Conheça o arroz que vai te ajudar a emagrecer

O arroz é um dos alimentos mais clássicos na dieta do brasileiro, daqueles que marca presença em quase todo almoço ou jantar. Aliás, ele faz uma dupla muito querida com o feijão. Entretanto, devido aos carboidratos do alimento, muitos se preocupam se o arroz engorda.

Assim, ao iniciar uma dieta para emagrecer, podem surgir muitas dúvidas. Por exemplo: será que devo cortar ou arroz da alimentação? Ou existe algum tipo de arroz que ajuda a emagrecer? Para saber isso, precisamos analisar os diferentes tipos de arroz.

Informação nutricional

Calorias por 100 gramasCarboidratos por 100 gramasFibras por 100 gramas
Arroz branco: 129Arroz branco: 28 gramasBranco: 0,2 gramas
Parboilizado: 123Arroz parboilizado: 26 gramasParboilizado: 0,9 gramas
Integral: 124Arroz Integral: 25 gramasIntegral: 2,7 gramas

Ou seja, em termos de calorias e carboidratos, os valores são bem similares. Assim, não para dizer que o arroz parboilizado e o integral são low carb ou que têm bem menos que o arroz branco.

Na verdade, quem faz toda a diferença aqui são as fibras. Conforme a tabela acima, o arroz integral apresenta bem mais fibras que o arroz branco e o arroz parboilizado.

Mas que diferença isso realmente faz?

São as fibras que tornam o arroz integral um arroz melhor para quem quer perder peso. Isso porque as fibras fazem com que o alimento tenha uma liberação mais lenta do estômago para o intestino.

Por causa das fibras, o corpo absorve os carboidratos do arroz integral mais lentamente. Assim, não há um grande pico de insulina, algo que tem uma forte relação com o armazenamento de gordura e ganho de peso.

Portanto, comer arroz integral não significa consumir menos calorias ou menos carboidratos que o arroz branco ou arroz parboilizado.

Isto é, o que ocorre é que a velocidade de absorção dos carboidratos do arroz integral é mais lenta. Isso melhora uma questão metabólica e hormonal em relação ao peso.

Cuidado com a quantidade!

Mas atenção: lembre-se de que os quase três gramas de carboidratos do arroz integral não o tornam um alimento com poucos carboidratos. Aliás, o teor de 25 gramas de carboidratos para 100 gramas do alimento ainda é um valor proporcionalmente alto.

Portanto, não dá para exagerar, comer um prato inteiro de arroz integral e achar que não tem problema. Embora seja um arroz mais vantajoso para a dieta, ainda é necessário consumir o arroz integral com moderação.

Os acompanhamentos

Além de controlar a quantidade do arroz integral, recomenda-se usar outros alimentos com fibras no prato, para abaixar ainda mais a velocidade de absorção dos carboidratos da refeição.

Por exemplo, boas opções incluem o seu par perfeito feijão, legumes e verduras. Além disso, para atingir o objetivo, é importante adicionar uma fonte de proteínas, como ovo, peixe, bife ou frango ao prato.

Adicionalmente, comer uma fruta com menor índice glicêmico na sobremesa também vai ajudar. Assim, em conjunto, tudo isso vai diminuir a carga glicêmica da refeição com arroz integral. Entenda a carga glicêmica e a sua diferença para o índice glicêmico.

Outra opção de arroz para a dieta

Quem segue dieta low carb, na qual o arroz integral não se encaixa devido ao seu teor de carboidratos, ou até mesmo faz reeducação alimentar, pode usar as opções de arroz “falso”. Elas são feitas à base de vegetais.

Por exemplo, tem arroz de couve-flor, arroz de repolho e arroz de brócolis. Basicamente, essas receitas envolvem ralar esses vegetais ou passá-los no processador. Assim, eles ganham um formato bem similar ao arroz.

Então, é só refogar com alho, cebola e azeite e deixar cozinhar um pouquinho. Só não pode colocar muita água para não virar purê. Assim, tem-se um alimento com uma cara de arroz, mas bem menos calorias e carboidratos.

Para você ter uma noção, em 25 gramas de arroz de couve-flor há apenas 25 calorias, 5 gramas de carboidratos e 2,5 gramas de fibras. Ou seja, mais vantajoso para a dieta até mesmo que o arroz integral.

Confira também no vídeo a seguir as dicas da nossa nutricionista sobre o melhor arroz para emagrecer:

Gostou das dicas?

Qual arroz você costuma comer na sua dieta? Acha que ele te ajuda? Conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Conheça o arroz que vai te ajudar a emagrecer Aparece primeiro em Mundo Boa Forma