Dicas para um maître de sucesso

Dicas para um maître de sucesso

Profissão de liderança é essencial para restaurantes que desejam crescimento. Veja algumas dicas para ser bem-sucedido na área

Quem gosta de gastronomia e administração pode acreditar que as duas áreas não têm nada a ver. Contudo, um profissional com perfil de gestão é essencial para trabalhar dentro do restaurante, durante o atendimento ao cliente. Afinal, um bom estabelecimento sabe como a presença de um maître faz toda a diferença durante o expediente.

De origem francesa, o termo “maître” significa “mestre”, ou seja, aquele cujas ordens os outros funcionários devem seguir. Em um restaurante, ele é o responsável por levar os clientes às mesas, fazer agendamentos, coordenar o atendimento dos garçons, lidar com críticas dos clientes e até mesmo auxiliar na gestão de restaurante.

A profissão, contudo, não se limita às funções práticas. Há uma série de habilidades comportamentais que marcam um verdadeiro maître. Veja algumas dicas para ter sucesso na profissão.

Mantenha a organização

Um bom profissional precisa ter senso crítico de organização. Em datas sazonais, boa parte dos clientes reservará uma mesa enquanto outra vai esperar na fila. Dessa forma, ele precisa se organizar para que as mesas reservadas não sejam dadas a clientes que estavam na fila, nem passar um local com seis cadeiras para quem só precisará de uma.

Além disso, é preciso ter atenção aos garçons. Um profissional pode ficar sobrecarregado de mesas, enquanto outro atende a apenas uma. O maître precisa ficar de olho para que haja um equilíbrio no atendimento.

Treine os subordinados

E por falar em atendimento, ele pode ser o fator-chave para fazer com que o cliente volte a um restaurante. Contudo, é preciso que haja um padrão entre garçons, recepcionistas e cozinheiros. Afinal, não dá para esperar que o público volte apenas para ser atendido por um profissional ou outro.

Sempre que possível, faça treinamentos com quem lida diretamente com o público. Ensine técnicas de atendimento para que os profissionais possam lidar com situações desafiadoras e entreguem o melhor trabalho possível.

Seja dinâmico e paciente

Um restaurante é um local naturalmente agitado — pelo menos esse é o objetivo. Afinal, um local de sucesso tem a constante entrada e saída de clientes. Com isso, a produção de pratos não para, principalmente em horários de pico e em datas sazonais. Portanto, o maître precisa ser dinâmico.

Em momentos de muita circulação de clientes, a situação pode se tornar muito estressante. Para o maître, porém, o momento não pode ser de descontrole. Em meio à agitação, ele deverá ter paciência para, em poucos momentos, designar o garçom responsável por determinadas mesas, coordenar as mesas com os clientes específicos, fazer a recepção e, de vez em quando, conferir se o atendimento está sendo feito como esperado.

Saiba delegar funções

Como o nome indica, o maître (mestre) é, por assim dizer, um líder. Portanto, uma das funções de uma liderança é delegar funções de acordo com a capacidade de cada colaborador. Mas além de atribuições, o profissional também precisa dar autonomia para que todos na equipe possam trabalhar essas novas habilidades. Assim, além de o próprio funcionário desenvolver novas expertises, ele também se torna independente — algo essencial para que ele não dependa da permissão do maître para tudo. E, quem sabe, ele pode se reconhecer como um futuro profissional de liderança.

Reconheça os méritos

Um maître deve não apenas orientar ou chamar a atenção quando o funcionário cometer algum erro mais grave, mas também incentivá-los a continuar tentando e elogiar quando necessário. O colaborador precisa ser valorizado para sentir que seu trabalho faz a diferença, e é dever do líder atuar nesse sentido.

Seja exemplo

Um bom maître não deve apenas ordenar ou esperar que outro funcionário faça as tarefas. Aqui, o essencial é ser exemplo: as pessoas tendem a respeitar muito mais quem age do que quem apenas manda fazer. 

Outro aspecto importante é que o maître pode executar a tarefa para ensinar o funcionário a executá-la. Assim, um novo garçom ou recepcionista não se sente “perdido” ao começar em seu cargo.

Continue navegando pelo Magazine Notícias para mais informações e notícias de qualidade!

 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.