Descubra se você está comendo carboidratos demais

Muitas vezes considerados vilões quando se trata da perda de peso, os carboidratos são, sem sombras de dúvidas, um dos grupos alimentares mais importantes e essenciais para a nossa saúde.

No entanto, quando consumidos em excesso, eles podem acarretar alguns problemas. Deste modo, o seu corpo, sendo a máquina perfeita que é, vai lhe mandar sinais de que pode ser uma boa ideia maneirar no consumo dos carboidratos.

Descubra alguns sinais de que você está consumindo carboidratos demais e saiba ainda qual é a melhor maneira de consumir estes alimentos!

Consumo de carboidratos deve ser moderado

Primeiramente, é importante compreender o que são os carboidratos. À primeira vista, pode parecer fácil. No entanto, é fundamental entender o que são estes alimentos.

O carboidrato é um alimento rico em açúcares. Podemos encontrar carboidratos em cereais e grãos como o arroz, o milho, a aveia, o trigo, o centeio e outros.

Da mesma forma, são carboidratos os alimentos derivados desses ingredientes como o pão, o macarrão, os bolos, as massas e as tortas.

Os tubérculos como a batata, a mandioca, a batata-doce, o inhame, a cenoura, o nabo e a beterraba são igualmente considerados carboidratos. Do mesmo modo, os seus derivados também.

Podemos encontrar carboidratos ainda em alimentos como as frutas, o mel e os compostos da cana-de-açúcar.

Os carboidratos possuem função essencial na nutrição

Os carboidratos se transformam em glicose quando consumidos. Desta forma, eles possuem uma função essencial para o nosso corpo que é produzir energia.

Os carboidratos são essenciais, principalmente, para o funcionamento do cérebro. Esse órgão não consegue usar a gordura como fonte de energia e encontra na composição química destes alimentos seu combustível.

Apesar de serem tão importantes, seu consumo deve ocorrer de forma moderada. O Dietary Guidelines for Americans recomenda que os carboidratos constituam de 45% a 65% das calorias diárias.

De acordo com o WebMD, uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, qualquer pessoa que consuma mais de 70% de suas calorias com carboidratos está em uma dieta rica em carboidratos.

Por outro lado, qualquer pessoa que consuma de 25% a 30% das calorias ou menos de carboidratos está em um plano alimentar “baixo em carboidratos”, ou uma dieta low carb.

Contudo, os especialistas alertam que nem todos os carboidratos são iguais. Os carboidratos refinados, presentes em açúcares, arroz branco e doces, carecem de fibras e micronutrientes de seus equivalentes de alimentos integrais.

Portanto, os nutricionistas concordam que devemos limitar a nossa ingestão destes alimentos. Por outro lado, vale entender as diferenças entre os carboidratos simples e os complexos.

Sinais de que você está consumindo carboidrato demais

Carboidrato

Quando você costuma ingerir muito carboidrato, seu corpo manda alguns sinais para você. Por exemplo, você pode sentir que está com fome o tempo todo.

Isso acontece porque alimentos e bebidas ricos em carboidratos são conhecidos por estimular partes do cérebro envolvidas no desejo e na recompensa. Como resultado, seu corpo tende a desejar a energia rápida que obtém desses alimentos ricos em carboidratos.

Do mesmo modo, o ganho de peso pode ser um dos sinais de que seu corpo está ingerindo mais carboidratos do que o necessário.

De acordo com um artigo de 2019 publicado pelo Dr. Patrick Bradley na revista Medical Hypotheses, carboidratos refinados também podem influenciar os hormônios que afetam o peso. A insulina é um destes hormônios.

Inchaço e outros sinais

Consequentemente, o inchaço pode ser outro sinal de que seu corpo está consumindo muitos carboidratos.

Este inchaço ocorre especialmente entre indivíduos com certas intolerâncias e sensibilidades alimentares. Por exemplo, carboidratos que contêm glúten são particularmente problemáticos para pessoas com doença celíaca.

A doença celíaca é uma condição autoimune em que o corpo ataca suas próprias células intestinais quando o glúten é ingerido.

Ao mesmo tempo, se você está com dores nas juntas, isto também pode ser um sinal de que está exagerando nos carboidratos. Os carboidratos refinados podem causar rigidez e dor nas articulações porque eles são muito pró-inflamatórios.

Da mesma forma, outros sinais como uma deficiência nutricional, as infecções por fungos e as acnes em excesso indicam o consumo em excesso de carboidratos. Além disso, ainda há a fadiga e a dificuldade de concentração.

Você acha que está consumindo carboidratos em excesso? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Descubra se você está comendo carboidratos demais Aparece primeiro em Mundo Boa Forma