Como fortalecer nossa imunidade?

Confira as 5 melhores dicas para a sua saúde ficar em dia!

Estar com a imunidade alta é fundamental para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e saudável. Afinal, com o corpo fraco, fica difícil fazer atividades cotidianas, não é mesmo?

O melhor é que existem formas deliciosas de fortalecer a nossa imunidade, desde realizar exercícios que amamos, até tomar um bom suco natural. Abaixo, confira 5 dicas essenciais!

Mulheres em pé fazendo exercício

1. Mantenha uma dieta saudável

Tal como acontece com a maioria das coisas em seu corpo, uma dieta saudável é a chave para um sistema imunológico forte. Isso significa garantir que você coma muitos vegetais, frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Além de fornecer ao seu sistema imunológico a energia necessária, uma dieta saudável pode ajudar a garantir que você receba quantidades suficientes dos micronutrientes que desempenham um papel na manutenção do seu sistema imunológico, incluindo:

  • vitamina B6: encontrada em frango, salmão, atum, banana, vegetais verdes e batatas (com a pele);
  • vitamina C: encontrada em frutas cítricas, incluindo laranjas e morangos, bem como tomates, brócolis e espinafre;
  • vitamina E: encontrada em amêndoas, óleo de girassol e cártamo, sementes de girassol, manteiga de amendoim e espinafre.

2. Exercite-se regularmente

A atividade física não é apenas para construir músculos e ajudar a desestressar — é uma parte importante de ser saudável e apoiar um sistema imunológico saudável.

Uma maneira pela qual o exercício pode melhorar a função imunológica é aumentar sua circulação geral, facilitando que as células imunológicas e outras moléculas que combatem infecções viajem mais facilmente por todo o corpo.

De fato, estudos mostraram que praticar apenas 30 minutos de exercícios moderados a vigorosos todos os dias ajuda a estimular seu sistema imunológico. Isso significa que é importante se concentrar em permanecer ativo e fazer exercícios regulares.

3. Hidrate-se

A água desempenha muitos papéis importantes em seu corpo, incluindo o apoio ao sistema imunológico.

Um fluido em seu sistema circulatório chamado linfa, que transporta importantes células imunes de combate a infecções em todo o corpo, é, em grande parte, composto de água. Estar desidratado retarda o movimento da linfa, às vezes levando a um sistema imunológico prejudicado.

Mesmo que você não esteja se exercitando ou suando, você está constantemente perdendo água pela respiração, bem como pela urina e pelos movimentos intestinais. 

Para ajudar a apoiar seu sistema imunológico, certifique-se de substituir a água que você perde por água que você pode usar — o que começa com o conhecimento de qual deve ser sua ingestão diária de tal líquido.

4. Durma bastante

O sono, certamente, não parece um processo ativo, mas há muitas coisas importantes acontecendo em seu corpo quando você não está acordado. Por exemplo, moléculas importantes de combate a infecções são criadas enquanto você dorme.

Estudos mostraram que as pessoas que não dormem com qualidade suficiente são mais propensas a adoecer após a exposição a vírus, como aqueles que causam o resfriado comum.

Para dar ao seu sistema imunológico a melhor chance de combater infecções e doenças, é importante saber quanto sono você deve dormir todas as noites, bem como as etapas a serem seguidas se seu sono estiver sendo prejudicado.

5. Minimize o estresse

Durante um período de estresse, especialmente o estresse crônico, frequente e duradouro, seu corpo responde iniciando o que é chamado “resposta ao estresse”. 

Destina-se a ajudá-lo a lidar com as situações estressantes que surgem em seu caminho. Infelizmente, essa resposta também suprime seu sistema imunológico — aumentando sua chance de infecção ou doença.

O estresse é diferente para todos; como o aliviamos também. Dado o efeito que pode ter na sua saúde, é importante saber identificar o estresse. Seja respiração profunda, meditação, oração ou exercício, você também deve se familiarizar com as atividades que ajudam a reduzir o estresse.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.