Gelo ou Água Quente para Torção no Pé?

Torção no pé

Vale a pena usar gelo ou água quente para torção no pé? Até quanto tempo depois da lesão e como tratar da melhor forma? Saiba tudo!

Uma torção no pé ocorre quando as fibras dos ligamentos que suportam o tornozelo são esticadas ou torcidas. Em uma torção de primeiro grau, as fibras são esticadas, no caso de torção de segundo grau parte do(s) ligamento(s) estão torcidas, enquanto que uma torção de terceiro grau é definida como uma ruptura completa do(s) ligamento(s) que sustentam o tornozelo. Saiba mais sobre a entorse de tornozelo aqui.

A gravidade da lesão irá determinar a quantidade de tempo de repouso, o tipo de tratamento e reabilitação. Embora varie muito, é muito comum que logo que a lesão ocorra, as pessoas coloquem ou gelo ou água quente para tratar. Mas afinal, qual é o melhor? Gelo ou água quente para torção no pé?

Tratamento com gelo

O tratamento com gelo é usado com mais frequência para lesões agudas para reduzir o inchaço, inflamação e dor. A inflamação é uma resposta natural do corpo a uma infecção ou lesão em que os vasos sanguíneos e os tecidos incham para permitir que as células imunológicas tenham acesso mais próximo ao local do dano.

Embora seja vital para a cura, a inflamação quando descontrolada pode causar dor e extremas incapacidades.

Se você sofreu uma lesão física como uma torção no pé nas últimas 48 horas, colocar gelo pode ajudar a minimizar o inchaço, reduzir o sangramento dentro dos tecidos e aliviar espasmos musculares e a dor.

Os tratamentos com gelo também podem ser usados como tratamento de rotina para doenças crônicas, como por exemplo lesões causadas por excesso em atletas (como tendinose, tendinite ou bursite). Ele normalmente e aplicado imediatamente após a atividade física para tratar e prevenir a inflamação.

Como usar o gelo com segurança

Muitas pessoas costumam pegar o gelo do freezer e envolvê-lo em pedaços de pano ou sacolinhas, mas você também pode encontrar no mercado bolsas com gel congeláveis que são vendidas exatamente para este propósito. Além disso, uma dica é usar pacote de ervilhas congeladas, por exemplo.

Para usar gelo com segurança em uma
lesão:

  • Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele; use sempre uma barreira que pode ser um pano ou uma toalha fina.
  • Nunca mantenha o gelo em um mesmo lugar por mais de algum minuto, e faça sempre movimentos com ele para evitar o congelamento.
  • Se sentir agulhadas, uma “dor espinhosa” ou a pele ficar rosa ou vermelha, retire o gelo do local.
  • Caso sofra com problemas cardíacos, nunca use gelo no ombro esquerdo.

Tratamento com água quente

O tratamento com água quente, ou como também é chamado “tratamento térmico”, é usado para tratar condições crônicas, pois ajuda a relaxar os tecidos e estimula o fluxo sanguíneo para a articulação ou músculo afetado. O calor é normalmente usado para tratar lesões por excesso de uso antes que uma ação seja realizada.

O calor pode ser uma forma eficaz de alívio da dor caso ela ocorra devido a uma tensão muscular. O aquecimento pode ajudar a relaxar os tecidos e soltar as articulações rígidas, e por isso ele é mais adequado para condições músculo-esqueléticas, como por exemplo artrite e distensões musculares.

Toalhas aquecidas a vapor ou almofadas
de aquecimento húmidas podem intensificar a penetração de calor nos músculos.
Algumas pessoas acham que esse calor úmido proporciona um alívio melhor para
dores do que o calor seco.

Como tratar uma lesão com calor

A aplicação de calor pode ser realizada tanto com uma almofada de aquecimento elétrico, que também está disponível no mercado, ou com uma toalha aquecida que você pode fazer em sua própria casa. Caso use uma almofada elétrica, escolha uma com controle de temperatura para evitar o superaquecimento e queimaduras.

Você também irá encontrar para comprar sacos para micro-ondas que são cheios com arroz, trigo ou outros ingredientes naturais e sintéticos que servem para esse propósito. Use-os com cuidado, pois eles podem causar queimaduras quando superaquecidos e podem até pegar fogo.

Para usar a aplicação de calor com segurança

  • Use sempre calor moderado; ele nunca deve causar desconforto ou sudorese.
  • Quando houver qualquer tipo de inchaço, nunca use o calor no local.
  • Não use tratamentos térmicos após atividade física.
  • Nunca use o tratamento térmico por longos períodos de tempo ou durante o sono.
  • Não aqueça uma toalha com água quente ou escaldante.
  • Não use calor na pele machucada ou danificada.

Tratamento imediato para torção no pé

Imediatamente após a lesão, você deve elevar a perna acima do nível do coração e aplicar o gelo no tornozelo por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, aplique uma atadura elástica no tornozelo para fornecer compressão e minimizar o inchaço.

A combinação de repouso, gelo,
compressão e elevação deve continuar por pelo menos entre 48 a 72 horas.

  • Descanso: Diminua, modifique ou elimine o peso desta área e não faça
    nenhuma atividade dolorosa.
  • Gelo: Aplique gelo por cerca de 15 a 20 minutos várias vezes ao
    dia.
  • Compressão: Envolva o tornozelo lesionado com uma atadura elástica.
  • Elevação:
    É difícil para os vasos (veias) das
    pernas remover o inchaço do pé e tornozelo, portanto, eleve o membro a uma
    altura acima do nível do coração para facilitar este processo.

Pode ser necessário fazer um exame raio-x quando há sensibilidade sobre os ossos do tornozelo para descartar uma fratura.

Assim que terminar a fase inicial da
inflamação, que normalmente demora de 48 a 72 horas, você poderá usar o
tratamento térmico – com água quente – para tratar a torção do tornozelo,
porém, ele não deve ser usado quando houver inchaço. A compressão e a elevação
devem continuar sempre que o inchaço estiver presente.

Quando perguntaram a Dra. Emily Harold, especialista em medicina esportiva da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, se o melhor é gelo ou água quente para torção no pé, ela respondeu: “O gelo tipicamente diminui o fluxo sanguíneo para uma área, o que causa menos inchaço, enquanto que o calor trará o fluxo sanguíneo para a área, causando mais inchaço. Normalmente, nos primeiros dois ou três dias após a lesão, recomendamos apenas gelo.”

A especialista continuou: “Certifique-se de colocar algo entre o gelo e a sua pele para não a congelar, pois isso pode queimá-la. Retire a bolsa de gelo, e assim que a sua pele voltar a aquecer, você poderá voltar a colocar o gelo nesta área. Você pode fazer isso quantas vezes quiser durante o dia, desde que siga essa regra.”

Assim, a próxima vez que tiver que socorrer alguém ou você mesmo e ficar na dúvida se gelo ou água quente para torção no pé, lembre-se de que a primeira coisa a se fazer é levantar as pernas e colocar o gelo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma colocar gelo ou agua quente para torção no pé? Já passou por essa situação algumas vezes? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Gelo ou Água Quente para Torção no Pé? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma