Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Saiba o que é preciso para se organizar e ter uma rotina adequada de exercícios em casa, desfrutando de bons resultados e uma vida mais saudável
Nossa rotina está cada dia mais apertada. Trabalho, estudos, cuidar da casa, tempo perdido no trânsito, compromissos com a vida social e mais uma série de afazeres. Quando paramos, só de pensar em ter que sair de casa para treinar e encontrar a academia lotada, a vontade de fazer exercícios some.
A boa notícia é que, organizando seu tempo, seguindo uma rotina, utilizando roupas e modelos de tênis adequados para treino, você pode fugir da academia, se exercitar em casa e conseguir ótimos resultados.
Conteúdo do artigo
Antes de estabelecer uma linha de exercícios para fazer em casa, é preciso ajustar algumas coisas no seu dia a dia. O primeiro passo é criar uma rotina com dias e horários fixos para treinar.
Além disso, é fundamental preparar um ambiente fixo para sua rotina caseira de exercícios. Treinar cada hora em um lugar da casa dificulta a criação do hábito e aumenta as chances de perder o foco.
As vantagens de se organizar para inserir os treinos em casa na sua rotina são muitas, como:
Agora que você já sabe como se organizar para treinar em casa e conhece as vantagens de fazer isso, chegou a hora de conferir as dicas para fazer exercícios em seu espaço.
Fazer exercícios exige muito de nosso corpo, seja na academia, seja em casa. Portanto, antes de iniciar suas rotinas de treino, é fundamental fazer uma avaliação médica para ver se está tudo ok com seu corpo e entender a carga e a intensidade adequadas para os exercícios. Assim, você poderá se exercitar sem nenhum risco.
Como você não está na academia, não terá um profissional para definir qual sua linha de treino e como fazer cada exercício. Graças à grande diversidade de aplicativos para exercícios em casa, você consegue ter um norte na hora de escolher as regiões que serão exercitadas, quais exercícios serão necessários para isso e como fazer cada um deles.
Para treinar, você precisa fazer movimentos repetitivos e de grande amplitude, sem contar toda a movimentação do corpo como um todo. Para conseguir isso, são necessárias roupas leves que não dificultem em nada sua mobilidade.
Em relação aos calçados, não importa o tipo, o que é realmente relevante é escolher um que seja confortável e te dê aderência para você não perder sustentação e seu ponto de equilíbrio ou se distrair com desconforto nos pés durante os exercícios.
Aquecimento e alongamento são fundamentais para evitar dores, cãibras e lesões musculares, sem contar que eles preparam os músculos para os exercícios que exigem mais força ou muita resistência.
É preciso dar atenção à sua postura durante os exercícios. Executar o movimento corretamente faz toda diferença para os resultados e evita lesões.
É fundamental fazer sua linha de treino até o fim, cumprindo todas as séries do jeito correto, sem se autoboicotar com o número de repetições porque sentiu dores ou os músculos “queimando”.
Essa sensação dos músculos queimando é um indício de que o treino está fazendo efeito e os grupos musculares estão respondendo aos estímulos dos exercícios. Portanto, apenas continue.
Respirar adequadamente durante os exercícios é fundamental para não baixar sua oxigenação sanguínea. Quando o nível de oxigênio cai, pode ocorrer tontura, mal-estar, entre outros problemas.
Além disso, a respiração é importante para potencializar os exercícios e manter a sustentação do tronco nas diferentes posições.