Fuja desses alimentos que mancham os dentes!

Conheça os alimentos que precisa que mancham os dentes para evitar caso queira manter um sorriso branquinho. Manter seus dentes saudáveis e um sorriso sem manchas é mais fácil do que você imagina!

Os dentes são nosso cartão de visita. Mais do que o valor estético, no entanto, eles também podem impactar de forma significativa a saúde. Sendo assim, é importante prestar atenção em sua higiene bucal e saber formas de melhorá-la.

Uma dica é prestar atenção no que você come. Os alimentos podem favorecer ou abalar a saúde dos seus dentes. Um exemplo disso são os alimentos que mancham os dentes ou escurecem sua arcada dentária.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você evitar cair nesta armadilha.

Saiba por que alguns alimentos podem ser prejudiciais para os seus dentes

Existem diversos fatores que influenciam na sua saúde bucal. A coloração dentária e as manchas também podem aparecer por inúmeras razões.

Apesar disso, nenhum fator influenciará tanto na coloração dos seus dentes quanto a alimentação.

Alguns dos alimentos que nós consumimos podem fazer com que os dentes fiquem manchados ou amarelados. Por exemplo, os alimentos que possuem pigmentação excessiva, como o café e o suco de uva.

Outros alimentos muito ácidos, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas, também podem causar manchas e até mesmo acabar escurecendo seus dentes.

O presidente da Associação Brasileira de Halitose, o cirurgião-dentista Marcos Moura, explica que alguns alimentos possuem excesso de pigmentação. Dessa forma, quando consumidos de modo excessivo eles podem acabar manchando os seus dentes.

Lembre-se, é sempre bom consultar seu dentista regularmente para verificar se não há alguma condição agravando o problema. 

Evite estes alimentos que mancham os dentes!

Antes de mais nada, é importante saber que apenas um dentista pode verificar se o que está manchando seus dentes é mesma a dieta. No entanto, é sempre bom conhecer quais são os alimentos que deixam o sorriso manchado.

Trouxemos alguns daqueles que os cientistas já sabem que podem modificar a pigmentação dos seus dentes. Conheça quais são eles e aproveite para excluí-los da sua dieta se seu objetivo é clarear o sorriso.

Café

O café já é bastante conhecido como um vilão quando se trata de manchar seus dentes. Isso ocorre porque ele causa um escurecimento do dente de dentro para fora. Dessa maneira, as manchas produzidas por ele são mais difíceis de tratar.

A dica, portanto, é não exagerar na dose!

Molho shoyu (de soja)

Molhos escuros, como o de soja ou de tomate, por exemplo, podem deixar seus dentes amarelados. Por isso, evite exagerar se você não quer deixar seus dentes com aquele aspecto envelhecido.

O mesmo vale para o molho curry, porque esta especiaria possui uma pigmentação forte. Portanto, evite curry e o molho feito com ele se você não quiser prejudicar a cor dos seus dentes.

Refrigerantes

Os refrigerantes possuem diversos tipos de ácidos que conseguem desmineralizar o esmalte dos dentes. É bom ficar longe deles, principalmente os escuros como os refrigerantes de cola.

Se você está realizando um clareamento dental, eles podem ser ainda mais nocivos.

Frutas de tons vermelhos e roxos

Mirtilos, morangos e amoras. Todas essas frutas são deliciosas, mas se você procura manter seus dentes sem manchas e branquinhos, é bom evitá-las.

Estas frutas são extremamente ácidas, o que pode machucar a pigmentação dos seus dentes.  Elas também são extremamente pigmentadas. Este pigmento destas frutas também pode prejudicar a superfície do esmalte dos dentes.

Outro fator que contribui para que frutas vermelhas e roxas sejam alimentos que mancham os dentes é o alto teor de frutose, que é o açúcar das frutas, presente nelas. Isso pode fazer com que bactérias se instalem nos dentes e causarem danos e descoloração.

Beterraba

A cor intensa da beterraba pode machucar o esmalte dentário e prejudicar a pigmentação deles. Aliás, o risco é ainda maior se este vegetal for consumido em forma de suco.

Portanto, não exagere na beterraba se quiser ter um sorriso sem manchas.

Vinho tinto

O vinho segue a mesma regra das frutas vermelhas e da beterraba. Da mesma forma que estes alimentos que mancham os dentes, ele é extremamente ácido, o que contribui para a desmineralização dos dentes.

Graças a isso é que os pigmentos da bebida se misturam mais facilmente com o esmalte dos seus dentes.

Entenda o que fazer para evitar manchas!

Ficar longe destes alimentos que mancham os dentes nem sempre é fácil. Por isso, além de não exagerar neles, você deve conhecer algumas dicas para evitar manchas nos dentes.

Primeiramente, faça um bochecho com água depois de consumir estas substâncias. Os especialistas também recomendam que você espere cerca de 20 minutos para escovar os dentes depois do consumo destes alimentos.

Dentes brancos

Isso porque escovar logo após comer alimentos que estragam a pigmentação dentária pode favorecer a remoção de mineral da superfície dental.

Cuide bem dos seus dentes! Evite alimentos que podem manchá-los e aproveite para exibir seu sorriso radiante por aí.

Você tem conseguido manter a saúde bucal em dia? Costuma comer esses alimentos? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Fuja desses alimentos que mancham os dentes! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma