Jamais faça isso se quiser cozinhar de modo saudável

Então quer dizer que você decidiu seguir uma dieta balanceada e cozinhar de maneira mais saudável? Parabéns, esta é uma excelente notícia! Mas cuidado! Jamais cometa certos erros quando tentar cozinhar com mais saúde.

Essas mancadas que muitos dão sem querer passam longe de ser inofensivas. Elas podem contribuir com o excesso de peso ou inchaço e atrapalhar o aproveitamento de todos os nutrientes dos alimentos.

Certamente, você já deve estar se perguntando quais erros são esses, não é mesmo? Portanto, vamos conhecê-los agora:

1. Usar muitos molhos e temperos prontos

Por exemplo, eles podem aparecer para melhorar o sabor de uma salada ou outro prato saudável. Ou então a pessoa faz seus molhos com aqueles cubinhos ou sachês de tempero pronto.

O problema é que esses produtos são cheios de glutamato monossódico e de sal. Essas substâncias contribuem não somente com o inchaço, mas também com a elevação da pressão arterial.

Assim, no lugar desses molhos e temperos prontos, é muito melhor preparar versões caseiras com ingredientes saudáveis, como ervas, especiarias, legumes e verduras, ao lado de bem pouco ou nada de sal.

Está sem ideias? Então, confira o tempero caseiro com legumes e ervas e os molhos light para saladas.

2. Errar na escolha do molho caseiro

Quando falamos em molho caseiro, nos referimos a um molho caseiro saudável, ok? É preciso esclarecer porque nem todos são assim.

Por exemplo, o molho branco ou quatro queijos contém muita gordura e calorias. Consequentemente, favorece o ganho de peso.

Para termos uma noção, um macarrão com molho branco ou de queijo pode ter o dobro das calorias do macarrão com molho bolonhesa ou de tomate. Conheça então opções de molho de tomate caseiro e light.

3. Deixar o azeite ou óleo atingir o ponto de fumaça

O azeite de oliva é um óleo muito saudável e até dá para cozinhar com ele, desde que o ingrediente não atinja o ponto de fumaça. Mas o que é o ponto de fumaça? Bem, ele ocorre quando o óleo ou azeite na panela começa a soltar um vapor.

O grande problema de deixar chegar ao ponto de fumaça é que o azeite ou outro óleo de escolha perde as suas propriedades benéficas.

4. Ingerir muito sal

Ao passar para uma dieta mais saudável, a pessoa pode achar que a comida está sempre sem sabor. Embora não use os molhos e temperos prontos do primeiro tópico, ela abusa do sal para reforçar o gosto.

Consumir muito sal resulta em muito sódio no organismo, um mineral que em excesso faz bastante mal para a saúde. Muito sódio aumenta a pressão, desidrata e pode causar inchaço.

Além disso, o excesso de sódio tem relação com acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, osteoporose, câncer no estômago, doença nos rins e cálculos renais (pedra nos rins), conforme advertiu a Associação Americana do Coração.

O pior de tudo é que comer muito sal altera o paladar e faz ficar viciado na comida muito salgada. Para evitar esse vício, deixe o sal na cozinha e nem leve para a mesa na hora das refeições.

Do mesmo modo, o ideal é seguir o mesmo conselho do primeiro tópico e temperar bem a comida com ervas e especiarias naturais. Que tal conhecer as ervas que ajudam a emagrecer?

5. Cozinhar demais os legumes

Além de deixar o legume com uma textura ruim e nada atrativa, cozinhá-lo por muito tempo faz com que o alimento perca vitaminas e minerais.

Para evitar que isso aconteça, o melhor a se fazer é cozinhar os legumes ao vapor e pelo mínimo possível de tempo.

6. Descascar as frutas e vegetais

Sempre que possível, é importante consumir as frutas e vegetais com as cascas. É lá onde eles contêm mais fibras, que ajudam na saciedade, além de mais antioxidantes, vitaminas e minerais.

Logicamente, não dá para comer a casca do abacaxi, embora existam receitas com casca de abacaxi. Entretanto, dá para comer a maçã ou a pera com casca. Até mesmo a casca da abóbora se pode consumir, desde que a asse no forno.

Conheça também as dicas da nossa nutricionista em vídeo sobre os maiores erros de quem quer cozinhar saudável:

Fontes e Referências Adicionais

Você já cometeu algum desses erros? Quais? Conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Jamais faça isso se quiser cozinhar de modo saudável Aparece primeiro em Mundo Boa Forma