Como Manter os Óculos Desembaçados ao Usar Máscaras Faciais Contra a COVID-19 – 5 Dicas

Óculos e máscara Covid

A pandemia do novo coronavírus chegou e trouxe consigo uma série de cuidados preventivos que precisam ser tomados com muito afinco para diminuirmos as chances de sermos acometidos e de contaminarmos outras pessoas pela COVID-19, a doença provocada pelo vírus. Até porque o que o novo coronavírus pode fazer no organismo de uma pessoa é preocupante.

Uma dessas medidas de prevenção é usar corretamente máscaras faciais de pano sempre que sair de casa, o que inclusive se tornou obrigatório em diversas cidades do Brasil. As máscaras cirúrgicas e do tipo N95 que estão escassas devem ser reservadas aos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e são expostos a maiores riscos de contaminação.

Quem usa óculos, tanto de grau quanto de sol, já deve ter percebido que o uso deles juntamente com as máscaras faciais de pano faz com que as suas lentes fiquem embaçadas constantemente. Isso acontece porque quando a respiração quente que a pessoa solta escapa pela parte superior da máscara, ela atinge as lentes dos óculos e faz com que eles fiquem embaçados.

O processo observado com o embaçamento dos óculos pelo uso das máscaras é similar ao que ocorre quando ficamos com os óculos embaçados ao entrar em um prédio ou casa quentinha depois de termos ficado no frio da rua.

A ciência por trás disso é simples: quando o ar quente chega até uma superfície fria, pode ser formada a condensação, que é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Dá para fazer uma comparação com a neblina, que é um fenômeno atmosférico causado justamente pela condensação da umidade presente no ar na forma de vapor.

5 dicas para evitar que seus óculos fiquem embaçados ao usar máscaras faciais

Enquanto não dá para deixar de usar as máscaras faciais ao sair na rua porque precisamos nos proteger e proteger os outros contra a contaminação pelo novo coronavírus, algumas pessoas não podem se dar ao luxo de abandonar o uso dos óculos simplesmente porque não conseguem enxergar direito sem eles.

Então, o que fazer? A boa notícia é que existem truques que ajudam a evitar que os óculos fiquem embaçados ao usar as máscaras faciais, como as dicas que vamos conhecer na lista a seguir:

1. Usar máscaras que se encaixem bem ao seu rosto e tenham ponte de nariz

Sem uma máscara que sirva bem ao rosto, aquele efeito embaçado será experimentado o tempo todo em que o acessório de proteção facial for utilizado. Para impedir que isso aconteça, usar máscaras com uma espécie de ponte na região do nariz, como a das imagens a seguir, pode ajudar:

Imagens: MADHOLLY via Amazon

“Você vai querer se certificar que a sua máscara sirva firmemente sobre o nariz. Com os óculos, uma máscara com uma ponte de nariz vai impedir que o ar quente saia para cima até os seus óculos, ao contrário do que acontece com outras coberturas faciais”, aconselhou o médico Aaron Hamilton.

É possível comprar máscaras que venham com a ponte de nariz ou máscaras que podem ser modeladas para encaixar direitinho no rosto. Caso opte por fazer as suas próprias máscaras de pano em casa, saiba que para criar um encaixe melhor a recomendação é costurar um pedaço de limpador de cano ou laço de torção na parte superior das máscaras, de modo que elas possam ser modeladas e servir melhor no nariz.

O vídeo a seguir ensina como produzir uma máscara facial de tecido com ponte de nariz feita com arame:

2. Lavar com água e sabão

O truque aqui é simples: basta misturar água com sabão em um potinho, lavar as lentes dos óculos com a água ensaboada e livrar-se do excesso de líquido. Você pode deixar os óculos em um canto e esperar até as lentes secarem naturalmente ou remover o excesso de água com o auxílio de um pano macio e bem higienizado.

Acredita-se que essa estratégia possa funcionar porque o sabão deixa uma película fina nas lentes que age como uma espécia de barreira contra o embaçamento.

Entretanto, antes de testar a estratégia vale a pena entrar em contato com a ótica onde os óculos foram comprados e as lentes foram feitas para se certificar de que lavá-las com água e sabão não vai estragar as suas lentes, especialmente se elas forem de algum tipo especial e/ou mais caro.

3. Fechar a parte superior da máscara com os óculos

Caso consiga puxar a sua máscara mais acima no nariz, até onde o encaixe de nariz dos óculos fica, você pode usar os óculos para selar o acessório de proteção facial, colocando-os bem em cima da parte mais alta da máscara localizada sobre o nariz.

Depois que fizer esse encaixe, certifique-se de que a máscara e os óculos não deslizem. Assim, o ar soltado pela respiração não escapará até os óculos, que estarão prendendo a máscara.

Mas atenção: o truque é contraindicado caso se torne muito difícil respirar e se ao levantar a máscara mais acima do nariz, a boca ficar descoberta, mesmo que apenas um pouquinho. Uma recomendação importante quanto ao uso de máscaras faciais de pano contra o novo coronavírus é que elas devem proteger a boca e o nariz a todo momento.

4. Passar fita na máscara

O truque é rápido e bem conhecido entre os profissionais e estudantes de medicina. O passo a passo é simples: providenciar uma fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz. A ideia é criar uma barreira por meio da fita para impedir que o ar soltado na respiração chegue até as lentes dos óculos.

Entretanto, não deve ser utilizada fita adesiva ou qualquer outro tipo de fita que não seja própria para ser usada na pele. Além disso, aqueles que sofrem com uma pele sensível devem testar um pedaço da fita escolhida na pele antes de usá-la na máscara para ver se ela não provoca uma reação. Outra opção é providenciar uma fita própria para peles sensíveis.

5. Recorrer aos lenços e sprays para lentes

Se nada disso funcionar, a alternativa pode ser comprar aqueles lenços e/ou sprays próprios para limpar lentes de óculos. No entanto, antes de escolher um desses produtos, também é necessário entrar em contato com a ótica responsável por fazer os óculos e as lentes para verificar se o produto que você deseja comprar é seguro e não pode danificar as suas lentes, principalmente se elas forem especiais e/ou mais caras.

Antes de fechar a compra de um lenço ou spray próprios para limpar lentes de óculos, vale muito a pena dar uma olhada nos comentários de consumidores publicados na página de venda do produto ou sites de avaliações para checar se alguns não tiveram experiências negativas com eles.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem usado máscaras faciais quando precisa sair de casa durante a pandemia? Tem sofrido com os óculos embaçados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Como Manter os Óculos Desembaçados ao Usar Máscaras Faciais Contra a COVID-19 – 5 Dicas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma