Melhores roupas para andar de bicicleta

Saiba quais são as melhores combinações de roupas para andar de bicicleta com conforto 

 

Há anos, o uso da bicicleta tem ganhado mais adeptos no Brasil e no mundo. Mais do que oferecer praticidade e agilidade na locomoção, quando alguém escolhe ir de bicicleta ao seu destino final, essa pessoa está também contribuindo para o meio ambiente e para o seu próprio bem-estar. 

Glaucia Pereira, especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, realizou uma pesquisa, divulgada no ano passado, que se propôs a fazer uma estimativa do número de bicicletas no Brasil. Segundo os dados apresentados, a frota de bicicletas no Brasil chega à marca de 33 milhões, e as cidades do país com mais bikes são, respectivamente: Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Aracaju (SE).

Diante dessa realidade, é importante pensar sobre pedalar com conforto. É por esse motivo que preparamos algumas dicas essenciais sobre o assunto. Confira! 

Conforto em primeiro lugar

Ao andar de bicicleta, o corpo se movimenta constantemente, justamente por isso as peças escolhidas devem priorizar o conforto e a flexibilidade. 

Roupas que tenham uma grande quantidade de tecido suspensa, como no caso de casacos mais compridos ou camisetas que sejam feitas de tecidos menos maleáveis, são as menos indicadas, pois proporcionarão menor liberdade em relação à condução da bicicleta. 

Roupas muito largas também atrapalham, já que o tecido pode enroscar no corpo ou na própria bicicleta, provocando uma queda. As roupas muito apertadas também são desconfortáveis e poderão impossibilitar alguma manobra, por isso é importante escolher peças que não sejam nem muito largas, nem muito justas no corpo. 

Camisetas mais indicadas 

Agora que já explicamos sobre a importância do conforto, falaremos especificamente sobre as melhores roupas para andar de bicicleta, e a primeira da lista é a camiseta. 

Existem muitos tipos de camisetas, mas nem todas são as mais indicadas. Isso acontece, pois alguns tecidos tendem a reter mais o suor, o que causa desconforto durante o trajeto. 

Camisetas feitas de poliamida e poliéster, tecidos sintéticos, são muito eficientes, visto que conseguem dispersar o suor com mais facilidade. A modelagem que esses tecidos proporcionam ao corpo também é mais eficiente, já que eles se “ajustam” melhor. 

Em relação a esse tipo de camiseta, é fundamental perceber se não existe algum tipo de botão, zíper ou até mesmo uma etiqueta muito grande na parte interna da peça que possa machucar ou irritar a pele durante o pedal. 

Quais bermudas escolher?

Como andar de bicicleta proporciona um esforço físico intenso, é natural que a bermuda seja uma das peças escolhidas, pois são mais frescas do que as calças. Igualmente como nos referimos às camisetas, não são todas as bermudas as mais indicadas. 

Bermudas muito largas tendem a ficar subindo durante as pedaladas, e isso pode causar desconforto. Peças com tecido de poliéster e elastano se aderem bem ao corpo e também dispersam melhor o suor. Alguns modelos feitos desses tecidos contam com forros que também contribuem para o ajuste no corpo e não atrapalham os movimentos. 

Os calçados também são importantes 

Assim como as roupas, os calçados escolhidos para o pedal também merecem atenção. Aquele tênis e aquela sandália com sola de couro, por exemplo, tendem a escorregar com facilidade, por isso não são os ideais. 

Uma alternativa muito segura são os calçados com solado emborrachado, que se aderem ao pedal e fazem dos movimentos da bicicleta mais firmes e precisos. Assim como as roupas, que não podem ser muito largas ou muito apertadas, os calçados devem seguir a mesma lógica. Pedalar com um tênis apertado pode machucar o pé e atrapalhar a pedalada, que costuma ser um momento prazeroso.  

Veja mais artigos em nosso site: Magazine notícias.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.