Diabético pode tomar Centrum (Multivitamínicos)?

Centrum

Veja se um diabético pode tomar Centrum ou se esse tipo de suplemento multivitamínico deve ser evitado por quem possui essa condição de saúde.

Os multivitamínicos como Centrum podem ser úteis para reforçar o fornecimento de nutrientes para diversas pessoas, fortalecendo o sistema imunológico e suprindo eventuais deficiências.

Entretanto, aquelas que sofrem com uma doença crônica como a diabetes podem se questionar se esse tipo de suplemento pode trazer algum problema de saúde.

E então, o diabético pode tomar Centrum (e outros multivitamínicos)?

Se para qualquer pessoa já é aconselhável consultar o médico antes de começar a utilizar um suplemento vitamínico, para os diabéticos, que têm uma saúde sensibilizada por conta da doença, isso é ainda mais importante.

Vitaminas de cada alimento

Centrum tem em seu favor o fato de não apresentar açúcar em sua composição. Essa informação consta na seção de dúvidas frequentes do seu site oficial. Entretanto, esse não é o único aspecto que o paciente deve levar em conta ao decidir usar um multivitamínico.

Tão importante quanto isso é descobrir se realmente não está dando conta de se alimentar corretamente para garantir o fornecimento de determinados nutrientes em sua dieta.

Se a alimentação está balanceada e conta com nutrientes variados, muito provavelmente a pessoa não vai necessitar de se suplementar com multivitamínicos, até mesmo para evitar uma superdosagem desses nutrientes.

Além de não ser benéfico, ingerir megadoses de nutrientes pode representar perigos para a saúde.

O melhor é discutir as suas necessidades nutricionais com um médico ou nutricionista. Eles podem te ajudar a determinar quais suplementos alimentares você pode necessitar, com base na sua dieta.

É especialmente importante para o diabético manter o acompanhamento com os profissionais de saúde e os exames médicos em dia para verificar se não foram desenvolvidas deficiências nutricionais.

Ao contrário da informação que podemos encontrar nas prateleiras das lojas ou em propagandas, não existe um multivitamínico oficial para a diabetes. Neste ponto, o pressuposto é que o que é bom para a população geral também é bom para o diabético.

Os suplementos podem auxiliar o controle da diabetes?

Se você procura descobrir se o diabético pode tomar Centrum, pode ter ouvido falar que determinados suplementos alimentares podem ser úteis no controle da condição.

Por isso, vale a pena mencionar que estudos em andamento apontaram que dois minerais – o cromo e o magnésio – podem estar associados com o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Entretanto, até então não existe uma quantidade suficiente de evidências científicas que deem suporte a recomendações específicas em relação ao uso de suplementos alimentares por diabéticos.

A Associação Americana de Diabetes afirma que não existem evidências que os suplementos de vitaminas ou minerais beneficiam pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 2 que não apresentam algum tipo de deficiência nutricional.

Além disso, se os devidos cuidados não forem tomados, a combinação entre a diabetes e os suplementos alimentares pode ser perigosa.

Um dos motivos é que descobriu-se que alguns suplementos estavam contaminados com substâncias não descritas no rótulo. Sem esses dados, fica complicado determinar se as substâncias em questão não podem ser prejudiciais para um diabético.

Outra razão é que alguns suplementos podem interagir com medicamentos ou outros suplementos, como aqueles à base de ervas, aumentando ou diminuindo os seus efeitos.

Ou seja, outro motivo para usar um suplemento apenas depois de conversar com o seu médico é a necessidade de verificar com ele se uma dessas vitaminas pode interagir com algum medicamento para diabetes ou outro suplemento que já esteja sendo utilizado.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se diabético pode tomar Centrum? Por que motivo pretende tomar este multivitamínico? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Diabético pode tomar Centrum (Multivitamínicos)? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma