Faz Mal Comer Ovo Menstruada?

Ovos

Confira se é verdade que faz mal comer ovo menstruada menstruada mesmo ou se não há sentido e evidências para ter essa preocupação.

A menstruação é um período complicado do mês para muitas mulheres, já que pode vir acompanhada de sintomas incômodos como cólicas e alterações de humor. Por isso, ao ouvir falar que faz mal comer ovo menstruada, elas podem ficar preocupadas e querer passar longe do alimento.

Mas antes de parar de comer ovo mesmo que esse for um dos seus alimentos preferidos apenas porque a menstruação chegou é importante pesquisar para entender se essa afirmação realmente tem algum sentido ou se não passa de mais um mito sem fundamento. Até porque existem vários benefícios do ovo para a saúde e boa forma.

Se além de ter receio de consumir ovo menstruada, você é daquelas que teme os efeitos do ovo sobre o colesterol, tire as suas dúvidas a esse respeito também.

E então, realmente faz mal comer ovo menstruada?

O ovo é um alimento nutritivo: além de ser conhecido como uma excelente fonte de proteínas, ele carrega doses de selênio, fósforo, ferro, iodo, vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12, colina (uma vitamina do complexo B), vitamina D e vitamina E em sua composição.

Mas será que uma comida com tantos nutrientes assim poderia trazer alguma desvantagem para uma mulher menstruada? Isso porque muitas pessoas argumentam que faz mal comer ovo menstruada porque ele faz com que o sangramento típico da menstruação fique com um odor forte.

Entretanto, especialistas afirmam que é um mito afirmar que a mulher não pode comer ovo durante a menstruação e que o alimento pode ser consumido normalmente ao longo do incômodo período.

Durante o período menstrual, a ingestão de comidas e bebidas pela mulher precisa acontecer normalmente porque ela já perde muitas vitaminas e outros nutrientes, especialmente o mineral ferro, enquanto está menstruada.

Agora que já sabemos que o ovo não deve ser excluído da dieta na menstruação, uma boa ideia é conhecer os alimentos que as mulheres não devem comer no período.

A vitamina B12

Além disso, é justamente o perfil nutricional do alimento que pode tornar o ovo um aliado da menstruação. De acordo com a nutricionista Abbey Sharp, em artigo publicado no site Greatist, consumir mais vitamina B12 é uma das recomendações para a fase folicular do ciclo menstrual, que é quando a menstruação desce.

A vitamina B12 atua no metabolismo da energia e no desenvolvimento de glóbulos vermelhos. Como você está andando como um zumbi nessa fase do ciclo menstrual, agora é a hora de obter mais do nutriente.

A vitamina B12 é naturalmente encontrada apenas em produtos de origem animal como ovos, leite, queijo, carne, peixe e ave, mas você também pode encontrá-la em alguns leites não lácteos fortificados. Veja mais exemplos de alimentos ricos em vitamina B12.

A vitamina E e a vitamina B6

O consumo de ovos ainda pode ser benéfico para a mulher que se encontra menstruada porque o alimento serve como fonte de vitamina E, um nutriente que já foi apontado como vantajoso para auxiliar a amenizar seios doloridos e cólicas menstruais fortes.

O membro docente de tratamento da menopausa da Escola Médica de Harvard e especialista em saúde e nutrição da mulher Mache Seibel relatou também que a vitamina E é um dos nutrientes que pode controlar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Acredita-se ainda que a vitamina B6 pode colaborar com a diminuição da irritabilidade e da sensibilidade nas mamas.

O ômega 3

Os ovos enriquecidos com ômega 3 podem ser bons porque estudos já mostraram que as mulheres que consomem mais ômega 3 durante a menstruação apresentam dores menstruais mais leves.

A vitamina D e as vitaminas do complexo B

Como se não bastasse, um estudo que contou com a participação de mais de 116 mil enfermeiras mostrou que assim como uma dieta rica em vitamina D, uma dieta rica em vitaminas do complexo B pode diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Vale lembrar que tanto a vitamina D quanto as vitaminas do complexo B são apresentadas como nutrientes encontradas na composição dos ovos. Acredita-se que essas vitaminas presentes nos ovos atuem auxiliando a controlar as substâncias químicas cerebrais que podem provocar a tão temida TPM.

Algumas pesquisas indicaram que a ausência de vitamina D no organismo pode ter o descontrole do ciclo menstrual com uma de suas consequências. A justificativa apresentada para isso é que o nutriente contribui com a regulação do período menstrual e com o equilíbrio da produção de hormônios por parte do corpo.

Você já tinha ouvido falar que faz mal comer ovo menstruada? Costuma evitar o ovo no período e pretende mudar isso agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Faz Mal Comer Ovo Menstruada? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma