Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Desvende o segredo e transforme o corpo em uma obra-prima de equilíbrio e saúde
Corrigir a postura sempre foi um desafio. Porém, em um mundo sempre conectado, essa questão se tornou ainda mais complicada. Muitas vezes você nem percebe, mas ao mexer no celular já está com a cabeça caída, forçando o pescoço.
No computador, a praticidade dos notebooks trouxe outra questão: a mania de trabalhar deitado ou utilizar o objeto sentado no sofá. Sem perceber você está ali, forçando sua coluna, e logo as dores aparecem para avisar sobre esse erro. Como corrigir a postura de forma prática? Confira dicas para incluir esse hábito no seu dia a dia.
Conteúdo do artigo
Os exercícios físicos são ótimos para corrigir a postura e ficar mais atento ao jeito como você se senta, carrega peso e até se mantém em pé. Vale apostar na musculação, se você gosta de academia, ou andar de bicicleta, caso prefira uma atividade ao ar livre.
Pense nisso como uma maneira de cuidar não apenas do corpo, mas da mente. Esse exercício deve ser praticado de duas a três vezes por semana e, em alguns casos, pede acompanhamento de um profissional e liberação médica.
Quantas vezes você não acordou no dia seguinte reclamando de dor no pescoço, nas costas e na lombar? O problema nem sempre é o colchão ou o travesseiro, mas a posição que você escolheu para dormir.
O recomendado pelos médicos é dormir de lado, com uma almofada entre os joelhos. Caso não consiga deitar nessa posição, outra indicação é deitar de barriga para cima, desde que coloque uma almofada para elevar ligeiramente as pernas.
Aqui estão duas questões: tanto o peso que você carrega em mochilas ou levantando coisas quanto o peso do seu corpo. Fique atento a mudanças na balança e procure se manter dentro da média indicada pelo IMC.
Vai carregar algo pesado? Se abaixe antes de levantar o objeto e nunca abuse dos limites do seu corpo. Se necessário, peça ajuda para outra pessoa ou conte com carrinhos e outros itens para diminuir o esforço feito pelas costas e braços.
Você tem se alongado? O alongamento tem mais peso que os exercícios físicos — não que estes devam ser deixados de lado. Ao começar o seu dia, experimente alongar o corpo, não levante com pressa e permita um tempo para que os seus músculos acordem.
Antes de pedalar, correr e até mesmo de começar a musculação, aproveite para se alongar novamente. Prepare seu corpo para a atividade física, isso vai te ajudar também a prestar atenção na postura.
Como é seu ambiente de trabalho? Nas empresas existe uma exigência de que o espaço seja ergonômico, porém, com o home office, as pessoas deixaram de lado itens que fazem a diferença para a coluna.
Escolha uma cadeira confortável, tenha uma mesa para apoiar o computador e mantenha os pés apoiados no chão enquanto trabalha. De vez em quando, levante um pouco para se alongar, pegar um café e então retorne para suas atividades. Observe atentamente como você se senta na cadeira e corrija a postura.
Pilates e yoga são duas atividades muito úteis para a correção da postura. Você terá contato com exercícios que vão trabalhar sua coluna e fortalecer seus músculos e podem ser feitos tanto por pessoas mais jovens quanto por idosos.
Antes de dar início às aulas, comente com o professor responsável pela aula experimental quais são suas principais queixas e dores. Lombar e ciático travado, por exemplo, podem ser resultado de posição errada para dormir, trabalhar e até para executar atividades simples, como mexer no celular.