Como melhorar a coordenação motora? 

Como melhorar a coordenação motora? 

Conheça exercícios simples que podem te ajudar a melhorar a coordenação

Melhorar a coordenação motora é muito importante para a nossa qualidade de vida. E isso é possível através de exercícios que podem ser feitos no dia a dia, como a pratica de esportes  que auxilia na execução de movimentos rotineiros. 

Basicamente, a coordenação motora é a capacidade do nosso corpo em executar movimentos. Desde os mais simples como andar, escrever e correr até os mais complexos como tocar um instrumento, jogar futebol ou se equilibrar em um meio fio. 

Quando temos dificuldade em executar movimentos simples, temos que realizar exercícios e esportes que ajudem no desenvolvimento de músculos e articulações. Além de ampliar a nossa percepção sensorial, eles fazem com que seja possível melhorar a execução dos movimentos. 

Se você possui alguma dificuldade de coordenação ou conhece pessoas que tem, leia esse artigo. Aqui separamos algumas dicas de exercícios e práticas de esporte que podem ajudar a desenvolver a coordenação motora para otimizar a qualidade de vida. 

Confira as nossas dicas abaixo:

Caminhe em linha reta 

Sabemos que pode parecer uma “brincadeira de criança”, mas caminhar em linha reta é um excelente exercício para melhorar a coordenação motora. Esse movimento ajuda a aumentar o equilíbrio do nosso corpo, fazendo com que tenhamos mais facilidade para realizar diversas atividades. 

Além disso, você pode praticar esse exercício em casa, na rua, no trabalho, não importa o lugar. A dica é sempre buscar uma linha reta, que pode ser marcada no chão ou definida por um meio fio, ou marca do piso e caminhar colocando um pé à frente do outro. 

Nossa próxima dica é um exercício semelhante que pode ajudar a aumentar a percepção sobre o nosso andar e a nossa corrida. 

Caminhe em diferentes direções 

O ato de caminhar em diferentes direções é um exercício prático do dia a dia. Pode ser realizado em qualquer ambiente e serve para te ajudar a ter percepção sobre o seu equilíbrio. 

A dica é definir um número de passos para caminhar em cada direção (para frente, para trás, para a esquerda e para a direita), prestar atenção e manter a postura durante o exercício. 

A próxima dica é sobre um esporte que ajuda no desenvolvimento do corpo integralmente, não apenas da coordenação motora, e pode trazer diversos benefícios para o dia a dia. 

Pratique natação 

A natação é um dos melhores esportes para quem deseja melhorar a coordenação motora. O esporte consegue trabalhar todas as partes do corpo, trazendo não só mais facilidade para a execução de movimentos, como também melhora de condicionamento físico e resistência. 

A dica a seguir é bastante divertida e apesar de também poder ser lida como “brincadeira de criança”, é um ótimo exercício para melhorar a coordenação motora.

Pular corda 

Essa é uma atividade que muitos já praticam desde criança. Pular corda é um exercício simples que ajuda em nossa movimentação, no aumento da capacidade de concentração e fortalecimento muscular. 

O exercício pode ser realizado em um quintal ou varanda. Basta que a pessoa tenha uma corda que possua cerca de um metro a mais que sua altura. Outra dica é usar tênis confortáveis que possam diminuir o impacto da atividade. 

Praticar artes marciais 

As artes marciais são atividades que nos ajudam a desenvolver a coordenação motora. Essas atividades são importantes porque trazem diversos benefícios, nos ajudando a desenvolver habilidades como concentração, melhora de equilíbrio e flexibilidade. 

Atividades como karatê, judô, jiu jitsu, muay thai e capoeira são exemplos de boas artes marciais para praticar. Além de toda a parte de execução de movimentos e habilidades, praticar artes marciais também ajuda a desenvolver disciplina e respeito. 

Essas são apenas algumas das atividades que ajudam a melhorar a coordenação motora. Como podemos ver, todas são bastante simples e não exigem altos gastos. Listamos opções que você pode praticar em casa e encontrar facilmente em sua cidade. Então, não perca mais tempo e melhore a sua coordenação motora!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *