Homeopatia Para Ansiedade, Insônia e Depressão – Como Funciona

Homeopatia

Veja como funciona a homeopatia para ansiedade, insônia e depressão e as mais diversas substâncias que servem para esses tratamentos.

A homeopatia é uma medicina alternativa liberada pela OMS, Organização Mundial da Saúde, usada como um tratamento natural para determinadas condições de saúde, que inclui a ansiedade, insônia e depressão.

Muitas pesquisas foram realizadas a fim de determinar se a homeopatia é um tratamento que de fato funciona para tratar essas doenças.

É importante ressaltar que muitos
relatos disponíveis sobre esse tipo de medicina alternativa podem ser falhos,
tendenciosos ou não científicos, e por isso, muitas pessoas ainda não se sentem
totalmente seguras com este tratamento.

Porém, a homeopatia oferece poucos ou nenhum – dependendo qual e para que é utilizada – efeito colateral se administrada de forma correta, e pode até mesmo ter o efeito de um placebo. Veja em maiores detalhes o que é e como funciona.

Aproveite que está aqui e veja como funciona a homeopatia para emagrecer, além de conhecer outras opções de remédio para ansiedade natural.

O que é homeopatia

A homeopatia foi inventada no século XVIII pelo médico alemão Samuel Hannemann seguindo a lógica de que as mesmas substâncias que causam os sintomas de uma doença podem ser usadas para tratá-las.

Essa medicina alternativa engloba mais de 2 mil tipos de remédios que podem ser extraídos de fonte animal, mineral ou vegetal, que são diluídos em água.

Embora algumas dessas substâncias possam ser tóxicas, elas são altamente diluídas, e quando estudadas sob microscópio, os níveis são muito baixos ou até mesmo indetectáveis, já que esse método extrai a parte principal dessas substâncias que é a responsável por seus efeitos.

Como funciona a homeopatia para ansiedade, insônia e depressão

Os medicamentos homeopáticos são
considerados medicamentos de “energia vibracional e trabalham com princípios
similares à medicina tradicional chinesa (acupuntura), Reiki e cinesiologia
para ajudar a efetuar mudanças no campo energético (chakras) de uma pessoa.

Embora as pessoas possam adoecer
tanto nos níveis físico, emocional, psicológico ou qualquer combinação deles,
de acordo com essa medicina alternativa, no mais profundo, esses problemas se
originarão do “corpo energético” (chakras).

O tratamento, quando bem-sucedido, gradualmente irá se filtrar para os níveis mais superficiais, levando a uma melhor saúde tanto na área física e/ou emocional como mental.

No caso do tratamento da ansiedade, insônia e depressão, uma vez que o paciente é bem compreendido pelo homeopata, as razões para os sintomas do paciente também podem ser compreendidas no contexto dos eventos e circunstâncias de sua vida, então, será selecionado um remédio que melhor se adeque a esses sintomas, levando a um melhor estado de saúde geral em todos os níveis.

Homeopatia para ansiedade

Alguns dos remédios homeopáticos indicados para pessoas que sofrem de ansiedade são:

  • Kali phophoricum: Destinado à pessoas que são vulneráveis ao estresse ou ficam sobrecarregadas, ou seja, que a ansiedade resulta do fato de que ela têm muitas coisas para fazer ou ambições assustadoras, e isso tende a ter um impacto físico sobre elas.
  • Argentum Nitricum: O argentum nitricum é recomendado para tratar a ansiedade causada devido à incerteza, e isso inclui hipocondria, medo de coisas do dia a dia, claustrofobia e medo de altura. A ansiedade baseada em incertezas pode vir acompanhada de distúrbios digestivos como diarreia e uma enorme vontade de comer doces.
  • Pulsatilla: Os homeopatas indicam essa homeopatia para ansiedade infantil que pode precisar de muita confiança e apoio de outras pessoas para se sentir melhor.
  • Gelsemium: Esta homeopatia para ansiedade é para pessoas que enfrentam ansiedade devido a sentimentos de inadequação, que em sua maioria são pessoas instáveis e tímidas. Elas podem experimentar agorafobia, medo de falar em público, evitar multidões e estar vulnerável a desmaios. Frequentemente desejam estar sozinhas e evitam a pressão insistente de outras pessoas.
  • Arsenicum Album: Indicado para tratar ansiedade devido ao medo da escuridão, solidão e de ser imperfeito. Pessoas com esse tipo de ansiedade temem ficar sozinhas e podem aliviar a ansiedade através da crítica ou controle das outras pessoas. Elas também podem sentir frio com frequência.
  • Stramonium: Ideal para ansiedades que inclui medos noturnos, pesadelos ou pensamentos sombrios enquanto estão acordadas. As pessoas com esse tipo de ansiedade geralmente sentem medo do escuro, de ficaram sozinhas e se sentem especialmente assustadas ao pensar em monstros ou figuras monstruosas. A imaginação tende a piorar esse tipo de ansiedade.
  • Fósforo: Acredita-se que o fósforo homeopático seja bom para pessoas com ansiedades sociais, que quando ansiosos ou irritados, sentem dificuldades em se concentrar, realizar tarefas e/ou se dispersam. Esse tipo de ansiedade pode estar ligado a uma necessidade de aprovação tanto em círculos sociais como em relacionamentos românticos.
  • Ignatia: Homeopatia para ansiedade indicada para as pessoas que experimentam esse sentimento devido à dor ou perda. As pessoas que se encaixam nessa descrição são geralmente muito sensíveis e propensas a mudanças de humor, podendo passar do riso às lágrimas em questão de segundos.
  • Aconitum Napellus: Esse remédio homeopático é indicado para ansiedade intensa, súbita, medo ou pânico que pode estar relacionado a traumas do passado. Os sintomas deste tipo de pânico incluem pele e boca seca, bem como batimentos cardíacos acelerados.
  • Kali arsenicosum: Os homeopatas recomendam para pessoas que sofrem de ansiedade baseada na saúde. As condições incluem hipocondria, limpeza excessiva e até medo de ataques cardíacos. Elas podem ter pensamentos acelerados e dificuldade para dormir, além de que podem temer a morte, estão propensas a sentir frio e são vulneráveis a ataques de pânico.
  • Calcarea Carbonica: As pessoas que precisam de calcarea podem ter sintomas semelhantes às que poderiam se beneficiar com arsenicum, pois desenvolvem medo de sair de qualquer rotina que se sintam seguras. A ansiedade piora quando os planos mudam e com isso elas sentem dificuldade em seguir adiante.
  • Lycopodium: Semelhante ao gelsemium, o lycopodium é indicado para as pessoas que não têm autoconfiança e sentem medo de falar em público, mas para esconder esse medo, podem falar muito ou muito alto.
  • Silica: muito parecida com o lycopodium e o gelsemium, é indicado para pessoas que temem experimentar coisas novas, receber muita atenção e falar na frente dos outros. Para aliviar os seus medos, elas tendem a trabalhar muito, se tornando workaholics (“viciados” em trabalho).  

Homeopatias para insônia

As principais homeopatias para
insônia são:

  • Chamomilla: Chamomilla ou camomila é recomendada para as pessoas que geralmente estão irritadas e muitas vezes são frenéticas, sentindo dores ou irritabilidade e dizem que “não aguentam mais”. Elas podem sentir o sintoma peculiar de estar sonolenta durante o dia, mas mesmo assim são incapazes de dormir. Essa irritabilidade ocorre com frequência em bebês que insistem em serem carregados.
  • Nux vômica: Na clássica insônia Nux vômica, muitas vezes o paciente pode dormir cedo, mas acorda às 3:00 ou 4:00 da manhã com grande atividade mental ou preocupações, e quando a hora de acordar se aproxima, ele finalmente se sente capaz de dormir, mas em vez disso precisa se levantar e permanece em um estado muito cansado e irritável.
    Este tipo de insônia aguda é comumente causada pelo uso excessivo de drogas e/ou estimulantes, incluindo café e bebidas alcoólicas ou pelo excesso de trabalho ou estudo. As pessoas com este tipo de insônia ficam facilmente irritadas, impaciente e são muitas vezes frias, nervosas e emotiva.
  • Arnica: A arnica é um remédio bastante popular entre as pessoas com contusões e outros tipos de machucados, porém também é ideal para quem precisa tratar a insônia causada por algum acidente recente ou realizaram um grande esforço, tensão e/ou “jet lag” – distúrbio no sono que pode afetar as pessoas que viajam rapidamente em vários fusos horários (longas viagens de avião) e se sentem exaustos por não conseguir dormir. Também é uma homeopatia indicada para quem tem pesadelos relacionados aos acidentes ou lesões que sofreu no passado.
  • Capsicum: É indicado para as pessoas que sofrem de insônia devido a saudade ou estados emocionais semelhantes e muitas vezes ocorre rubor facial.
  • Beladona: As pessoas que precisam desse remédio são aquelas que até sentem sono, mas são incapazes de dormir. Geralmente acordam de repente. Ranger os dentes durante o sono é um sintoma muito comum, e elas são muito inquietas. Este tipo de insônia é frequentemente visto nas pessoas que sofrem de alguma doença aguda ou febre.
  • Coffea cruda: Beber café faz com que a pessoa se sinta mais desperta e um pouco mais animada e quando preparado homeopaticamente, é indicado para pessoas neste mesmo estado, que pode ser causado por excitação prazerosa, alegria ou surpresas súbitas felizes. Esse estado pode ocorrer em pessoas que beberam demais ou que estão excessivamente cansadas após longas jornadas. Quando a pessoa se deita para dormir, a mente está simplesmente acordada com muitas ideias.
  • Staphysagria: Os homeopatas recomendam essa homeopatia para as pessoas que não sentem sono após um ataque de raiva ou depois de uma disputa em que sua honra foi ferida e acabam suprimindo a sua raiva. Normalmente, os pacientes que precisam desse remédio se sentem frequentemente irritados e ofendidos com facilidade.
  • Aconite: Também utilizado para tratar a ansiedade, é indicado para quando a pessoa está inquieta e com um tipo de medo e angústia. Este estado ocorre frequentemente nos estágios iniciais de uma doença aguda repentina, geralmente após um resfriado, porém também pode ser causado devido a um choque ou medo, como um acidente grave, operação ou desastre natural.
  • Cocculus: Os homeopatas indicam o cocculus para as pessoas que sofram com insônia devido à exaustão, o que geralmente ocorre devido à perda de sono que está associada à vigia noturna ou a alguma doença e o sono pode ser interrompido fazendo com que a pessoa acorde com frequência.
    Os pacientes que precisam desse remédio geralmente são emocionalmente sensíveis, intolerantes à contradições, facilmente ofendidos ou podem estar extremamente tristes. Dores musculares são um sintoma que frequentemente responde a essa homeopática.
  • Gelsemium: As pessoas que precisam desse remédio, que também é uma homeopatia para ansiedade, costumam estar sempre aborrecidas, sonolentas e até mesmo trêmulas, no entanto, não conseguem dormir plenamente, mesmo se os seus corpos estão imóveis e parecem fisicamente adormecidos.

Homeopatia para depressão

Algumas homeopatias indicadas para
depressão são:

  • Mercurius
    solubilis hahnemanni:
    Para
    pessoas com mudança de humor repentina, que estão nas profundezas da depressão,
    chegando a ter pensamentos suicidas.

Estão sempre com pressa e isso pode se manifestar em suas falas, levando-as a gaguejar, além de terem muita energia nervosa que se manifesta com espasmos, e podem ser muito impulsivas, porém também apáticas.

Elas podem ser impulsivas, apáticas e gostam de mudar as coisas. Suspeitam das outras pessoas e temem que algo ruim possa acontecer. Nas mulheres, a TPM pode piorar esses sentimentos.

  • Natrum muriaticum: Indicado quando a depressão começa devido a uma perda como por exemplo a morte de um ente querido ou o fim de um relacionamento. Tendem a ser pessoas muito boas em guardar ressentimentos inclusive durante muitos anos.
    Suas emoções são controladas e por isso raramente choram na frente das outras pessoas, o que por sua vez cria uma aparência insensível ou fria e tendem a se apaixonar por pessoas intangíveis, muitas vezes por que são vulneráveis e têm medo de rejeição.
  • Stannum metallicum: Tradicional na medicina chinesa por beneficiar os pulmões bem como ajudar certos tipos de depressão. As pessoas que respondem melhor a esta homeopatia para depressão são as que se sentem deprimidas, ansiosas e muitas vezes sem esperança, sentindo-se o tempo todo desanimada e com vontade de chorar mesmo que isso faça com que se sinta pior. Podem ficar obcecadas com o que os outros pensam ou postam nas redes sociais sobre elas e quantas “curtidas” suas postagem recebem.
  • Calcarea carbônica: É benéfica para a depressão especialmente dominadora quando os pacientes podem se sentir abatidos, no fundo do poço e se sentem tão sobrecarregados e exaustos que não conseguem sair de lá. Preocupam-se com tudo, o trabalho parece uma tarefa difícil que apenas acumula e nunca termina. Tendem a sofrer com muita insegurança e podem preferir ficar sozinhos e chorar.
  • Aurum metallicum: Esta homeopatia é indicada para pessoas que têm sentimentos de total desamparo e uma depressão bastante profunda. Quando estão sozinhas, sentem-se pior e por isso frequentemente são vistas como viciadas em trabalho, pois passam o tempo todo no escritório.

Sentem como se houvesse uma nuvem negra de melancolia e ficam piores quando ocorre uma perda no trabalho ou uma decepção amorosa. Vivem cheias de arrependimentos e muitas vezes se sentem negligenciadas, chegando até a acreditar que o suicídio é a única alternativa.

Você já experimentou um tratamento com homeopatia para ansiedade, insônia ou depressão? Conhece alguém que teve resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Homeopatia Para Ansiedade, Insônia e Depressão – Como Funciona Aparece primeiro em Mundo Boa Forma