Grávida Pode Tomar Chá de Erva-Doce? Faz Mal?

Erva-doce

Confira se uma mulher grávida pode tomar chá de erva-doce ou se essa bebida é um dos itens que devem ser evitados durante a gestação.

A erva-doce é uma planta que também pode ser popularmente chamada de anis-verde, aniz e pimpinela-branca. Algumas pessoas têm o costume de utilizá-la para combater problemas como azia, má digestão, gases e dor de barriga.

Outras utilizam essa erva aromática na culinária, como aromatizante de bebidas ou na perfumaria. Acredita-se que ela apresente nutrientes importantes como potássio e vitamina C em sua composição, além de quantidades pequenas de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, cobre, ferro, manganês e zinco.

Por esse motivo existem tantos benefícios do chá de erva-doce para a saúde e boa forma e muita gente procura aprender como plantar erva-doce em casa para ter a sua própria em casa.

Mas será que são todas as pessoas podem tomar um chá de erva-doce ou algumas precisam ter cuidado com a bebida? Por exemplo, você já ouviu falar que ela faz mal para as gestantes?

Será que a grávida pode tomar chá de erva-doce?

Alguns nutricionistas alertam que, quando consumida em excesso, a erva-doce pode provocar efeitos colaterais como reações alérgicas, náuseas e vômito – o que certamente não é nada agradável para uma gestante que já precisa lidar com os sintomas de uma gravidez, não é mesmo?

Além disso, o óleo de erva-doce é contraindicado ao longo de uma gestação pois pode aumentar os níveis de estrogênio, e dessa forma estimular a menstruação.

Quando os óleos essenciais da erva-doce são consumidos em excesso, existe o risco de haver hipersensibilidade cutânea, respiratória e gastrointestinal, além da chance de que distúrbios como paralisias musculares e congestão cerebral sejam desenvolvidos (para qualquer pessoa).

Por outro lado, o chá de erva-doce pode ser utilizado na gravidez em casos de ansiedade ou de dores leves.

De acordo com informações, o chá de erva-doce possui propriedades calmantes e digestivas que promovem uma sensação de relaxamento tanto para a futura mamãe quanto para o seu filho.

Durante a gestação, a futura mamãe deve optar pelos chás calmantes claros, entretanto, não deve consumi-los diariamente. Os mais indicados são justamente os chás de erva-doce e o chá de erva cidreira, que também apresenta efeito calmante.

Ou seja, uma grávida pode chá de erva-doce, sempre com parcimônia, já que a bebida não exerce nenhum tipo de efeito em relação ao útero ou ao neném.

No entanto, vale ressaltar o fato de existirem poucos estudos a respeito dos efeitos das plantas medicinais ao longo dos nove meses de gestação, e por isso o ideal é sempre conversar com o obstetra.

O modo de usar também importa

Quando queremos saber se a grávida pode tomar chá de erva-doce ou qualquer outro tipo de chá à base de ervas ou não precisamos obrigatoriamente pensar na questão da dosagem.

Isso porque, mesmo quando se trata de um chá liberado para uma gestante, uma utilização inadequada, principalmente em quantidades exageradas, poderá sim trazer malefícios.

Daí mais um motivo de ser tão importante conversar com o médico não simplesmente para saber se pode tomar o chá de erva-doce, como também para entender em que quantidade e frequência máxima a bebida pode ser ingerida.

É importante levar em consideração ainda que as recomendações do médico podem variar de gestante para gestante. Isso porque cada gravidez apresenta as duas particularidades, podendo existir diferentes graus de riscos e necessidades para cada futura mamãe e neném.

Mais importante do que saber se a grávida pode tomar chá de erva-doce

É que a mulher que espera um neném conte com o acompanhamento individualizado com o médico e o nutricionista para saber tudo o que pode e não pode fazer, comer e beber ao longo de toda a sua gestação.

Precisamos registrar que embora sejam produtos naturais, diversos chás são contraindicados para as grávidas. Portanto, antes de começar a tomar qualquer um, a gestante realmente precisa consultar o médico.

Além disso, vale a pena conhecer quais são os alimentos essenciais para grávidas e quais são os alimentos proibidos na gravidez para evitá-los.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar chá de erva-doce? Costuma tomar algum chá durante a gravidez? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Grávida Pode Tomar Chá de Erva-Doce? Faz Mal? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma