Conheça o câncer de cólon, doença que matou ator de Pantera Negra

No dia 28 de agosto, uma publicação no Twitter chocou o mundo todo. O perfil oficial do ator Chadwick Boseman divulgou o falecimento do intérprete do herói Pantera Negra, em virtude de um câncer de cólon.

Inevitavelmente, o ocorrido chamou a atenção para a doença, já que Boseman morreu com apenas 43 anos de idade. Embora o câncer de cólon costume afetar pessoas mais velhas, ele pode surgir em qualquer idade.

Mas do que exatamente se trata essa doença, que em alguns casos também é chamada de câncer colorretal? O cólon é uma parte do intestino grosso e um câncer na região geralmente inicia na forma de torrões de células chamados pólipos, que se formam dentro do cólon.

Ao longo do tempo, os pólipos podem se transformam no câncer de cólon. O problema é que eles podem ser pequenos e gerar poucos sintomas. Por isso, os médicos recomendam fazer exames regularmente para identificar e remover pólipos, antes que eles virem câncer.

Os sintomas do câncer de cólon

Nos estágios iniciais da doença, muitos não apresentam sintomas. Quando eles surgem, podem variar de acordo com o tamanho e localização do câncer. Mas, de modo geral, a lista de sintomas do câncer de cólon pode incluir:

  • Mudança persistente nos hábitos intestinais, como diarreia, prisão de ventre ou alteração na consistência das fezes;
  • Sangramento retal ou sangue nas fezes;
  • Desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dor;
  • Sensação de que o intestino não se esvazia completamente;
  • Fraqueza ou fadiga;
  • Perda de peso sem explicação.

Fatores de risco

Há uma série de fatores que aumentam as chances de uma pessoa ter câncer de cólon. Ter histórico pessoal de câncer colorretal ou pólipos e histórico familiar de câncer de cólon estão entre eles.

Além disso, doenças inflamatórias intestinais, certas síndromes hereditárias, dieta pobre em fibras e rica em gorduras, sedentarismo, diabetes, obesidade, cigarro, álcool e terapia de radiação contra o câncer também elevam as chances de desenvolver a doença.

Morte do ator chamou atenção para os índices da doença nos mais jovens

Câncer de cólon

Ser mais velho também é um fator de risco do câncer de cólon, já que a maioria das pessoas com a doença tem mais de 50 anos. Entretanto, os índices do câncer de cólon estão crescendo entre as pessoas com menos de 50 e os médicos não têm certeza por que isso ocorre.

Um relatório da Sociedade Americana do Câncer apontou que as taxas de câncer colorretal aumentaram 1% entre as pessoas com 50 a 64 anos, enquanto cresceram em mais de 2% ao ano entre as pessoas com menos de 50 anos.

Os índices de morte pela doença também variam conforme a faixa etária: os pacientes mais velhos registraram um declínio, ao passo que os com menos de 50 anos tiveram um aumento significativo. Os dados são referentes aos Estados Unidos.

Para o diretor do Instituto do Câncer do Northwell Health, David Rivadeneira, o aumento da obesidade tem uma associação com o crescimento do câncer colorretal em pessoas com menos de 50.

A etnia também influencia

O intérprete de Pantera Negra não era obeso, entretanto, questões raciais também têm uma ligação com o câncer de cólon. Ser afro-americano é outro dos fatores de risco para a doença.

O relatório da Sociedade Americana do Câncer também identificou que os índices da doença são quase 20% mais altos em afro-americanos, em comparação aos brancos não-hispânicos. Além disso, a taxa de mortalidade dos primeiros é praticamente 40% maior.

E quanto ao Brasil?

Conforme a oncologista do Hospital Sírio-Libanês, Fernanda Capareli Azevedo, em entrevista de 2017, no Brasil não há dados muito precisos sobre a doença em jovens.

Porém, ela citou um levantamento do A.C. Camargo Cancer Center que indicou que entre 1,167 mil pacientes da instituição com a doença entre 2008 a 2015, 20% tinha menos de 50 anos. Um dado que a oncologista avaliou como preocupante.

Fontes e referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do câncer de cólon? Era fã do trabalho de Chadwick Boseman e ficou chocado com a notícia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Conheça o câncer de cólon, doença que matou ator de Pantera Negra Aparece primeiro em Mundo Boa Forma