Descubra como manter seu corpo cheio de vitamina D

Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, uma das principais preocupações das autoridades de saúde diz respeito à quantidade de vitamina D da população.

Muito antes da pandemia, a falta de vitamina D já era preocupante. Apenas no Brasil, um estudo feito em São Paulo apontou que 60% da população jovem saudável tem deficiência de vitamina D.

Para combater a falta desta vitamina, os especialistas recomendam pegar sol diariamente.

Descubra, então, por quanto tempo você deve ficar no sol para ter vitamina D suficiente e saiba ainda como conseguir esta vitamina sem desrespeitar o isolamento social.

Por que a vitamina D é tão importante?

A vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo. De acordo com Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas, ela é muito mais do que uma vitamina. Para o especialista, ela é um hormônio vital.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel. Além da boa manutenção dos ossos, ela também age em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Primeiramente, ela possui uma função importantíssima no corpo que é a manter a massa óssea. Sendo assim, ela age na prevenção de doenças como osteoporose e faz com que seus ossos fiquem mais fortes.

Do mesmo modo, ela auxilia o corpo a usar o cálcio que você consumiu na dieta. 

Alguns estudos recentes também apontaram que a vitamina D pode estimular o sistema imunológico e deixá-lo mais forte. Ela é, portanto, uma aliada para se proteger contra o novo coronavírus.

Ela também mantém boa a sua saúde mental porque, segundo os especialistas, a sua falta pode acarretar quadros depressivos e outros problemas como a falta de concentração.

Mas afinal, por quanto tempo devo ficar no sol para carregar a vitamina D?

Como vimos, a vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo. Os médicos afirmam que tomar sol é a melhor maneira de obter esta substância. Para isso, estudos avaliaram a quantidade de tempo que você precisa se expor ao sol para evitar a deficiência.

Um destes estudos, por exemplo, foi realizado na Universidade de Exeter, na Inglaterra.

De acordo com ele, tudo que você precisa é de duas horas por semana. Conforme a pesquisa de talhou, você pode espalhar este tempo ao longo de uma semana ou tomar sol em uma única dose.

Para realizar o estudo, os pesquisadores contaram com cerca de 20.000 pessoas.

Além do tempo em que você passa no sol, é importante escolher bem o horário. Segundo, os especialistas, o sol do início da manhã e do final da tarde produz menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.

Desta maneira, é importante você tomar banho de sol por menos tempo neste horário. Cerca de 15 minutos. Igualmente importante, neste caso, é tomar cuidado com a exposição aos raios ultravioleta.

Como conseguir vitamina D sem arriscar o isolamento social

banho de sol

Com a pandemia, ficou ainda mais difícil obter a sua dose diária de vitamina D. Embora a Organização Mundial de Saúde recomende pequenas caminhadas e exercícios, muita gente evita sair de casa atualmente.

Outros nem têm como realizar estas caminhadas e ficar no sol de forma segura. Sendo assim, é importante buscarmos maneiras seguras e efetivas de obter uma dose diária de vitamina D.

Uma destas formas é a através dos alimentos com vitamina D. Peixes gordurosos como o salmão e outros frutos do mar são grandes fontes de vitamina D, por exemplo.

Outros alimentos ricos em vitamina D são os ovos, o leite, o fígado, os queijos e os cogumelos.

Além da alimentação, você pode conseguir esta vitamina de forma sintética. Produzida em laboratório, ela age como um suplemento. No entanto, é preciso que você tenha receita médica.

A vitamina D sintética só deve ser administrada se houver deficiência ou para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Os especialistas, no entanto, afirmam que o sol é o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Por isso, tome todos os cuidados e faça o possível para pegar sol pelo menos uma vez por semana.

Aliás, a nossa nutricionista relatou neste vídeo 8 sinais que mostram que o nosso corpo está sofrendo com baixo vitamina D:

Você tem pego sol? Como está fazendo para carregar sua vitamina D nesta pandemia? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Descubra como manter seu corpo cheio de vitamina D Aparece primeiro em Mundo Boa Forma