Consumo consciente: a importância dos brechós

Consumo consciente: a importância dos brechós

Entenda porque os brechós são negócios importantíssimos para estimular o consumo consciente 

Assim como qualquer setor que movimenta a economia, a moda também tem sua parcela de culpa e responsabilidade pelo consumo desenfreado. Esse consumo inconsciente de roupas, também conhecido como fast fashion, começou com as grandes lojas de departamentos, devido ao curto espaço de tempo entre criação, produção e venda das peças por um preço consideravelmente baixo.

Dessa forma, o consumo de roupas aumentou exponencialmente. Por isso, hoje, é muito importante sabermos que, por trás das peças guardadas em nosso armário, existe um longo processo de produção, responsável pela extração e consumo de recursos naturais, além da tremenda geração de resíduos poluentes descartados no meio ambiente. 

Portanto, quando se trata de roupas, também é imprescindível racionalizar os efeitos do consumo inconsciente e mudar nossos hábitos para reduzir os impactos em nosso planeta. 

Mas como fazer isso? Você sabe? Uma coisa é certa, os brechós tem uma tremenda importância no estímulo do consumo consciente e podem ser o primeiro passo para que você comece a ter uma vida mais sustentável, enxergando suas roupas de outra forma.

É sobre essa importância dos brechós que falaremos. Continue a leitura e entenda a relevância desse tipo de negócio para as pessoas e para o meio ambiente. 

Por que os brechós estão sendo tão procurados pelas pessoas? 

Por um bom tempo (e bastante preconceito), os brechós tiveram uma imagem negativa, muito pelo fato de venderem roupas usadas por outras pessoas. No entanto, há alguns anos, esse pensamento inadequado caiu por terra. 

Com o advento da moda vintage, esses pequenos negócios se transformaram num baú de tesouro cheio de roupas que voltaram à moda, e melhor, por um preço tão atraente quanto as peças. 

Atualmente, com o aumento muito significativo de pessoas que frequentam os brechós e os abastecem, o ciclo de roupas nas lojas diminuiu, sendo possível encontrar também peças de coleções atuais ou muito recentes, praticamente novas.  

Além de praticarem preços muito acessíveis, a grande maioria dos brechós dão extrema importância para a qualidade das roupas que serão vendidas. Isso quer dizer que as peças são lavadas e reparadas antes de irem para os cabides da loja. 

Por isso, são uma excelente alternativa para as pessoas se manterem na moda e reutilizarem roupas que não eram mais utilizadas.

Qual a relação dos brechós com o consumo consciente?

Além de comprarem roupas usadas, muitos brechós também praticam permuta, ou seja, você leva suas roupas que não são mais utilizadas e as usa para abater o preço na hora de comprar peças novas.

Assim, em vez de manter as roupas empoeiradas no armário ou descartá-las (fazendo com que elas parem em um aterro sanitário ou sejam incineradas), você pode utilizá-las para adquirir novas peças que se encaixam melhor no seu estilo atual.

Quando você compra uma roupa no brechó, está dando continuidade e utilidade para uma peça que iria para o lixo. 

Desta forma, em vez de ajudar a entulhar o meio ambiente com materiais difíceis de se decompor, você evita que isso aconteça e ainda colabora para quebrar o círculo vicioso do fast fashion, um hábito muito poluente e degradante à natureza.

Se o hábito de trocar e comprar roupas nos brechós for disseminado, menos peças serão produzidas na indústria da moda, evitando que muitas toneladas de substâncias tóxicas (utilizadas na produção de roupas) sejam descartadas na natureza. Além disso, muito menos roupas vão parar no lixo. 

Por isso, quando você compra de um brechó, você ajuda a proteger o planeta de duas maneiras: pela redução de substâncias tóxicas na produção das roupas e por diminuir o descarte inadequado dessas peças na natureza.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.