Esse Homem Perdeu 53 Kg Comendo Apenas Batata por 1 Ano – Mas Isso é Saudável?

Taylor

Uma dieta apenas com batatas parece loucura, mas para Andrew Flinders Taylor, que pesava 151,5 kg quando seu experimento começou, levou a resultados visíveis. O australiano perdeu 53 kg após um ano do que ele mesmo entitulou de “desafio” – Spud Fit Challenge.

Hoje, Taylor não come mais apenas batatas, mas essa dieta exclusiva o ajudou a se tornar um homem mais saudável, segundo o próprio.

“Meu desafio foi concebido apenas como uma intervenção de curto prazo para tratar meu próprio vício em comida”, disse Taylor em uma entrevista em novembro de 2019. “Meu comportamento com a comida refletia o de um alcoólatra com a bebida, então decidi abandonar todos os alimentos, exceto as batatas.”

Passado um ano, Taylor mudou para uma dieta mais equilibrada. “Ainda incluo muitas batatas, mas também muitos outros alimentos vegetais não processados, como frutas, legumes, grãos integrais e legumes”, diz Taylor.

E os benefícios físicos da dieta permanecem, segundo ele. “Mantive a perda de peso e ainda estou livre da rotina diária de lutar contra o vício em comida. Eu fiz um check-up há algumas semanas e meu médico estava muito feliz com o estado da minha saúde.”

Segundo Taylor, ele sofria de depressão e ansiedade antes de iniciar sua dieta com batatas, “o que não é mais um problema para mim”, diz ele. “Minha saúde mental está muito melhor hoje em dia.”

Embora as fotos de seu antes e depois e os relatos de Taylor sejam impressionantes, você pode ter algumas perguntas: Essa dieta da batata é segura mesmo? De onde Taylor conseguia proteína? Isso é saudável?

Como funcionava a dieta como um todo?

Durante seu desafio, Taylor comeu todos os tipos de batata, incluindo batata doce, que tem diversos benefícios. Para dar sabor às refeições, ele usava uma pitada de ervas ou pimenta ou molho barbecue. Se ele fizesse purê de batatas, só acrescentava leite de soja sem óleo.

Ele bebia principalmente água, e ocasionalmente se permitia beber uma boa cerveja (prova de que ninguém é de ferro). Como sua dieta excluía completamente a carne, ele consumia suplementos de vitamina B12 para não sofrer com falta de vitamina B12.

Ele também não restringiu a quantidade que consumia – comia quantas batatas precisava para satisfazer sua fome. Durante o primeiro mês, ele não se exercitou e ainda assim perdeu 10 kg, mas em seguida acrescentou 90 minutos de exercício à sua rotina todos os dias.

As batatas de fato trazem muitas vantagens nutricionais quando preparadas adequadamente. Eles são uma ótima fonte de fibras e carboidratos saudáveis, que podem ajudar com a saciedade. Batatas também são ricas em potássio e vitamina C, e a batata doce é especialmente rica em vitamina A.

Comer só batatas emagrece mesmo? É seguro?

O experimento de Taylor não prova que comer apenas batatas é a chave para a perda de peso. Qualquer dieta que o coloque em um déficit calórico ajudará você a perder peso. 

Então, sim, você pode comer apenas batatas, ou pizza, bananas, ou praticamente qualquer outra coisa, e você pode perder quilos se estiver queimando mais calorias do que ingerindo. Isso não significa necessariamente que é saudável.

Ao longo de sua jornada, ele notou algumas melhorias em sua saúde, além da perda de peso. “Eu tinha colesterol alto, mas agora está baixo, minha pressão arterial caiu e meu nível de açúcar caiu”, disse ele ao The Independent.

Fato é que a própria perda de peso geralmente melhora muitos marcadores de saúde que colocam você em risco de sofrer uma doença cardíaca.

Seguir a dieta da batata pode não trazer grandes prejuízos a curto prazo, mas quando você olha para o cenário geral, comer nada além de batatas significa que você está consumindo quantidades muito pequenas de gordura e proteína, entre outros micronutrientes, o que pode ser prejudicial e colocá-lo em risco de deficiências nutricionais, enfraquecer seu sistema imunológico, perder muita muita massa magra, e mais.

Vale a pena experimentar a dieta da batata para perder peso?

Não há necessidade de ser tão extremos assim, e inclusive pode fazer mal a você. Experimente fazer uma dieta cheia de alimentos integrais e ricos em nutrientes. 

Se você está tentando perder peso, pelo menos 30% da sua dieta deve ser proveniente das melhores fontes de proteína magra. Não se esqueça de comer uma grande variedade de vegetais, e as gorduras saudáveis ​​como o abacate também podem ser saciantes e boas para o coração.

E claro, a batata pode absolutamente fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada para perder peso, mas comer nada além delas é desnecessariamente restritivo.

O próprio Taylor afirma que coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes, então “faça sua própria pesquisa e tome decisões instruídas”, diz ele em seu site. “Não faça as coisas apenas porque você viu um cara estranho na internet fazendo isso!”.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginou comer apenas algum tipo de alimento como as batatas durante um ano? Acha que conseguiria? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/2S5jUfu
apareceu primeiro em Mundo boa forma