Escova definitiva – O que é, como fazer e dicas

Você sabe o que é exatamente a escova definitiva? Fique sabendo tudo sobre o alisamento definitivo, como fazer e dicas úteis.

Muitas mulheres buscam tratamentos capilares a fim de deixar os cabelos lisos de forma permanente.

Independentemente de você querer ter os cabelos cacheados ou lisos, certamente você quer vê-los hidratados. Por isso, veja também como usar a ceramidas para o cabelo para ter os fios sempre hidratados e saudáveis.

Existem vários tipos de escovas que visam o alisamento perfeito e uma delas é a escova definitiva.

O que é a escova definitiva

escova definitiva

A escova definitiva é um tipo de processamento químico do cabelo que altera a textura dos fios para que eles fiquem lisos.

Nesse procedimento, um produto é aplicado ao cabelo para tornar os fios mais lisos. Isso acontece porque o produto usado muda a estrutura das proteínas do cabelo e isso altera a textura natural dos fios.

De fato, a técnica é muito útil para mulheres que têm os cabelos crespos ou cacheados e querem deixar as madeixas lisas.

A escova definitiva ou alisamento definitivo – chamada também de escova definitiva japonesa – é feita com um produto contendo tioglicolato ou hidróxidos em sua composição.

A saber, o princípio ativo usado em escovas definitivas é bem diferente do formol das escovas progressivas – que é extremamente tóxico.

Aliás, uma grande diferença entre esses dois tipos de escova é que a progressiva reduz apenas o volume e camufla o cabelo enrolado. Além disso, o efeito da escova progressiva dura de 2 a 3 meses. 

Por outro lado, a definitiva também diminui muito o volume do cabelo mas não é tão agressiva assim e seu efeito dura mais tempo – cerca de 6 até 8 meses.

No entanto, mesmo sem formol, vale lembrar que a escova definitiva também é um tratamento capilar agressivo que pode danificar o cabelo e provocar problemas como a queda e a quebra dos fios.

Confira também quais são os melhores alimentos para prevenir a queda de cabelo.

Como fazer a escova definitiva

aplicando produto no cabelo

Apesar de ser recomendado fazer um alisamento definitivo com uma profissional, é bom entender como é feita a escova. De fato, isso é bastante útil para saber se o profissional está aplicando a técnica corretamente e para, quem sabe um dia, tentar fazer em casa.

Acompanhe abaixo o passo a passo de como fazer a escova definitiva.

Passo 1

Em primeiro lugar, é preciso lavar muito bem os cabelos com um shampoo antirresíduo. Logo após isso, seque bem o cabelo e o separe em mechas.

Passo 2

Comece então a aplicar o produto que vai quebrar as ligações químicas do cabelo e fazer com que ele fique liso. A aplicação deve ser feita mecha por mecha e o produto precisa agir por no mínimo 40 minutos.

Passo 4

Em seguida, enxague o cabelo com água morna ou fria. Depois disso, seque o cabelo novamente e faça uma escova bem caprichada.

Passo 5

O próximo passo é passar a chapinha mecha por mecha várias vezes. Por fim, finalize a escova usando um produto neutralizante que vai preservar a escova definitiva e espere mais 20 minutos antes de se expor ao vento ou ao sol.

Após o fim da escova, você só poderá lavar o cabelo novamente depois de 48 horas ou mais para que o produto se fixe no cabelo.

O que esperar da escova definitiva

mulher fazendo escova

Dependendo do produto e da execução da técnica, a escova definitiva pode durar de 3 a 8 meses. Ao fim desse tempo, é feito o retoque da raiz para manter os fios lisos.

Embora o resultado seja muito bom, é importante lembrar que fazer a escova requer paciência e disponibilidade de tempo. Além disso, o tratamento pode ser caro e gira em torno de 600 reais.

Certamente, fatores como comprimento dos tipos, tipo de cabelo e qualidade do produto usado influenciam no preço e, por isso, ele pode variar de 200 a 800 reais.

Dicas e cuidados

De acordo com um estudo de 2015 do Journal of Science, o alisamento definitivo, ainda que mais seguro do que a escova progressiva, pode danificar o cabelo.

Assim, antes de mais nada, é preciso fazer um teste de mecha para observar como o cabelo reage ao produto da escova definitiva. 

A hidratação após a escova e o uso de um bom protetor térmico é fundamental para nutrir o cabelo e evitar danos aos fios.

Outro cuidado muito importante é evitar fazer outro tratamento químico ao mesmo tempo, como por exemplo colorir os cabelos. Isso porque, além de danificar os fios, a mistura pode gerar compostos nocivos à saúde.

Sendo assim, se você quiser pintar os cabelos, espere pelo menos 2 meses após fazer o alisamento definitivo.

A escova definitiva é irreversível, isto é, seu efeito não pode ser desfeito. A única forma de remover a escova definitiva é deixando o cabelo crescer novamente. Por isso, pense bem antes de fazer.

Fontes e Referências Adicionais

Você já pensou em fazer ou já fez uma escova definitiva? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Escova definitiva – O que é, como fazer e dicas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma