Hora de retomar os treinos

A fase de volta aos treinos por causa do período de quarentena será um período difícil de readaptação e retomada da rotina. Nada melhor que correr ao ar livre, junto à natureza, para desanuviar esse período confinado. Muita gente teve que dar uma parada ou simplesmente desacelerar nos treinos. Aproveitamos para descansar o corpo, mas esse retorno será essencial para “limpar” a cabeça depois desse tempão. Acabamos comendo mais, bebendo mais e treinamos menos. Este break pode até ter sido de alguma importância para a recuperação do organismo.

Será difícil a retomada, pois nosso corpo e nossa cabeça se acostumam facilmente com o conforto da pouca ou nenhuma atividade física. Podemos ter ganhado um pouco de peso e, mesmo praticando alguma atividade física leve durante o período, a forma física plena foi perdida e precisamos de muita determinação e disciplina nessa hora. É muito importante tentar, logo de saída, organizar a rotina de treinos, com seus horários, o que ajuda e muito na quebra da inércia. 

Retornar à alimentação correta e aos hábitos de treinos complementares faz com que nosso organismo se adapte mais rapidamente e haja a garantia de uma maior motivação para o início do processo evolutivo neste novo período de adaptação. O planejamento ideal e organizado deste reinício e o aumento progressivo de volume melhoram a condição física mais rapidamente e minimizam a possibilidade de quadros de lesão. É muito importante ficar atento — qualquer problema por início inadequado pode pôr abaixo qualquer plano de preparação. 

Assim como o volume, a intensidade dos treinos deve ser aumentada progressivamente e com muita atenção, para que o corpo se adapte de acordo com suas possibilidades em cada momento desse processo adaptativo. É importante também ser determinado para vencer a inércia, assim como cuidadoso para evitar os exageros. Depois de um período de pouca atividade, temos que redobrar os cuidados. É nesse momento que a atenção aos menores sinais de alteração deve estar mais sensível. Bons treinos e boas corridas. Estamos quase de volta!

The post Hora de retomar os treinos appeared first on Ativo.

O conteúdo Hora de retomar os treinos Aparece primeiro em Ativo