2 dicas de como melhorar sua qualidade de vida no home office

2 dicas de como melhorar sua qualidade de vida no home office

6 itens que vão mudar sua vida na hora de limpar a casa

Entre as diferentes modalidades de trabalho que se encontra nos tempos atuais, uma das que se mostra mais interessante é o home office. Não apenas pela facilidade que ela traz, mas, inclusive, pela qualidade de vida que oferece aos colaboradores.

O home office se tornou um formato de trabalho que conquistou profissionais de diversos setores ao mesmo tempo em que se mostrou uma ótima oportunidade para empresas. De fato, os benefícios podem ser vistos para todos os envolvidos.

Justamente por isso, a modalidade vem conquistando o seu espaço no mundo todo, podendo ser implementada para alguns segmentos ou cargos com maior tranquilidade.

Para ilustrar de modo prático, basta imaginar que um site que venda banco plástico para jardim, por exemplo, pode ter uma equipe de suporte que atua diretamente de casa, prestando o atendimento público com qualidade.

Devido a esse tipo de vantagem, o home office só cresce. Neste artigo, é possível entender mais sobre o conceito, a importância e os benefícios dessa modalidade de trabalho.

O que é home office?

Formato de trabalho presente nos mais diversos locais do mundo, o home office se trata de uma relação de trabalho em que o colaborador exerce as suas atividades a distância.

Para tanto, ele utiliza computadores e outros dispositivos que se conectem à internet, de modo a estar sempre em contato com a empresa, realizando as suas demandas remotamente.

A ideia é que a produtividade de quem atua em home office, seja para uma companhia de locação de projetor e telão ou em qualquer outro setor do mercado, seja equivalente ou até mesmo melhor do que no formato presencial.

Uma dúvida muito comum no processo de implementação do home office foi a capacidade de gestão e de produtividade em ambiente doméstico.

No entanto, hoje é perfeitamente possível acompanhar as atividades profissionais a distância por meio de diversas ferramentas, que são capazes de registrar horários de entrada e saída do sistema, índices de acerto e outros aspectos.

A importância do home office para saúde

Depois da pandemia da Covid-19, muitas empresas encontraram no home office uma questão que envolve a saúde dos seus colaboradores em vários aspectos.

A primeira delas é o bem-estar trazido pelo trabalho em casa. A diminuição do tempo dentro do transporte público é um destaque. Além disso, o home office foi capaz de diminuir a transmissão de doenças entre colaboradores.

De fato, as companhias podem investir mais na saúde dos seus funcionários desde a entrada deles na empresa, com a realização de exame admissional. Porém, isso pode ser ampliado dentro do formato home office.

Ao trabalhar em casa, o profissional pode ter mais tempo para cuidar da saúde, primando por uma melhor alimentação. Em paralelo, pode ter mais tempo de descanso e desfrutar de maior conforto. Tudo isso impacta de maneira expressiva na saúde dos profissionais.

Veja também:

6 itens que vão mudar sua vida na hora de limpar a casa

Os benefícios do home office

Assim como oferecer brindes comestíveis é um modo de beneficiar clientes de uma empresa, a companhia que opta pelo home office consegue desfrutar de uma série de benefícios e garantir vantagens também aos seus colaboradores. Os principais são:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Menos conflitos internos;
  • Mais engajamento;
  • Maior autonomia para os colaboradores.

Entre os muitos benefícios do home office, vale mencionar que ele é diretamente responsável por aumentar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. Algumas dicas podem otimizar ainda mais esses benefícios.

1. Gestão de horários

O home office permite que o colaborador tenha margens para fazer uma gestão eficiente dos seus horários. Com isso, ele pode aproveitar um tempo que seria perdido em deslocamento, por exemplo, para outra necessidade.

Optar por investir na sua formação profissional, realizando cursos de aperfeiçoamento ou de idiomas são ótimas maneiras de fazer uma ótima gestão de horário.

2. Investimento em atividades extras

O tempo economizado pelo home office também pode ser empregado em atividades que tragam benefícios ao colaborador. Essa vantagem ainda garante melhora na saúde, já que existe menos incidência de quadros ocupacionais relacionados à saúde mental.

A realização de atividades físicas é uma ótima maneira de aproveitar esse período, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar a saúde dos colaboradores. Além disso, há quem passe mais tempo com a família, viaje e aproveite para realizar leituras. 

Considerações finais

Não há como negar que home office trouxe vantagens para as empresas e os seus funcionários, garantindo uma relação de trabalho benéfica e interessante para todos. 

Com isso, não apenas a empresa ganha com a otimização das demandas, como o colaborador passa a desfrutar de um local de trabalho mais confortável e familiar. Sendo assim, o home office é uma modalidade que melhora a qualidade de vida de todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *