É verdade que passar batata crua nos pés ou testa reduz a febre?

A medicina popular tem uma série de receitas que prometem aliviar vários problemas de saúde. Uma delas diz que aplicar rodelas cruas e geladas de batata na sola dos pés ou na testa diminui a febre. Mas será que esse é mesmo um dos benefícios da batata?

O argumento para defender a receita é que as rodelas geladas de batata abaixariam a temperatura do corpo porque puxariam o calor para si.

A partir do ponto de vista da física, isso faz sentido, porque quando corpos de temperaturas opostas encostam um no outro, a energia térmica do mais quente passa para o mais frio.

Conforme disse o médico Charles Schwambach, não só a batata, mas aplicar qualquer coisa fria e úmida no corpo pode auxiliar a diminuir a febre. “Por isso se indica compressas frias ou banhos mornos em caso de febre”, completou.

Então, a receita caseira realmente surte efeito? Não necessariamente. As rodelas geladas de batata crua podem reduzir a quentura somente no local onde forem aplicadas. Além disso, o efeito é apenas temporário. Porém, a febre continuará presente no organismo.

Então, como lidar com a febre?

Quando a febre não atrapalha as tarefas do dia a dia e não aparece ao lado de um ou mais sintomas, recomenda-se hidratar-se bem, repousar, tomar banho morno e, se for preciso, usar um remédio antitérmico.

Por outro lado, se a febre vier ao lado de problemas como um maior desconforto, apatia, letargia, respiração ofegante, dores, falta de apetite e outros sintomas, é necessário procurar o médico. Se a pessoa febril já tiver alguma doença, a ajuda médica também deverá ser buscada.

Febre não é doença, é sintoma

Antes de buscar receitas caseiras da medicina popular para lidar com a febre, é importante ter em mente que ela é um sintoma, não uma doença. Aliás, a febre pode ser um dos sintomas do novo coronavírus.

Portanto, não buscar ajuda médica para investigar uma febre, especialmente uma febre que persiste e aparece ao lado de outros sintomas problemáticos, pode representar perigos para a saúde.

O organismo responde com a febre a agressões externas ou internas, que podem ser causadas por bactérias, vírus e fungos (agentes infecciosos), alérgenos, traumas, lesões, neoplasias (tumor por crescimento do número de células) e doenças inflamatórias ou imunológicas.

Além disso, a febre também pode aparecer devido a reações a certos medicamentos. Quando um desses ataques ocorre, o corpo produz substâncias chamadas prostaglandinas e as libera na corrente sanguínea. O objetivo é combater os invasores.

Então, quando as prostaglandinas chegam ao cérebro elas estimulam o hipotálamo, região cerebral responsável pelo controle da temperatura corporal. Como resultado, o hipotálamo eleva a temperatura do organismo.

Quando pode-se dizer que alguém está com febre?

Uma pessoa tem febre quando a sua temperatura em repouso supera os 37,8º C. Para os bebês, considera-se febre a partir dos 37,5º C. Acima de 39º C, tem-se uma febre alta.

Entretanto, para saber se alguém está com a temperatura alta, sentir a sua temperatura com a mão não resolve. É necessário medir com o termômetro para ter certeza.

Além disso, vale ressaltar que algumas pessoas podem ter temperaturas um pouco mais altas do que a média, sem que isso represente algum problema de saúde.

Você costuma testar receitas caseiras para problemas de saúde? Já teve prejuízos com alguma delas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo É verdade que passar batata crua nos pés ou testa reduz a febre? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma