Como sua paixão por bicicletas o ajudou a perder 29 quilos!

Tudo em um intervalo de cinco meses. Na adolescência, Jake Kostelyk era adepto do ciclismo, porém, ao chegar à vida adulta, ele se afastou do esporte e deixou a sua bicicleta acumular poeira. Já em 2017, com 32 anos de idade, seu peso chegou aos 111 quilos.

Para ele, foram os 10 anos de uma vida ocupada com universidade, início de um negócio, casamento e seus cinco filhos, ao mesmo tempo que uma dieta ruim, que o levaram a esse ponto.

Apesar disso, Kostelyk até tentava lutar contra o ganho de peso pedalando nos verões, mas não dava muito certo.

Ele também tentou dietas radicais, porém, sem sucesso. O homem perdia por volta de 7 quilos com elas para ganhar em torno de 9 quilos lá na frente. Até que, em maio de 2017, ele decidiu mudar de uma vez por todas.

Emagrecimento Jake

Os hábitos que fizeram a diferença

Kostelyk começou a cortar doces, a maioria dos carboidratos e todo o álcool da sua rotina. Por outro lado, café preto, ovos, salada, vegetais, frutas, nozes e carne se tornaram prioridade na sua dieta.

Bicicleta

Além disso, ele também decidiu que ia andar de bicicleta entre cinco a seis vezes por semana, independente do que acontecesse. Com o tempo, passou a sentir-se cada vez mais rápido no pedal.

Resultado: ele começou a perder peso de maneira consistente pela primeira vez na sua vida. Em cinco meses, Kostelyk perdeu cerca de 29 quilos e chegou aos aproximadamente 81,6 quilos.

“Perder peso deu muito trabalho, mais eu fui recompensado com uma rápida mudança na composição corporal, melhoria da performance na bicicleta e muitos elogios”, contou o homem.

Os próximos passos

“Uma vez que cheguei aos (em torno de) 81,5 quilos, meu corpo parou de perder peso e eu tive que aprender como manter esse novo estilo de vida sustentável”, relatou Kostelyk. Ele percebeu que precisava transformar em rotina esse novo modo de viver.

Agora, o seu objetivo é pedalar 7 horas por semana. Pode ser 7 sessões de uma hora cada, uma única sessão de 7 horas ou algo no meio disso. No verão, ele pedala mais, porém, no inverno fica mais difícil atingir a meta.

Mesmo no inverno, o rapaz, que mora no Canadá, prefere se exercitar ao ar livre sempre que possível. Ainda assim, durante a estação, ele vai à academia para fazer cross-training duas a três vezes por semana.

“Recentemente eu montei uma mini academia, em que o meu smart trainer está configurado para que eu possa fazer core, abdominais, flexões, pull-ups. Se eu estiver viajando e não tiver uma bicicleta comigo, eu corro. É uma parte divertida de explorar novos lugares”, contou o homem.

No entanto, ele deixa transparecer que a bicicleta é a sua paixão: “Enquanto 30 minutos na academia podem parecer horas para mim, quatro horas na bicicleta parecem voar.”

“A sensação de ficar mais forte, mais rápido, saudável e em forma com algo que amo é uma combinação perfeita”, confessou.

Uma questão de equilíbrio

Jake entendeu que o segredo para emagrecer é simples: dieta saudável e muito exercício. Após atingir seu objetivo, ele levou o ano seguinte para aprender a ter uma vida equilibrada. A cerveja e os doces que ele abandonou no início do processo voltaram, mas só de vez em quando.

O rapaz deixa a bebida para ocasiões especiais, como após um grande sessão de bicicleta. Da mesma forma, a sobremesa aparece com menos frequência e menor quantidade, em relação a que aparecia antes do início do processo de emagrecimento.

Como nem tudo é perfeito, Jake admitiu que comete erros de vez em quando, mas que também aprendeu a se perdoar. “Um dia ruim na dieta está ok. Um final de semana de preguiça está ok. Seu eu engordar um pouco, tudo bem. Eu aprendi como perder peso”, afirmou.

“Mas eu não vou me deixar jogar a toalha nesta jornada para uma vida saudável. Meu objetivo número um é me manter saudável e ativo. É motivar outros a se tornar (e permanecer) saudável através do ciclismo”, declarou.

Conhece alguém ou tem uma história inspiradora de perda de peso como a dele? Compartilhe conosco nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Como sua paixão por bicicletas o ajudou a perder 29 quilos! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma