Dormir mais pode reduzir o risco de complicações com COVID-19

Que o sono é importante e ajuda você a aumentar sua imunidade, você já provavelmente sabe. Agora, cientistas afirmam que dormir bem pode atuar minimizando os impactos de doenças respiratórias, gripes e resfriados.

Até que uma vacina esteja disponível, a chave para evitar COVID-19 é reduzir o risco de infecção, o quanto for possível. Sendo assim, focar em melhorar seu sistema imunológico e dormir bem pode ser uma boa ideia!

Entenda por que dormir mais e melhor pode ajudar você a combater a COVID-19. Estar preparado é sempre a melhor ideia!

Como o sono ajuda a combater infeções respiratórias

De acordo com especialistas, dormir bem pode evitar o agravamento de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais causados pela quarentena.

O neurologista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) Lúcio Huebra explica que quando dormimos mal ficamos mais suscetíveis a infecções. Durante o sono, afirma Huebra, restauramos nosso sistema de defesa.

Isso acontece principalmente durante o sono de ondas lentas, ou sono profundo, defende o neurologista. Neste momento, produzimos e liberamos citocinas, que são proteínas relacionadas com nossa resposta imunológica.

Do mesmo modo, um sono de má qualidade ou encurtado leva o organismo a uma situação de estresse.

O neurologista explica que quando o sono não ocorre da maneira adequada, o corpo aumenta a liberação do cortisol, que é um hormônio que possui efeito imunomodulador. O hormônio, então, entra em desequilíbrio e reduz as defesas do corpo.

O sono combate infecções já instaladas

Bem como evitar que você pegue infecções, dormir bem também pode fazer com que elas não se agravem. De acordo com os especialistas, a privação de sono prejudica a capacidade de uma pessoa de lutar contra uma doença depois de infectada.

Uma série de estudos comprovou que pessoas com distúrbios do sono, bem como pessoas que dormem menos de seis horas por noite, relatam taxas mais altas de doenças respiratórias.

O mesmo acontece acontece com pessoas com baixos níveis de eficiência do sono, ou seja, que não conseguem dormir com qualidade.

Além disso, essas pessoas também relatam uma taxa maior de resfriados e doenças relacionadas. Sendo assim, cientistas acreditam que o novo coronavírus, por ser um vírus de natureza respiratória, também prejudica mais aqueles que dormem menos e mal.

Ou seja, aqueles com melhores qualidade de sono apresentariam sintomas mais leves.

Pesquisadores já estão realizando estudos para entender esta relação entre sono e o combate à COVID-19. Atualmente, os cientistas têm estudado os efeitos do sono nos voluntários recém vacinados.

Quarentena pode prejudicar a rotina do sono

Com o isolamento social, o sono pode ser afetado. Isso pode trazer problemas não só físicos como aumentar os casos de problemas mentais. Sendo assim, os especialistas recomendam a criação de estratégias e uma rotina para dormir melhor.

O professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Laboratório do Sono do InCor, Geraldo Lorenzi Filho, explica que durante o isolamento social pode haver a perda da sincronização dos ritmos biológicos.

De acordo com o professor, os sincronizadores dos múltiplos relógios biológicos são dependentes de elementos externos e incluem exposição à luz, refeições, trabalho, atividades sociais e físicas.  Em suma, tudo o que foi desestabilizado e modificado na quarentena.

O doutor ainda ressalta alguns elementos que podem prejudicar este quadro. Segundo Lorenzi, a televisão ligada a noite toda e WhatsApp podem bagunçar ainda mais os nossos ritmos.

Saiba como dormir melhor e aumentar sua imunidade

dormir bem

É importante organizar sua rotina para que você possa dormir bem. Algumas maneiras  de melhorar seu sono podem ser:

  1. Evitar bebidas com cafeína para prevenir a insônia;
  2. Evitar cochilos durante o dia;
  3. Manter um padrão de sono;
  4. Manter uma rotina alimentar;
  5. Praticar atividade física;
  6. Tomar sol diariamente.

Estas são algumas dicas interessantes que você pode utilizar para dormir melhor. Estabeleça uma rotina, tenha uma boa noite de sono e melhore de maneira significativa sua imunidade!

E você, tem dormido bem na quarentena? Conte nos comentários como está lidando com o sono durante a pandemia!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Dormir mais pode reduzir o risco de complicações com COVID-19 Aparece primeiro em Mundo Boa Forma