10 mitos e verdades sobre alimentação saudável

10 mitos e verdades sobre alimentação saudável

Nem tudo divulgado por aí é verdadeiro e muitos alimentos são importantes no cardápio. Uma das orientações mais recebidas ao longo da vida é sobre a alimentação saudável. Colocar os alimentos certos no prato, cuidar do peso, evitar gorduras e doces.

No entanto, todas essas recomendações precisam ser seguidas à risca ou cada organismo tem um cardápio a ser seguido para levar uma vida saudável? Confira agora os mitos e verdades sobre se alimentar corretamente.

1. Carboidratos são os grandes vilões do cardápio

MITO. Quando consumidos em excesso, os carboidratos podem ser um problema como qualquer outro alimento. No entanto, você precisa deles para manter a saúde em dia e o corpo funcionando corretamente. O truque está em escolher os carboidratos certos e consumi-los na quantidade ideal.

2. Adoçantes são melhores para a saúde

MITO. Os adoçantes artificiais aumentam a vontade de comer doces, elevam a glicemia e podem provocar dor de cabeça. A melhor substituição ao açúcar branco é o demerara, mascavo e de coco.

3. Comer antes de ir deitar engorda

MITO. Comer e ir dormir no máximo vai te causar alguns pesadelos, devido ao organismo estar digerindo os alimentos. No entanto, não tem nada a ver com o ganho de peso. Ficar em jejum e ir dormir com fome é mais prejudicial do que fazer aquele lanchinho leve antes de ir para a cama.

4. Toda gordura deve ser evitada

MITO. A gordura nem sempre é ruim para o organismo, muito pelo contrário, existem aquelas que são boas, vão contribuir para o bom funcionamento do corpo e aumento do colesterol bom. Dois exemplos de alimentos com gorduras boas são o abacate e o azeite de oliva.

5. Alimentos cozidos têm menos nutrientes

VERDADE. O calor diminui a concentração de fibras e nutrientes presentes nos alimentos, ainda assim muitos deles precisam ser cozidos. Uma alternativa é optar pelo cozimento a vapor, sem contato direto com a água, para aproveitar ao máximo os seus benefícios.

6. Alimentos integrais são melhores que os brancos

VERDADE. Por serem integrais preservam a integridade dos grãos e liberam os açúcares mais lentamente, o que contribui para a saciedade. Também contribuem para o bom funcionamento do organismo, mas, de qualquer forma, é indispensável consultar um nutricionista para saber a quantidade ideal na dieta.

7. Alimentação rica em fibras ajuda a emagrecer

VERDADE. As fibras presentes nos alimentos estimulam a mastigação e contribuem para a sensação de saciedade. Além disso, melhoram o funcionamento do intestino e, consequentemente, a absorção dos nutrientes pelo organismo.

8. Prato colorido representa refeição saudável

VERDADE. Não é à toa que o primeiro conselho dos nutricionistas envolve montar um prato colorido. Alimentos verdes diminuem as chances de entupimento dos vasos sanguíneos, os laranjas são ricos em vitamina A, os brancos em flavonoides e os vermelhos ajudam na saúde do coração.

9. Leite é considerado a maior fonte de cálcio para o organismo

MITO. Por mais que exista a indicação de beber mais leite ao longo da vida, ele não é o único alimento fonte de cálcio capaz de prevenir a osteoporose. Sem contar que não é a maior fonte do nutriente em sua alimentação. Vegetais têm muito mais cálcio e ainda possuem proteínas, ferro, fibras e vitaminas.

10. Glúten e lactose são vilões da alimentação

MITO. Ao menos para quem não tem alergia, é possível consumir normalmente alimentos com lactose e glúten. Inclusive porque o leite, seus derivados e as farinhas com glúten são importantes para o corpo. Só reduza ou elimine o consumo se receber a recomendação do seu médico ou nutricionista.

Esses são dez mitos e verdades sobre alimentação saudável muito divulgados por aí. Você já acreditou em algo que não condizia? Vale ressaltar que, antes de começar qualquer dieta restritiva, procure um nutricionista de sua confiança e tire todas as suas dúvidas.

Continue navegando pelo Magazine Notícias para mais informações e notícias de qualidade!

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.