Gripe ou Sinusite – Qual a Diferença? Sintomas, Prevenção e Tratamento

Gripe ou sinusite

Entenda se, de acordo com os sintomas, você está com gripe ou sinusite, conheça quais são as diferenças, prevenção e tratamento de cada uma.

Você acorda espirrando, com o nariz entupido, tossindo, suando frio e acredita que é apenas uma gripe, porém, com o tempo você passa a se perguntar se é apenas isso mesmo.

A gripe e a sinusite podem ter muitos sintomas parecidos, e por isso às vezes pode ser difícil entender a diferença entre os dois e quando é hora de fazer uma visita ao seu médico.

Por isso, veja agora qual a diferença e entenda se você está com gripe ou sinusite. Outra dúvida que pode surgir é se você está com gripe ou resfriado. Vale a pena aproveitar também para conferir os sintomas da alergia respiratória.

Diferença entre gripe e sinusite

A gripe e a sinusite muitas vezes são confundidas, já que ambas apresentam sintomas semelhantes, o que torna mais difícil poder diferenciá-las a tempo para prevenir que a pessoa fique ainda mais doente.

Para saber se alguém está nos estágios iniciais da gripe ou se trata-se de uma infecção sinusal, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e quais são os sintomas que distinguem as duas doenças.

O que é gripe?

A gripe é uma doença respiratória contagiosa causada pelo vírus Influenza – o vírus da gripe. Ela pode ter sintomas desde leves até mais graves, e embora não seja muito comum, ela inclusive pode levar à morte. A gripe é diferente do resfriado e geralmente aparece de repente.

As pessoas que estão com gripe frequentemente sentem os
seguintes sintomas:

  • Tosse;
  • Dores musculares ou corporais;
  • Nariz escorrendo;
  • Febre ou sensação de febre/calafrios;
  • Nariz entupido;
  • Dor de garganta;
  • Fadiga.

Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, porém esses sintomas são mais comuns em crianças do que em adultos.

Embora um dos sintomas seja a febre, é importante saber que
nem todas as pessoas com gripe terão febre.

A gripe geralmente se instala no sistema respiratório,
produzindo sintomas semelhantes a pneumonia, resfriado e bronquite. Ela dura em
média cerca de 5 a 7 dias, porém alguns sintomas menores podem durar uma ou
duas semanas, como fadiga, tosse e dor.

O que é sinusite?

A sinusite trata-se de uma infecção sinusal que ocorre quando o fluido é preso ou bloqueado nos seios nasais permitindo que os germes cresçam. As infecções sinusais normalmente são causadas por um vírus e em alguns casos por bactérias.

Além disso, há outras condições que podem causar sintomas semelhantes aos da sinusite, como as alergias, infecções fungais e poluentes – substâncias químicas ou irritantes que são transportadas pelo ar.

É por isso que ela é comumente confundida com gripe ou rinite alérgica.

Essa condição apresenta os seguintes sintomas:

  • Perda do sentido do olfato;
  • Mal hálito;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Fadiga;
  • Pressão ou dor facial;
  • Nariz escorrendo;
  • Tosse;
  • Gotejamento pós-nasal (o muco escorre desde o nariz até a garganta);
  • Nariz entupido;
  • Dor de garganta.

A sinusite geralmente dura muito mais do que a gripe, podendo durar até 8 semanas, e como muitos dos seus sintomas são semelhantes ao da gripe, às vezes a pessoa pode não os reconhecer imediatamente, principalmente porque são mais sutis e vão se acumulando com o tempo.

Então, estou com gripe ou sinusite?

Ainda que possa parecer difícil diferenciar essas duas
doenças, há algumas perguntas que você pode fazer para decidir rapidamente se
está com gripe ou sinusite. São elas:

Estou com febre?

Embora você possa sentir febre leve quando está com sinusite, isso é algo raro, ao contrário da gripe, que geralmente provoca um aumento em sua temperatura.

Onde sinto dor?

As dores vêm com ambos os vírus, mas são muito mais localizadas quando há uma infecção sinusal.

A gripe espalha dores musculares por todo o corpo, ao contrário da sinusite, que causa dor no rosto, garganta, mandíbula e peito. Uma tosse pode vir acompanhada de ambas as doenças, mas as pessoas com sinusite normalmente só tossem à noite.

Estou com sinusite ou nariz escorrendo?

Olhe o seu muco. Se ele estiver amarelo ou verde, trata-se de uma infecção sinusal. Se vier acompanhado de pressão facial e desconforto, pode-se dizer facilmente que é sinusite.

Há quanto tempo me sinto doente ou fatigado?

A gripe pode te atingir fortemente, mas provavelmente não durará por muito tempo. O vírus geralmente leva apenas uma semana para passar. Por outro lado, uma infecção sinusal pode durar semanas.

O nível de fadiga também é diferente; no caso da gripe, o nível de energia é muito menor em comparação com a sinusite.

Me sinto tonto ou com náuseas?

Esses são outros sintomas que podem ser encontrados em ambos os vírus, mas no caso da gripe eles costumam ser muito mais graves.

Essas perguntas irão te ajudar a descobrir se está com gripe ou sinusite, e embora ambas tenham muitos sintomas parecidos, no caso da gripe eles são frequentemente muito mais graves, mas a sinusite pode durar muito mais tempo.

Prevenção da gripe

A melhor maneira de prevenir a gripe sazonal é tomando a vacina da gripe todos os anos, porém, bons hábitos de saúde, como cobrir a tosse e lavar as mãos com frequência podem ajudar a deter a propagação de germes e prevenir doenças respiratórias como a gripe.

Veja essas dicas de como prevenir a gripe.

  1. Fique em casa quando estiver doente: Se possível, fique em casa quando estiver gripado, pois isso ajudará a evitar que propague sua doença para outras pessoas.
  2. Evite contato próximo: Evite ter contato próximo com outras pessoas que estão doentes, e quando você estiver doente, mantenha a distância dos outros para protegê-los de ficarem doentes também.
  3. Cubra o seu nariz e boca: Ao tossir ou espirrar, cubra o seu nariz e boca, pois isso pode impedir que as pessoas ao seu redor adoeçam. A gripe e outras doenças respiratórias graves, como a pandemia do novo coronavírus, o vírus sincicial respiratório (VSR), a coqueluche e a síndrome respiratória aguda grave (SARS) são transmitidos por tosse, mão sujas e espirro.
  4. Limpe suas mãos: Lavar as mãos com frequência ajudará a protegê-lo dos germes. Se o sabão e a água não estiverem disponíveis, usa uma fricção para as mãos à base de álcool.
  5. Evite tocar seus olhos, boca e nariz: Os germes geralmente se espalham quando uma pessoa toca algo contaminado por eles e depois toca os olhos, boca ou nariz.
  6. Pratique outros bons hábitos de saúde: Desinfete e limpe bem as superfícies tocadas com frequência em casa, no trabalho ou na escola, especialmente quando alguém está doente. Durma bastante, seja fisicamente ativo, controle o estresse, coma alimentos nutritivos e beba muitos líquidos.

Prevenção da sinusite

Veja algumas medidas que você pode tomar para reduzir as suas chances de sofrer com uma infecção sinusal:

  • Use um descongestionante enquanto estiver no avião: Viagens aéreas podem piorar problemas de sinusite para algumas pessoas, e isso ocorre devido às mudanças na pressão do ar. Se você tem sinusite crônica, use descongestionantes ao voar para reduzir o desconforto associado ao acúmulo de pressão em seus seios nasais.
  • Fique menos tempo na piscina: Nadar pode causar estragos em seus seios nasais. Mergulhar e nadar debaixo d’água pode fazer com que a água entre forçadamente pelas passagens nasais e vá até os seios nasais. A sinusite também pode ser desencadeada a partir do cloro, que irrita o revestimento dos seios nasais. Evite fumaça e poluentes: Fumantes e pessoas expostas à fumaça do cigarro são mais propensos a infecções sinusais. Se você é fumante, parar de fumar pode diminuir a gravidade da sinusite crônica. Outros produtos químicos e poluentes com odores fortes também podem irritar os seios nasais. Evite a exposição prolongada à tinta, gasolina, produtos de limpeza industrial e outros produtos químicos para reduzir a irritação e a inflamação dos seios nasais.
  • Aumente os seus antioxidantes: A melhor maneira de prevenir a sinusite é mantendo uma dieta saudável. Aumente a sua ingestão diária de vegetais e frutas, especialmente os ricos em antioxidantes como uvas, nozes, frutas vermelhas, brócolis, espinafre e feijão. Esses alimentos são ricos em antioxidantes que irão impulsionar o seu sistema imunológico e assim, combater a sinusite.
  • Tratar prontamente alergias e resfriados: É importante tratar rapidamente alergias e resfriados para evitar que uma infecção secundária se desenvolva nos seios da face. Reduza a congestão nasal usando frequentemente um spray nasal. Beba muito líquido quando tiver um resfriado, pois isso mantém a drenagem do muco.
  • Faça um teste de alergia: Se você sofre com problemas frequentes de sinusite, pode ser que esteja com uma rinite alérgica. Um exame de alergia determinará as causas e os desencadeantes de qualquer alergia que possa ter. Alérgenos como pelos de animais, mofo, ácaros e pólen podem desencadear a sinusite crônica, e é por isso que a sinusite também é confundida com gripe ou rinite.

Tratamento para gripe

Quando você começar a sentir os sintomas semelhantes aos da gripe, marque uma consulta com o seu médico de cuidados primários imediatamente. Muitos sintomas da gripe ocorrem porque o seu corpo está lutando contra o vírus e eles não são prejudiciais.

Seu médico poderá ajudá-lo a administrar esses sintomas, impedir que o vírus progredia e ajudar a evitar complicações mais sérias.

Fique em casa e descanse. Seu corpo precisa de descanso. Na
maioria dos casos, a gripe pode ser tratada em casa por meio de repouso e medicação.
Esteja sempre consciente do que o seu corpo está lhe dizendo e não ignore os
sintomas do que pode vir a ser uma complicação mais séria, já que a gripe pode
levar a infecções bacterianas, como pneumonia. Se a sua febre é consistente,
marque uma consulta com o seu médico.

Tratamento para sinusite

O médico irá determinar se você está com sinusite ao
perguntar pelos sintomas e fazendo um exame físico. Às vezes eles também fazem
uma raspagem no interior do nariz.

Se a infecção sinusal for causada por bactérias, pode ser necessário fazer o tratamento com antibióticos. Os antibióticos não irão ajudar a tratar uma infecção sinusal causada por um vírus ou uma irritação causada por poluentes por exemplo. Essas infecções quase sempre melhoram sozinhas, e o tratamento com antibióticos nesses casos pode até causar danos tanto em adultos como em crianças.

Se os sintomas persistirem por mais de 10 dias, programe uma
consulta de acompanhamento com o seu profissional de saúde para uma
reavaliação.

Preste atenção nos sintomas para tentar entender se o que você tem é gripe ou sinusite e siga as dicas acima. Lembre-se de que a sinusite pode ser confundida com gripe ou rinite. Assim, caso os sintomas persistam, procure o seu médico para que ele possa falar o que você tem e fazer o tratamento correto.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma sofrer com gripe ou sinusite? Quais remédios você toma quando isso acontece? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Gripe ou Sinusite – Qual a Diferença? Sintomas, Prevenção e Tratamento Aparece primeiro em Mundo Boa Forma