Dia do Médico

No Brasil, a data do dia 18 de outubro foi escolhida como o dia do médico por um motivo especial: é o dia de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus que é também considerado o patrono dos médicos.

Entretanto, os médicos são nossos salvadores há tempos. Mas esse ano eles merecem atenção especial. Afinal, em meio a uma pandemia, médicos se arriscaram em plantões cansativos e intermináveis, tudo por um propósito: cuidar de nós.

Neste sentido, tendo que lidar todos os dias com decisões que podem custar vidas, com 90% dos leitos das unidades de terapia intensiva ocupados, e os necrotérios sem espaço – corpo em caminhões, sem enterro digno, um verdadeiro caos – refletiu na saúde mental de médicos e enfermeiros na pandemia, onde foram relatados vários casos de suicídios deles.

Da mesma forma, com a falta de EPIs o risco de contaminação dos médicos aumentou muito. Elevando a ansiedade e o pavor diante o novo coronavírus.

E a carga de trabalho é tão grande que, por ironia, os médicos que mais cuidam dos outros, mas deixam para cuidar de si em última estância, chegam a desenvolver problemas irreversíveis.

O excesso de trabalho somado às condições de atendimento e ao estresse está afetando os médicos. Mais de 79% deles relatam estarem apreensivos, pessimistas, deprimidos, insatisfeitos e revoltados. Para muitos desses profissionais, o esgotamento psicológico é consequência recorrente de um dia de serviço nos hospitais.

Nesse dia do médico vamos dar o reconhecimento que esses heróis merecem! Na linha de frente salvaram e continuam salvando vidas no meio dessa pandemia! Feliz dia doutores!

O post Dia do Médico apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo Dia do Médico Apareceu primeiro em Blog da Saúde