Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Como lidar com a procrastinação na hora de dormir

Mesmo sabendo que a saúde pode ser prejudicada, muitas pessoas acabam enrolando para ir dormir

A procrastinação é um problema que afeta as pessoas negativamente de diversas maneiras. Na vida profissional, particular, social ou acadêmica, deixar algo que precisa ser feito para depois acaba trazendo mais problemas, incômodo, ansiedade, entre outros.

Inclusive, isso pode acontecer em relação ao sono com o indivíduo indo dormir bem mais tarde do que deveria. Portanto, comprar uma luminária para ler um livro, deixando o computador e o celular de lado, pode ser uma forma de ter um sono com mais qualidade. 

Procrastinação: problema que afeta também o sono

Normalmente, quando se fala em procrastinação, as pessoas não pensam na questão do sono. A palavra é comumente relacionada ao ato de adiar a realização de alguma tarefa doméstica ou do trabalho ou deixar para depois a mudança de um hábito da vida — como começar a praticar exercícios, por exemplo.

 

Entretanto, esse problema também pode afetar a hora de repousar, descansar e dormir. Em vários casos, é algo inconsciente, sem intenção, mas a verdade é que muitas pessoas procrastinam ir para a cama no momento necessário. Com isso, o horário de sono é afetado e, com menos tempo de descanso, a pessoa pode ter impactos negativos em sua vida. Dormir menos do que o recomendado prejudica a saúde física, mental e emocional, com efeitos tanto a curto quanto a longo prazo.

 

Mas como é possível identificar se o sono tardio é fruto da procrastinação? A organização Sleep Foundation aponta que existem três fatores principais para considerar esse cenário: adiar a hora de ir se deitar, o que causa a redução da duração total do sono; ausência de um motivo válido que justifique a pessoa ficar acordada até mais tarde; e, por fim, a pessoa ter consciência dos efeitos negativos que pode enfrentar caso atrase o horário de dormir.

 

Na maioria das vezes, essa procrastinação ocorre porque a pessoa prefere realizar atividades que dão um prazer imediato, como assistir TV, jogar videogame ou ficar conversando com os amigos.

Ainda estão sendo feitos mais estudos sobre essa condição, mas segundo a organização, quem procrastina para dormir sabe da importância de dormir o mínimo de tempo necessário, apenas não consegue fazer isso.

Consequências do sono reduzido

A redução das horas de sono afeta bastante a mente e o corpo do ser humano. Sem o tempo suficiente de descanso, o organismo não consegue recuperar as energias e se preparar adequadamente para o próximo dia.

A falta de sono também atrapalha a memória e a tomada de decisões, sem contar que aumenta a sensação de cansaço e sonolência durante o dia. Com isso, são afetados a produtividade no trabalho e o desempenho acadêmico, além de aumentar as chances de ocorrer situações perigosas, como dormir ao volante.

 

A falta de um sono regular e adequado também prejudica outros pontos. A pessoa se torna mais irritadiça, tendo dificuldade de regular as emoções. Isso também pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios mentais, como ansiedade e depressão. Até mesmo problemas cardiovasculares e distúrbios metabólicos, como diabetes, podem surgir pela falta de sono.

Como lidar com a procrastinação para dormir?

Para evitar esses problemas e complicações, o ideal é aplicar a chamada higiene do sono. Ou seja, um conjunto de técnicas que precisam ser aplicadas durante o dia e antes de dormir com o objetivo de criar um sono mais saudável. Assim, esse processo consegue ensinar o corpo qual é o horário certo para dormir, resolvendo a questão da procrastinação.

 

O primeiro passo é justamente determinar um horário para dormir e acordar. Isso demanda disciplina e repetição, sendo importante seguir os horários estabelecidos todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados. Também é importante criar uma rotina de sono relaxante, mandando sinais para o corpo de que o momento de descansar se aproxima. Por exemplo, ler um livro, tomar um banho morno ou chá calmante são algumas dessas atitudes.

Também é recomendado ficar longe dos eletrônicos quando o horário de dormir se aproximar. A luz que eles emitem inibe a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. Com isso, faltando 1 hora para o horário combinado, procure ficar longe do celular e do computador.

Procure limitar o uso de cafeína ao longo do dia, já que seus efeitos podem durar mais de seis horas após o consumo. O ideal é consumir chá preto, café e energético antes do almoço, evitando essa questão. Também comece a fazer exercícios físicos regularmente, já que esse hábito melhora a qualidade do sono.