Leite de ovelha tem lactose? Benefícios e dicas!

Confira se o leite de ovelha tem lactose assim como o queijo de vaca, que é o leite animal mais comum, e veja se você pode consumir se tiver intolerância a lactose.

Apesar do leite de ovelha não ser tão comum quanto o leite de vaca, ele é bastante popular em alguns lugares. É um alimento nutritivo e pode ser um ótimo substituto para os leites tradicionais, principalmente para quem possui intolerâncias alimentares como à lactose.

O que é este leite?

O leite de ovelha é produzido através da glândula mamária das ovelhas, que são as fêmeas dos carneiros. Além de amamentar os filhotes das ovelhas, ele também faz parte da culinária de muitos países.

Estudos mostram que o leite de ovelha apresenta benefícios e características nutricionais muito superiores a outros tipos de leite animal, entre eles o leite de vaca, o leite de camelo, o leite de cabras e o leite de búfala.

Ele é usado na produção do queijo de leite de ovelha, além de ser também fazer parte da produção de queijos famosos como o queijo feta e o queijo roquefort.

O leite de ovelha tem lactose?

Muitas pessoas também questionam se o leite de ovelha tem lactose. Isso porque o problema da intolerância à lactose é bastante comum, atingindo em torno de 40% da população brasileira.

Este problema se dá pela baixa produção da enzima lactase, que é a responsável pela digestão da lactose. Quando há uma baixa quantidade desta enzima, ocorrem sintomas de desconforto durante a digestão da lactose, tais como azia, gases e má digestão.

É importante ressaltar que todos os leites de mamíferos têm lactose. Ou seja, com isso, o leite de ovelha tem lactose também.

Apesar de o teor de lactose no leite de ovelha ser muito parecido com o teor de lactose no leite de vaca, pesquisas mostram que o leite de ovelha possui teores de gorduras e proteínas maiores, alterando, assim, a relação entre os constituintes deste leite.

Esta configuração diferente faz com que a lactose presente no leite de ovelha seja mais bem tolerada pelo organismo. Portanto, o leite de ovelha tem lactose, mas esta é mais bem absorvida e tolerada do que a lactose em outros leites.

Quais são os benefícios do leite de ovelha?

Ovelhas

Veja, a seguir, alguns dos benefícios do leite de ovelha para a saúde e boa forma:

1. Promove a saúde dos ossos

O leite de ovelha é rico em cálcio e zinco, dois minerais que são muito importantes para a saúde. Em comparação com outros tipos de leite, este é um dos que mais contém estes minerais, sendo uma excelente fonte de cálcio.

Além disso, o leite de ovelha contém quase o dobro de vitamina D presente no leite de vaca. Tanto o cálcio quanto a vitamina D são importantes para ajudar na manutenção da densidade óssea saudável.

2. Fortalece o sistema imunológico

O zinco é um mineral presente em grandes quantidades no leite de ovelha e atua no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, este leite contém altos teores de vitamina A e vitamina E, que também são importantes para fortalecer o sistema imunológico.

3. É rico em nutrientes

Este leite é bastante nutritivo. Contém as vitaminas do complexo B, as vitaminas A, C, D e E. Além disso, este leite é rico em minerais como potássio, manganês, sódio, cobre, fósforo, zinco, entre outros.

4. Evita o envelhecimento precoce

O leite de ovelha é rico em substâncias antioxidantes, tais como as vitaminas A e E. Estes nutrientes atuam de forma a bloquear e eliminar os radicais livres do organismo e prevenir o estresse oxidativo. Sendo assim, reduz os riscos de desenvolvimento de uma doença crônica.

5. Estimula o desenvolvimento da massa muscular

O leite de ovelha possui, aproximadamente, 5,4 g de proteínas para cada 100 g de leite. As proteínas do leite são fundamentais para garantir o crescimento e o desenvolvimento da massa muscular.

Você já imaginava que o leite de ovelha tem lactose? Possui intolerância a lactose e por isso busca alternativas de leite? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Leite de ovelha tem lactose? Benefícios e dicas! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma