Qual é o melhor protetor solar para o rosto? 3 perguntas e respostas

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? 3 perguntas e respostas

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, é mais do que natural que surja a dúvida: qual é o melhor protetor solar para o rosto? Até porque esta pode ser uma escolha muito particular. 

Além disso, tome cuidado com as recomendações de amigos e parentes, uma vez que o produto indicado por eles pode não ser a melhor para o seu tipo de pele. Por isso, é essencial ter atenção com alguns elementos, antes de tomar uma decisão.

Pessoas de pele negra ou morena, por exemplo, devem investir em produtos com FPS 15, no mínimo. Já os indivíduos com peles mais claras necessitam de FPS mais elevado. 

Neste artigo, vamos esclarecer todos os detalhes sobre os protetores solares, destacar as características, qual é a diferença da versão do rosto para o restante do corpo, entre outras questões. 

Quer ter uma vida mais saudável e sem queimaduras solares?  Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas aqui no Magazine Notícias .

Rosto feminino sorrindo

1- Qual é a diferença entre protetor solar para o rosto e para o corpo?

Antes de descobrir qual é o melhor protetor solar para o rosto, é importante compreender as diferenças entre as versões para a face e para o restante do corpo. O diferencial dos modelos está justamente na composição deles. 

De forma geral, a face é mais oleosa, o que torna essencial o uso de uma solução oil-free para impedir o surgimento de cravos e espinhas.² Por isso, diversos protetores solares para o rosto têm outros ingredientes que ajudam no combate ao envelhecimento precoce, evitar rugas, controlar oleosidades e garantir a hidratação na região. 

É importante destacar ainda que alguns itens têm uma cor para servir de escudo contra a luz visível, além de atuar como maquiagem. 

Já os protetores solares para o corpo, não tem tantas especificidades. Geralmente são formulados em cremes ou loções que hidratam mais, já que a pele do corpo é mais seca do que a do rosto. Tanto que algumas pessoas, ao usarem um protetor solar do corpo no rosto, podem apresentar piora do oleosidade e aparecimento de cravos e espinhas.

O cuidado com a pele da face e do corpo é importante durante todos os períodos do ano. É fundamental proteger todos os dias não só o rosto, mas também o corpo e as outras regiões que ficam expostas ao sol. 

Para acertar na escolha do produto, o mais indicado é analisar a fórmula e a orientação de cada item. Vale também consultar um dermatologista para que o profissional mostre qual é a melhor opção para cada tipo de pele. 

2- Qual é o melhor protetor solar para o rosto? 

mulher se olhando no espelho com mascara nos olhos

Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Afinal, um protetor solar que é indicado para o seu amigo pode não ser a melhor opção para o seu rosto.6

Isso ocorre porque cada pessoa tem um tipo específico de pele no rosto. Então, cada indivíduo necessita de soluções específicas para protegê-la. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem quatro tipos de pele: normal, mista, oleosa e seca. Veja abaixo as características de cada uma.6 

  • Pele normal: contém uma textura macia. Ela produz o número suficiente de sebo para que o rosto não fique oleoso nem seco, além de ter poros pequenos;
  • Pele mista: é uma mistura de oleosidade com poros largos no “T” da face, ou seja, testa, nariz e queixo. Porém, a bochecha é seca e com poros pequenos;
  • Pele oleosa: alta concentração de oleosidade e poros dilatados em virtude da produção de sebo em grande quantidade;
  • Pele seca: a desidratação em excesso faz com que o tecido fique seco. A pele tem pouco brilho e tende a possuir poros pequenos.6 

É fundamental deixar claro que a quantidade de aplicação de protetor solar no rosto e no corpo devem ser feitas em quantidades diferentes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.¹

  • No rosto e no pescoço: 1 colher de chá.
  • No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.
  • Nos braços: 1 colher de sopa para ambos.
  • Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.¹

Portanto, o protetor ideal para o rosto dependerá do seu tipo de pele. 

Leia mais também em: 9 mitos e verdades sobre o protetor solar: saiba o que é real

3- FPS do protetor solar: por que é importante? 

Outro elemento importante na hora de escolher qual é o melhor protetor solar para o rosto é verificar o Fator de Proteção Solar (FPS). Trata-se de um método que mostra quanto tempo o produto protege a pele de um indivíduo. 

Isto é: quanto tempo uma pessoa pode ter contato com o sol sem sofrer queimaduras.7

Imagine que a Paula demora 10 minutos para se queimar no sol. Na teoria, o período em contato com os raios solares poderia passar para 300 minutos, caso ela utilizasse um protetor solar de FPS 30.7 Porém, na prática, isso não acontece, pois o FPS desse produto que é 30, só será esse mesmo em condições ideais de uso, ou seja, se a aplicação for correta, na quantidade ideal, uniforme, se a pessoa não transpirar, se ela não entrar na água, etc. Por isso, a recomendação é que, independente do FPS, o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas (120 min).

Para chegar a essa conclusão, os produtos são testados. Uma forma interessante de acertar na escolha da solução é verificar se o rótulo do item contém a aprovação da ANVISA, órgão associado ao Ministério da Saúde que garante a segurança da opção escolhida.7

Na prática, a quantificação não ocorre com facilidade. Os responsáveis pelo processo analisam diversas características.7 

  • Quantidade de melanina (cor)
  • Quantidade que foi aplicada
  • Frequência de reaplicação
  • Nível de absorção de protetor que a pele tem
  • Condições em que o indivíduo está exposto (entrar na água, muita radiação etc.)7

Para evitar futuros problemas, o mais indicado é aplicar uma quantidade adequada de protetor solar e repetir o processo com frequência. Assim, você garante uma boa proteção.

Se você chegou até aqui e ainda está em dúvida sobre qual é o melhor protetor solar para o rosto com cor ou protetor solar toque seco para o rosto, vamos ajudá-lo a tomar uma decisão.

Vale a pena conhecer os protetores Episol, que é a linha de fotoproteção desenvolvida pela Mantecorp Skincare. A marca está há mais de 40 anos no mercado, sendo uma das principais referências do segmento de dermocosméticos brasileiros.7

O mais interessante é que a Mantecorp Skincare contém uma variedade de produtos de proteção solar testados que garantem proteção para você e para a sua família. Há alternativas para o rosto e para o corpo. Sem dúvidas, o protetor solar Mantecorp Skincare é uma das melhores opções do mercado.7

 

Portanto, se você procura qual é o melhor protetor solar, acesse o site da Mantecorp Skincare e surpreenda-se com todos os benefícios.

 

Referências consultadas

 

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Proteção solar. Disponível em: https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/protecao-solar/ . Acesso em: maio de 2022.  
  2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar? Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/>. Acesso em: maio de 2022.  
  3. Harvard Health Publishing – Harvard Medical School. Ask the doctor: baggy eyes. 1 maio, 2011. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/baggy-eyes. Acesso em: maio, 2022. 
  4. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Os tratamentos indicados para a região do colo. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/os-tratamentos-indicados-para-regiao-colo.  Acesso em: maio de 2022.
  5. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele. Disponível em: https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele. Acesso em: maio de 2022.
  6. Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Tipos de pele. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/>. Acesso em: maio de 2022.
  7. Mantecorp Skincare.Como usar protetor solar.Disponível em: https://blog.mantecorpskincare.com.br/protecao-solar/como-usar-protetor-solar. Acesso em: maio de 2022.
  8. Mantecorp Skincare.Episol.Disponível em:https://www.mantecorpskincare.com.br/protecao-solar/episol-sec-oc. Acesso em: maio de 2022.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.