Melhores frutas laxantes para sua dieta!

Confira algumas das frutas laxantes que devem ser inseridas na sua alimentação diária para evitar a prisão de ventre e ter uma vida mais leve e saudável.

Frutas ricas em fibras agem como laxantes naturais quando seu intestino não está funcionando regularmente. Mais saborosas e mais indicadas do que remédios laxantes, as frutas fornecem também nutrientes essenciais para uma dieta saudável.

Apesar de sabermos que a maior parte das frutas pode ajudar a prevenir a constipação intestinal, algumas possuem teor mais elevado em fibras do que outras, o que pode torná-las ainda melhores para a saúde intestinal.

Melhores frutas laxantes

Aproveite então as dicas de frutas laxantes que separamos abaixo e insira na sua dieta caso sofra com intestino preso!

1. Frutas desidratadas

Frutas secas são extremamente ricas em fibras. Uma xícara de ameixas secas sem adição de açúcar fornece 15 g de fibras, enquanto uma xícara de damascos desidratados possui 8 g de fibras e a mesma porção de pêssegos desidratados fornece 7 g de fibra.

A desvantagem de escolher essas frutas é que elas são ricas em calorias, em comparação com outras frutas. Por xícara, há 270, 210 e 200 calorias provenientes de ameixas, damascos e pêssegos, respectivamente.

Uma xícara de uvas passas fornece 7 g de fibra, mas esta fruta, quando desidratada, pode chegar a 500 calorias. Por isso, para quem deseja cuidar da boa forma, as frutas secas não podem ser consumidas em excesso.

2. Frutas vermelhas

Uma tigela de frutas vermelhas pode aumentar a quantidade de fibras na sua dieta. Elas podem ser escolhas mais inteligentes de frutas laxantes do que as frutas desidratadas se você se preocupa em manter seu peso estável ou emagrecer.

Uma xícara de framboesas frescas fornece 9 g de fibras e apenas 60 calorias, enquanto a mesma porção de amoras fornece o mesmo número de calorias e 8 g de fibras.

Morangos e mirtilos são mais baixos em fibra, fornecendo 4 g por xícara e 50 calorias no caso dos morangos e 80 calorias no caso do mirtilo.

3. Maçãs, laranjas e peras

Maçã e laranja

As melhores frutas laxantes podem ser aquelas que estão sempre na época. Uma maçã de tamanho médio fornece 5 g de fibra e 80 calorias. Uma xícara de pera fatiada fornece 6 g de fibras e cerca de 100 calorias.

Já a laranja de tamanho médio fornece menos fibra, em comparação com maçãs e peras: 3 g de fibra e 70 calorias. No entanto, uma única laranja fornece mais de 100% de seu valor diário de vitamina C, com base em uma dieta de 2.000 calorias.

Essas três frutas são essenciais não só para o bom funcionamento do seu intestino de forma natural, mas para fortalecer seu sistema imunológico, prevenindo doenças. Que tal saber mais sobre as melhores frutas para aumentar a imunidade?

4. Abacates

Abacates são ricos em nutrientes benéficos, tais como fibras, potássio, vitamina K e ácido fólico. Se você consumir um abacate por dia, ele irá fornecer aproximadamente 30% de suas necessidades diárias de fibras, o que ajuda a combater a prisão de ventre.

Além disso, o abacate contém luteína (um carotenóide, juntamente com a vitamina E), magnésio e gorduras mono-insaturadas. A fruta também melhora a absorção de nutrientes de outros alimentos.

Porém, o abacate tem alto teor calórico, por isso, caso esteja em uma dieta restritiva para emagrecer, é válido limitar o consumo.

5. Tomates

Os tomates têm excelentes propriedades laxantes, já que são ricos em vitaminas C, A, e K e fornecem aproximadamente 10% de suas necessidades diárias de fibras.

Além disso, eles são muito ricos em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger contra o desenvolvimento de câncer. Se possível, opte pelas versões cultivadas de forma orgânica para obter mais ainda os benefícios sem ingerir agrotóxicos ou outros produtos químicos.

6. Bananas

Ricas em fibras, as bananas podem ser boas opções de frutas laxantes, mesmo que possuam uma fama contr. Elas são ótimas para a promoção da fácil digestão.

Por serem ricas em potássio, ingerir uma banana por dia pode ajudar a restaurar eletrólitos valiosos para seu trato intestinal, além de evitar problemas musculares como cãibras.

Além disso, as bananas contêm um composto natural chamado frutooligossacarídeo, que pode ajudar a incentivar as bactérias benéficas no trato intestinal.

7. Melão

Um melão é uma ótima maneira de começar o dia, porque eles são um dos alimentos mais fáceis de digerir. Melões são frutas laxantes porque realmente se dirigem diretamente para o intestino quando ingeridos.

Quando eles são mantidos no estômago com outros alimentos, eles podem se decompor rapidamente e fermentar, melhorando então o funcionamento do intestino.

8. Outras frutas laxantes

Uma goiaba fornece cerca de 5 g de fibras e tem apenas 45 calorias. A goiaba é também rica em vitamina C e carotenoides. O kiwi também pode ser uma excelente escolha, já que além de delicioso e refrescante, fornece cerca de 6 g de fibras e 90 calorias.

Necessidades de consumo de fibras

Alguns institutos de saúde indicam que a ingestão de 20 a 35 gramas de fibra por dia protege uma pessoa de ter prisão de ventre.

Se você não conseguir obter toda a quantidade de fibras necessárias das frutas, não se esqueça de que legumes, alimentos integrais, ervilhas e feijões também são boas escolhas para a flora intestinal. Então, procure adicioná-los na sua dieta também!

Você tem vontade de incluir essas frutas laxantes na sua dieta porque sofre com a prisão de ventre? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Melhores frutas laxantes para sua dieta! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma