Ganho de peso prejudica os pulmões das pessoas mais velhas, aponta estudo

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a preocupação com a saúde dos pulmões ganha maior destaque. Muito por conta do perigoso dano que ele pode causar aos pulmões.

Mas, independente da COVID-19, o órgão merece todo o nosso cuidado graças à tamanha importância que tem para o organismo.

E sabe uma das coisas que pode atrapalhar o funcionamento ideal dos pulmões nas pessoas mais velhas? O ganho de peso, conforme uma pesquisa que saiu em fevereiro de 2020 na revista médica Thorax.

O estudo sugeriu que ter quilos a mais acelera o declínio da função pulmonar dos adultos idosos.

A função pulmonar diminui naturalmente conforme uma pessoa envelhece. Mas os pesquisadores encontraram uma associação entre o ganho de peso moderado ou significativo e um declínio ainda mais expressivo.

De acordo com os pesquisadores do estudo, manter uma boa função pulmonar ao longo da idade adulta é fundamental para prevenir doenças respiratórias crônicas.

O estudo em mais detalhes

Sobrepeso

O estudo contou com a participação de 3,7 mil pessoas da Europa e da Austrália. A seleção dos participantes ocorreu quando eles tinham entre 20 e 44 anos de idade. Além disso, os participantes acompanhados por 20 anos.

Independente de iniciarem com peso saudável, sobrepeso ou obesidade, observou-se que quem ganhou peso no período do estudo apresentou um declínio acelerado da função pulmonar.

Além disso, os pesquisadores verificaram que a perda de peso desacelerou o declínio da função pulmonar nas pessoas obesas. Notou-se ainda que os participantes que mantiveram um peso baixo durante a idade adulta registraram um declínio muito mais lento na função pulmonar.

Para os pesquisadores, existem duas explicações possíveis para a associação entre o peso mais alto e a piora da função pulmonar. Primeiramente, que grandes quantidades de gordura no abdômen e peito podem limitar o espaço dos pulmões para expandir durante a inalação do ar.

A segunda é que a gordura produz substâncias químicas inflamatórias que podem danificar os pulmões e diminuir o diâmetro das vias respiratórias.

Importância do estudo e desdobramentos

“Dados os níveis epidêmicos de sobrepeso e obesidade que estamos vendo atualmente, é fundamental entender os efeitos das mudanças de peso na função pulmonar”, afirmou a pesquisadora líder do estudo, Judith Garcia Aymerich.

Aymeric também é chefe do programa de doenças não transmissíveis e ambiente do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal). Ela acrescentou que pode-se reverter os efeitos negativos do excesso de peso e da obesidade à saúde do pulmão através do emagrecimento.

“Portanto, políticas de saúde pública que promovem estilos de vida saudáveis podem ser chave para alcançar a boa saúde pulmonar”, adicionou.

Fontes e Referências Adicionais

Você sabia que o excesso de peso poderia fazer mal para os pulmões? Já teve algum problema neste sentido? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Ganho de peso prejudica os pulmões das pessoas mais velhas, aponta estudo Aparece primeiro em Mundo Boa Forma