Como Fazer Leite de Gergelim – Receitas e Dicas

Leite de gergelim

Aprenda receitas de como fazer leite de gergelim se você deseja um substituto para o leite animal por seguir uma dieta vegana ou vegetariana ou se é intolerante à lactose.

Você provavelmente já deve ter visto ou consumido o gergelim em pães, saladas, pastinhas, tortas, coxinhas fit, entre outras receitas com gergelim. Mas você sabia que as sementes de gergelim são consideradas um dos alimentos mais antigos do planeta e são altamente valorizadas nas culturas orientais, africanas e mediterrâneas?

Exatamente, vale a pena ficar mais familiarizado com elas e conhecer todos os benefícios do gergelim para a saúde. Além disso, veja como preparar um leite vegetal à base de gergelim que pode ser muito útil para sua dieta.

Por que aprender como fazer leite de gergelim?

Para qualquer pessoa, aprender como fazer uma receita de leite gergelim caseiro pode ser uma forma de diversificar a dieta, o que já é bastante bacana, não é mesmo?

No entanto, saber fazer o seu próprio leite de gergelim é ainda mais útil para quem não pode consumir o leite de vaca por sofrer com condições como a intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite e para os veganos, que fazem parte de um estilo de vida que exclui produtos de origem animal da dieta.

Receitas – Como fazer leite de gergelim

Agora, vamos conhecer alguns métodos que nos ensinam como fazer leite de gergelim. Dê uma conferida:

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 copo de sementes de gergelim;
  • Água para deixar de molho;
  • 4 copos de água para bater no liquidificador.

Modo de preparo:

Deixar um copo de sementes gergelim de molho durante oito horas; Passado esse tempo, separar o gergelim da água do molho, com o auxílio de uma peneira.

Levar o gergelim ao liquidificador e bater com os quatro copos de água. Coar novamente e servir-se. Se não tomar todo o leite, armazenar em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado dentro da geladeira.

Receita 2

Ingredientes:

  • ½ xícara de sementes de gergelim com casca;
  • ½ litro de água filtrada;
  • Água para deixar de molho.

Modo de preparo:

Colocar as sementes de gergelim em uma vasilha, adicionar água e deixar de molho ao longo de quatro horas; Depois disso, escorrer a água e levar as sementes de gergelim para bater no liquidificador com o meio litro de água filtrada.

Coar e temperar com uma pitada de sal e açúcar ou mel. Servir-se e armazenar o que sobrar do leite de gergelim na geladeira dentro de um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado.

Receita 3

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de gergelim;
  • Água para deixar de molho;
  • 3 xícaras de chá de água filtrada.

Modo de preparo:

Colocar o gergelim em uma tigela, cobrir com água e deixar de molho ao longo de oito horas; Após essas oito horas, descartar a água e lavar o gergelim em água corrente; Então, bater o gergelim com as três xícaras de água filtrada no liquidificador.

Coar o leite adquirido com o auxílio de uma peneira fina ou de um pano de voal. Servir-se e armazenar o que restar do leite vegetal de gergelim em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado dentro da geladeira.

Receita 4

Ingredientes:

  • 1l de água de coco;
  • Sementes de gergelim;
  • Água para deixar de molho.

Modo de preparo:

Deixar as sementes de gergelim de molho, cobertas por água, dentro de um pote fechado de um dia para o outro (oito horas); Após esse tempo de molho, as sementes de gergelim devem ser lavadas.

Para fazer um litro de leite, encher um copo com as sementes de gergelim já hidratadas e levar ao liquidificador com um litro de água de coco. Bater.

Então, coar o leite com o auxílio de um pano de voal, certificando-se de tirar bem todo o sumo. Servir-se e armazenar o que sobrar do leite de gergelim em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado dentro da geladeira.

Como usar o leite de gergelim?

A bebida pode ser batida com frutas no liquidificador em receitas veganas de vitaminas e shakes, ser utilizada como acompanhamento de cereais e aparecer em outras preparações como bolos, cupcakes, muffins, broas, quiches, suflês, tortas e até strogonoffs.

Vale a pena conhecer todos os benefícios do leite de gergelim para ficar ainda mais convencido de aderi-lo.

Cuidado: há diferenças no perfil nutricional dos leites vegetais e do leite de vaca

É importante saber que um leite
vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca.
Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro precisa complementar as refeições
com outras fontes alimentares que contenham os nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites
vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes.
Entretanto, quando a gente prepara a bebida em casa à base de um ingrediente
que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a
ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de
proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

Nutricionalmente, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína e maior quantidade de gorduras (ao menos em alguns casos). Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Antes de fazer substituições ou
mudanças radicais na dieta, é aconselhável buscar a orientação do médico ou do
nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você pretende aprender como fazer leite de gergelim para usar na sua dieta? Já experimentou alguma vez? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/2HLxNcF
apareceu primeiro em Mundo boa forma