É verdade que a cenoura ajuda a bronzear?

Os benefícios da cenoura para a saúde não são nenhuma novidade. Mas o que muitos podem não saber é que a cenoura ajuda a bronzear também. Isso porque ela é rica em betacaroteno!

O betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo. Por sua vez, o nutriente estimula a produção da melanina, um pigmento que dá a tonalidade da pele.

Além disso, o betacaroteno tem ação antioxidante e, portanto, ajuda a proteger a pele contra os radicais livres, que os raios ultravioletas produzem, durante a exposição ao sol.

Graças ao seu efeito antioxidante, ele também auxilia contra o envelhecimento precoce e colabora com uma aparência mais saudável. Outros alimentos com betacaroteno são: mamão, abóbora, laranja, espinafre, rúcula e beterraba.

Pesquisa

Um estudo de 2011 da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, avaliou estudantes que consumiram frutas e vegetais ricos em betacaroteno por vários meses.

Conforme a dermatologista Susan Stuart ressaltou, os resultados apontaram que comer várias porções extras de frutas e vegetais diariamente poderia aumentar a pigmentação da pele. Isso devido justamente aos carotenos presentes neles.

Como usar a cenoura para ajudar no bronze?

Cenoura

Consumir a cenoura uma única vez não resolve. O alimento também não faz milagre: não basta comer cenoura para ganhar um bronze; o legume apenas pode dar uma força neste sentido.

A recomendação é comer a cenoura com frequência e inseri-la nas refeições aproximadamente um mês antes de tomar sol, para que o efeito já comece. O consumo do legume deverá continuar no período em que você for a praias ou piscinas e se estender por um mês depois.

Para aproveitar os benefícios da cenoura, a orientação é revezar entre a preparação cozida e a crua. A vitamina A da cenoura é lipossolúvel, ou seja, tem maior absorção na companhia de uma gordura saudável, como o azeite de oliva.

Entretanto, no processo de cozimento da cenoura, o alimento perde algumas vitaminas sensíveis ao calor, como é o caso da vitamina C, um nutriente com ação antioxidante.

Porém, orientações e resultados podem variar

Segundo Stuart, não se sabe exatamente por quanto tempo e em que quantia deve-se consumir os alimentos com caroteno para ver efeitos.

Ela afirmou que, no estudo do Reino Unido, pediu-se aos estudantes para comer teores extras de frutas e vegetais por vários meses. Contudo, não houve uma quantidade ou prazo específico.

Além disso, segundo a dermatologista, a habilidade de bronzear de uma pessoa varia de acordo e sofre influência do seu tipo de pele. Algo que é definido pela pigmentação da pele e por fatores genéticos.

Cuidado com o excesso

Por outro lado, é importante não exagerar na ingestão da cenoura. Isso porque a cenoura ajuda a bronzear, mas por outro lado, o excesso de betacaroteno pode amarelar a pele. A reação é mais comum nas mãos e nas solas dos pés, mas também há o risco ocorrer no rosto.

A condição se chama carotenemia e a boa notícia é que ela é benigna. Além disso, a reação é reversível se a pessoa parar de comer grandes quantidades de frutas e vegetais ricos em betacaroteno.

Pontos essenciais para um bronzeado saudável

Mais importante do que conquistar o bronzeado dos sonhos é fazer isso de modo saudável. Para tal, não é suficiente apenas consumir cenoura e outros alimentos ricos em betacaroteno.

É tão e até mais fundamental usar protetor solar (com fator de proteção 30, no mínimo) para preservar a pele de queimaduras e dos efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta A e ultravioleta B. Entre esses problemas estão o envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.

A exposição ao sol deve ser feita de maneira gradual e apenas antes das 10h e depois das 16h, para escapar da radiação ultravioleta mais perigosa. Além disso, é crucial beber bastante água, usar óculos de sol e boné e evitar álcool e cigarro.

Outra dica importante é ter cuidado ao consumir limão e laranja ao ar livre. Isso porque a casca e o sumo das frutas têm a furocumarina, composto que pode queimar e causar manchas na pele.

Você costuma consumir bastante cenoura no seu dia a dia? Sabia que a cenoura ajuda a bronzear a pele? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo É verdade que a cenoura ajuda a bronzear? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma