Como fazer batata-doce chips no forno

Aprenda como fazer batata-doce chips no forno, uma alternativa para reduzir o teor calórico e principalmente o índice de gordura das tão amadas batatas fritas.

Melhor do que a batata tradicional, nutricionalmente falando, é a batata-doce, que possui um sabor único e, além disso, é rica em vitamina A e betacaroteno. Vale a pena, inclusive, conhecer os benefícios da batata-doce para a saúde e boa forma.

Para variar um pouco o cardápio, preparar uma batata mais saudável com sabor agridoce e um toque diferente para a família ou para as visitas, você pode preparar a batata-doce chips no forno, uma vez que é uma receita simples de se fazer, rápida e deliciosa.

Ao fazer batata-doce chips no forno ao invés de frita, você pode conseguir uma “crocância” até melhor sem precisar usar uma frigideira ou desperdiçar rios de óleo.

Como fazer batata-doce chips no forno

Batata-doce

Portanto, veja abaixo o passo a passo da melhor receita de chips de batata-doce no forno e experimente!

1. Selecione as batatas

Vá ao mercado ou de preferência a uma feira ou hortifruti para adquirir batatas-doces mais frescas e livres de fertilizantes e outros aditivos tóxicos.

Escolha batatas de tamanhos médios, nem muito pequenas nem muito grandes, e procure optar por aquelas mais uniformes, sem deformações, a fim de facilitar na hora do preparo o corte.

Leve quantas forem necessárias para preparar o prato com base na quantidade de pessoas que irão consumir. Compre no mesmo dia ou no dia anterior ao uso para ficar ainda mais saborosa e nutritiva.

2. Lave bem

Na hora do preparo, lave bem as batatas compradas uma a uma em água corrente para eliminar resíduos e descasque. Então, reserve em um recipiente e deixe secar antes de prosseguir com a receita.

3. Corte os pedaços

Após secar, lembre-se de cortar os pedaços da batata de mesmo tamanho, para padronizar. Corte no formato de chips e escolha a espessura desejada. Pode ser bem fininha ou mais grossa, dependendo do objetivo. Quanto mais crocante quiser, mais fina você deve cortar.

Se quiser manter a crocância da sua batata-doce chips no forno apenas por fora e a maciez por dentro, você pode optar por pedaços um pouco mais grossos, mas sem exageros, pois pode ser que queime por fora e dentro fique cru, uma vez que o forno estará em temperatura alta.

O tamanho ideal seria aquele de 8 fatias por batata média. Corte sempre no sentido vertical com uma faca de corte e tome cuidado para não deixar a batata escapar e se cortar.

4. Cubra as batatas com azeite

Após cortar as fatias, coloque em uma assadeira grande antiaderente, espalhando bem as batatas para que não fiquem sobrepostas umas às outras. Coloque duas colheres de chá de azeite ou outro óleo que preferir.

A quantidade deve ser apenas o suficiente para cobrir as batatas, nada de exagero, pois caso contrário ela ficará encharcada e não crocante. A quantidade de azeite apenas é indicada para não queimar e ajudar a texturizar a batata e torná-la crocante.

Misture as batatas e o azeite com as mãos para distribuir em todas as partes das batatas, bem como os temperos que desejar. Boas opções podem ser pimenta-do-reino, alecrim e orégano. Adicione também um pouco de sal e espalhe as batatas novamente, separando-as na forma.

Você pode reduzir a quantidade de sal adicionando páprica ou outras pimentas. Cuidado para não exagerar, use o bom senso para saborizar sem carregar no tempero. Lembre-se de que a receita da batata-doce chips no forno deve ser saborosa, mas leve.

5. O segredo da crocância da batata-doce chips no forno

O segredo da crocância da batata-doce chips no forno é, como já mencionado, separar bem as fatias uma das outras na assadeira. Isso é especialmente importante se você estiver fazendo uma grande quantidade.

Em vez de fazer tudo em uma única assadeira despejando uma sobre as outras, faça em duas assadeiras separadas e leve ao mesmo tempo ao forno ou faça em lotes separados.

Se as batatas estiverem todas amontoados em uma assadeira, elas vão soltar vapor ao invés de assar e irão ficar encharcadas e não crocantes.

6. Leve ao forno para assar

Após temperar e espalhar bem, é hora de colocar no forno. Coloque na parte superior do forno, mais longe da fonte de calor, pois caso contrário, ela pode se queimar mais facilmente.

As batatas-doces são doces e os açúcares tendem a “caramelizar” mais rapidamente do que de uma batata normal. Um pouco de caramelização é até interessante, mas se passar do ponto, pode queimar mais rápido. Colocar a batata chips mais para cima no forno retarda o processo.

Se você estiver fazendo duas assadeiras ao mesmo tempo, coloque uma no meio e uma acima e certifique-se de trocar de posições durante o cozimento e também de agitar as batatas pelo menos uma vez para que cozinhem por igual.

7. Tempo de cozimento

Asse de 25 a 30 minutos em forno preaquecido a 200º. Após 15 a 20 minutos, é o tempo ideal de agitar as batatas e trocar as assadeiras se estiver fazendo duas levas de batatas. Asse por esse tempo ou até que fiquem crocantes e estejam bem douradas.

Em seguida, retire do forno e espere uns 5 minutos antes de servir.

Você pode servi-las acompanhadas de um prato principal ou com algum molho especial, como essas receitas de molho de alho light ou outras receitas de molho fit e light saudáveis feitos em casa que ficam uma delícia! Bom apetite!

Você pretende experimentar essa receita de batata-doce chips no forno? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Como fazer batata-doce chips no forno Aparece primeiro em Mundo Boa Forma