Exercício Burpees Emagrece? Calorias, Variações e Dicas

Burpees

Veja se fazer o exercício conhecido como burpees emagrece, quantas calorias queima, quais são as variações e dicas para melhores resultados.

Quando alguém conta que necessita ou pretende emagrecer, uma das recomendações que se costuma dar é a de praticar treinamentos físicos para reforçar a queima de calorias por parte do corpo.

Esses treinos podem ser compostos por uma série de exercícios – entre eles os burpees, que embora não sejam um dos mais fáceis de ser realizados, principalmente para iniciantes, traz lá as suas vantagens.

Falando nisso, se você for um deles, confira essas dicas de treino iniciantes para fazer em casa se você está buscando manter a forma e veja também alguns exercícios de crossfit para fazer em casa.

O que é o exercício burpees?

O exercício burpee é apresentado como um exercício de condicionamento em que o praticante agacha, coloca as palmas das mãos no chão em frente aos pés, pula de volta na posição de uma flexão (em algumas variações faz uma flexão), volta à posição de agachamento e, finalmente, pula enquanto estende os braços sobre a cabeça.

Além do burpee tradicional, é possível encontrar ainda outras variações do exercício como burpees de uma perna só, burpees com balanço, burpees com afundo, burpees com bosu, burpees com arremesso de bola, burpees com pulo na caixa, burpees com barra fixa e burpees com kettlebell e levantamento terra.

O burpee entra na categoria dos exercícios que usam o peso corporal, ao mesmo tempo em que é classificado como um movimento para o corpo todo, focado na construção muscular.

Ele ainda auxilia a melhorar a força e a resistência quando fazer parte de uma rotina regular de treinamentos.

Então, fazer burpees emagrece?

Mais correto do que afirmar que fazer burpees emagrece é dizer que o exercício pode integrar todo um corpo de estratégias voltadas para o objetivo da diminuição do peso corporal.

Como todo exercício, o burpees promove o gasto calórico – segundo informações do Centro Médico Geral de Baton Rouge, nos Estados Unidos, é possível queimar 160 calorias em 17 minutos de burpees.

Entretanto, é necessário ressaltar que esse número não é definitivo e nem se aplica a todas as pessoas – a quantidade final de calorias queimadas por uma pessoa que realiza burpees depende de fatores como o tempo que ela demora para realizar o exercício e o seu peso corporal atual.

Geralmente, o burpee vai aparecer dentro de um treino composto por outros exercícios, então é esperado que a queima calórica total seja maior, juntado as calorias gastas com todos os outros movimentos que integrarem o treinamento.

No entanto, quando falamos se fazer burpees emagrece ou se qualquer outro tipo de exercício faz perder peso, é importante lembrarmos que não é simplesmente a prática de atividades físicas que promove o emagrecimento. Mais do que isso, para diminuir o peso corporal, é fundamental que a alimentação também seja voltada para esse objetivo, composta por refeições nutritivas, controladas, equilibradas e saudáveis.

Até porque se uma pessoa queimar calorias em treinos compostos por burpees mas continuar a comer mal, ela recuperará com facilidade as calorias eliminadas durante as sessões de exercícios físicos.

A questão da construção muscular

Como já vimos, o burpee é um dos exercícios que podem ser utilizados quando o objetivo é a construção muscular. Ter mais músculos é vantajoso para quem deseja perder peso, pois os músculos queimam mais calorias do que as gorduras.

A Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, destacou que as pessoas que têm mais músculo queimam mais calorias, mesmo quando se encontram em descanso.

Como o tecido muscular queima mais calorias do que o tecido de gordura, a massa muscular é um fator chave no que se refere à perda de peso.

No entanto, mais uma vez precisamos retornar à questão da alimentação – a dieta também exerce um papel importante na construção dos músculos, que precisam ser nutridos para que se recuperem da sessão de exercícios e cresçam.

Portanto, se você ficou interessado em seguir um treinamento com burpees para emagrecer e/ou construir massa muscular, vale a pena procurar o auxílio de um bom nutricionista para encontrar uma dieta que trabalhe em conjunto dos treinos para te ajudar a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu corpo necessita.

Cuidados com os burpees

Antes de começar a praticar um treino com burpees é aconselhável
que você faça um check-up médico para saber se está apto a praticar esse tipo
de atividade física ou se tem algum problema físico que inviabiliza a
realização do treinamento.

Uma vez que tiver obtido o aval por parte do médico, procure um bom personal trainer para te orientar em seus treinos com burpees e ensinar a técnica de execução do exercício e de cada uma das suas variações.

Isso é importante porque ao executar o movimento de maneira
equivocada, o praticante não apenas torna o exercício ineficiente, deixando de
aproveitar os seus benefícios em potencial, como também corre o risco de sofrer
com uma lesão.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que fazer burpees emagrece? Pretende incluir o exercício na sua rotina de treino? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Exercício Burpees Emagrece? Calorias, Variações e Dicas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma