para imitar alguém do TikTok gera muitos transtornos para a saúde física e mental.

10. Vinagre de maçã para queimar gordura

Ainda não se provou os benefícios do vinagre de maçã. Mas alguns vídeos no TikTok alegam que tomar o ingrediente faz perder quilos, o que não é verdade. Uma moda como essa pode ser particularmente perigosa para quem tem riscos de desenvolver distúrbio alimentar.

Você usar o TikTok? Já se deparou com uma dessas modas malucas por lá? Conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Modas do TikTok que são um verdadeiro perigo para a saúde Aparece primeiro em Mundo Boa Forma