Como funcionam os relaxantes musculares no nosso organismo?

Como funcionam os relaxantes musculares no nosso organismo?

Os relaxantes musculares estão sempre presentes na farmácia particular de cada um ou na lista de farmácia para comprar medicamentos, mas nem todo mundo sabe como esses remédios agem no corpo e quais as indicações de uso. 

Saiba mais como os relaxantes musculares agem no corpo e como usá-los da maneira correta e segura.

Atenção: a automedicação não é recomendada em casos sérios ou crônicos, apenas para alívio de sintomas fracos e de causa conhecida. Caso os sintomas continuem, busque atendimento médico para uma orientação profissional sobre seu caso. Relaxantes musculares não são indicados para idosos, para cardíacos e nem para gestantes. 

dois homens e uma mulher conversando

O que são os relaxantes musculares

Os relaxantes musculares, como o próprio nome sugere, são medicamentos com efeito de relaxar músculos e de, assim, diminuir dores e incômodos. São indicados para torcicolos, para costas travadas, para tensão muscular e para outros incômodos relacionados aos músculos. 

A maior parte dos remédios de relaxamento muscular também conta com analgésicos, que tiram a dor momentaneamente. Depois que o efeito passa, é comum que algum tipo de incômodo volte, mas menos que antes, porque os músculos em questão estarão relaxados, evitando que fiquem contraídos novamente. 

Como auxiliam no relaxamento dos músculos, tais medicamentos também diminuem tensões musculares na região do pescoço, por exemplo. Isso faz com que muitas pessoas utilizem o medicamento como forma de “desestressar”, mas a sensação é apenas física, enquanto o estresse é uma situação mental. 

Nesses casos, os relaxantes podem até ajudar a diminuir a tensão em si, entretanto, se o estresse continuar, ela irá voltar com o tempo. Por isso, não é indicado o uso direto de relaxantes musculares para esse feito. O ideal seria mudar hábitos para diminuir o estresse e realizar, por exemplo, alongamentos e massagens relaxantes a fim de destravar os músculos da região. 

Como agem e quais os benefícios

Os relaxantes musculares agem de duas maneiras: relaxando e tirando a tensão dos músculos (do corpo todo) e diminuindo a sensação de dor das regiões (a partir dos analgésicos). 

Os relaxantes musculares conseguem essa ação ao diminuírem a concentração de cálcio nas células, o grande responsável pela contração das fibras musculares, causando as tensões e as dores. 

Além disso, os medicamentos também contam com o citrato de orfenadrina, substância relaxante muscular esquelética, ou seja, que auxilia no relaxamento em si, mas, dessa vez, em conjunto com o sistema nervoso. 

Cuidados com o uso e recomendações

Os relaxantes musculares são medicamentos seguros para pessoas saudáveis. Não é possível controlar em qual local irá agir, então o medicamento relaxa todo o corpo. Por conta disso, não é indicado em alguns casos.

Idosos, gestantes e cardíacos não podem utilizar relaxantes musculares sem prescrição médica, pois podem ter problemas de força, de equilíbrio e até no funcionamento de alguns órgãos, como o coração, que bate exatamente por conta da contração muscular.

Mesmo pessoas saudáveis precisam tomar cuidado com o uso desses medicamentos, haja vista que utilizá-los com frequência pode fazer mal ao fígado. Outrossim, o relaxante mascara as reais causas dos sintomas, como estresse, má postura ou algum músculo machucado de verdade. 

Sendo assim, é sempre indicado buscar a prescrição médica antes de utilizá-lo e sempre o fazer com precaução e com controle. 

O ideal mesmo é manter a saúde dos músculos e seu relaxamento de maneira natural. Veja algumas formas:

  • Realizar alongamentos durante o dia, principalmente ao acordar e antes de dormir;
  • Praticar exercícios físicos com regularidade; 
  • Realizar massagens relaxantes;
  • Aplicar compressas quentes no local de dor. 

Relaxantes musculares seguros e mais conhecidos

Existe uma gama de medicamentos com efeito de relaxantes musculares nas farmácias. É preciso prestar atenção em seus efeitos e pedir orientação ao farmacêutico para saber qual seria o mais indicado para seu caso: 

  • Miosan: indicado para torcicolo, para dor nas costas, para lombalgia e para tratamento contra fibromialgia, doença que gera dores musculares;
  • Dorflex: já conhecido por seu efeito analgésico, também conta com relaxantes musculares para diminuir a dor; 
  • Mioflex: também conta com a combinação entre analgésico e relaxante muscular, com efeitos semelhantes ao dorflex;
  • Ana-Flex: em sua composição, há dipirona e citrato de orfenadrina, é um pouco mais forte e também muito indicado para dores tensionais de cabeça e nos ombros.  

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *