Marketing esportivo inovador: mídia, marcas e emoções

O marketing esportivo deve ser dividido em duas áreas. Por um lado, existe o marketing do desporto, ou seja, o marketing de determinados tipos de desporto, produtos desportivos, como por exemplo, um par de sapatos femininos ou mesmo atletas. 

Por outro lado, existe o marketing através do desporto, onde o desporto é utilizado como plataforma de comunicação. Muitos também conhecem a segunda área como patrocínio clássico.

Os anunciantes procuram tornar os seus produtos ou serviços mais conhecidos ou mais visíveis através de eventos desportivos de forma a transferir para a sua própria marca as características associadas que estão associadas ao respetivo desporto. Os objetivos de ambas as áreas são aumentar a conscientização e a fidelidade à marca, bem como a transferência de imagem.

Necessidade de marketing profissional no esporte hoje

Devido à grande presença nos mais diversos meios de comunicação, muitas disciplinas desportivas têm sido fortemente comercializadas nos últimos anos. Novos formatos de reportagem têm atraído cada vez mais a atenção do público. O esporte em si muitas vezes mudou muito como resultado. 

Atletas individuais tornaram-se foco de atenção do público, eventos esportivos evoluíram de simples torneios para eventos encenados pela mídia e, em alguns casos, até as regras são alteradas de tal forma que a disciplina se torna mais atraente em geral. 

Alguns esportes estão intimamente interligados com diferentes áreas da sociedade. Alguns clubes esportivos ou atletas individuais são quase onipresentes na mídia.

No entanto, em algumas disciplinas tornou-se essencial o uso de certas técnicas de marketing no esporte. Acima de tudo para não perder o contato e poder “jogar na frente”. 

Espera-se agora que grandes clubes e associações operem uma extensa plataforma de mídia. De preferência até em várias redes sociais. Porque se você não é visível na Internet, você também parece ter dificuldades na vida real. Você deve pensar nisso se criar sua própria marca como atleta profissional ou se for autônomo na área de marketing esportivo. 

Através de uma aparência correspondente ou de um certo alcance de mídia social será mais fácil para você encontrar patrocinadores adequados. Você também pode cobrir várias despesas necessárias com apoio financeiro.

Marketing esportivo inovador: o potencial

Com a crescente rede global no mundo dos esportes com equipes internacionais e mídia digital moderna, você tem vários novos potenciais no marketing esportivo hoje. Você pode acompanhar pontos muito diferentes no marketing esportivo:

  • Aumentar a atenção e o interesse do público em uma determinada disciplina
  • Aumentar o perfil de um atleta ou clube em nível regional ou internacional
  • Aumentar a fidelidade dos fãs a um clube específico ou atleta individual
  • Construir ou reforçar uma imagem particular de um atleta, equipa ou clube desportivo
  • Aumentar a atratividade para a cooperação com patrocinadores
  • Aumentar as vendas de diversos canais de renda (bilhetes, mercadorias).

Todos esses pontos também se aplicam se você, como atleta, iniciar uma empresa e comercializar sua própria mercadoria sob sua marca. Novos canais de comunicação permitem que você se apresente ou a clientes do setor esportivo de várias maneiras em público e gere atenção. 

Além disso, os fãs e entusiastas do esporte podem ter uma visão muito mais profunda da vida cotidiana dos atletas. As informações também podem ser tornadas públicas diretamente e direcionadas em uma direção muito específica.

Os mecanismos psicológicos permaneceram praticamente os mesmos, mas as formas e os meios de marketing esportivo se tornaram muito mais diversos.

Marketing no esporte: emoções e simbolismo

Em todas as disciplinas, as emoções são um dos fatores mais fortes que você pode usar no marketing esportivo. Eles agem em humanos como um forte motivador para outros padrões de comportamento ou ações. Dessa forma, uma pessoa pode adquirir informações factuais sobre um atleta ou clube, o que caracteriza a identidade como conhecimento da marca.

Por exemplo, estatísticas vencedoras ou características atléticas e pontos fortes dos atletas. Mas os aspectos emocionais são mais decisivos para a ligação a um clube ou para a admiração de um atleta. 

A avaliação emocional molda muito mais a atitude e, em última análise, também contribui para que as pessoas queiram apoiar um clube ou atleta e se tornarem torcedores.

Os elementos visuais são a melhor maneira de você simbolizar sua identidade ou simbolizar certas características e comunicá-las ao mundo exterior. Mesmo com decisões básicas como escolher a cor da camisa, você deve considerar vários critérios. Para as equipes, é claro, a respectiva cor do clube desempenha um papel importante. Mas você também tem que considerar os patrocinadores.

 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.