Exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Cada tipo atua de forma diferente no organismo e pode ser combinado para promover melhora na saúde

É comum que treinos físicos se alternem entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos para intensificar os resultados. Para quem consome algum alimento termogênico para acelerar os resultados, saber a diferença entre os dois tipos de exercícios é fundamental para acertar na dieta e evitar problemas de saúde.

Algumas pessoas entendem os exercícios anaeróbicos como aqueles de menor intensidade, mas isso não é verdade. O uso do tipo de energia utilizada pelo corpo durante a atividade é que define se um exercício é aeróbico ou anaeróbico, assim como a duração ideal para alcançar cada objetivo. 

Saiba a diferença entre esses dois tipos de exercícios

Os exercícios físicos são distribuídos em diferentes categorias, de acordo com seu gasto de energia, estímulos para o corpo e indicações para cada biotipo. Por exemplo, os exercícios de cardio, que são excelentes para queima de gordura, mas devem ser evitados por quem possui problemas cardiovasculares.

Exercícios aeróbicos

Podemos definir os exercícios aeróbicos como todos os que utilizam oxigênio para produzir energia durante sua execução. Esse grupo de exercícios costuma ter duração mais longa, o que exige do corpo uma maior produção de energia, pela respiração.

São exemplos de exercícios aeróbicos caminhadas, corridas, dança, natação, ciclismo, skate, patins, entre outros. Basta lembrar que durante uma corrida seu impulso energético vem da respiração, ou seja, a sensação de ofegar é resultado do esforço do corpo para produzir energia para aquela atividade.

Exercícios anaeróbicos

No caso dos exercícios anaeróbicos, estamos falando da produção de energia pela queima de carboidratos. É um grupo de exercícios de média a alta intensidade, que continua gastando energia mesmo após o término da sequência.

Os exercícios anaeróbicos são indicados para quem busca ganho de força, hipertrofia muscular e fortalecimento das articulações. Musculação, corrida, treinos funcionais e natação são exemplos desse tipo de exercício.

Benefícios para a saúde de cada exercício

A prática de exercícios regulares, realizada no mínimo 3 vezes na semana, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, atrelados aos objetivos pessoais de cada um. Antes de optar por praticar alguma modalidade, é recomendado se consultar com um médico, que poderá indicar caso exista algum tipo de restrição, como por exemplo, levantar peso ou fazer longas corridas.

Os benefícios dos exercícios aeróbicos são vistos principalmente por quem busca perder peso, melhorar a disposição e fortalecer o sistema imunológico. Isso porque o metabolismo é acelerado durante a prática desses exercícios, favorecendo a queima de gordura.

Já nos exercícios anaeróbicos, os principais ganhos são observados na resistência muscular, melhora da postura corporal, aumento da massa magra e fortalecimento da estrutura óssea. 

Exercícios devem estar associados a rotina e dieta equilibradas

Embora os exercícios sejam a principal maneira para alcançar objetivos que envolvam desempenho físico, manter a alimentação em dia é outra metade do processo. 

O organismo precisa de uma rotina para se adequar conforme o tempo, e o treino deve ser atualizado conforme cada pessoa vai ganhando resistência aos exercícios. Pessoas com problemas nas articulações ou outras doenças que restringem movimentos podem optar pelos exercícios anaeróbicos de baixa intensidade.

Já quem não possui restrições, pode combinar treinos mais completos de corrida e musculação, resultando em treinos funcionais para perder peso, melhorar condicionamento físico e ganhar massa muscular.

Após uma sessão de exercícios com alto gasto energético, é recomendado repor nutrientes, como fibras, proteínas e vitaminas, evitando alimentos com alto teor de gorduras saturadas. No caso dos exercícios anaeróbicos, alimentos como banana, aveia, leite e muita água são recomendados para ajudar na regeneração muscular, evitando câimbras e lesões.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *